Show simple item record

dc.contributor.advisor Coronel, Luciana Paiva
dc.contributor.author Dapuzzo, Ornella Erdós
dc.date.accessioned 2020-09-14T21:34:12Z
dc.date.available 2020-09-14T21:34:12Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation DAPUZZO, Ornella Erdós. Grito a minha revolta pelo que julgo errado": o teor testemunhal da narrativa "multivalente" em Hospício é deus, de Maura Lopes Cançado. 2019. 124 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2019. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/8977
dc.description Dissertação pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa oferece uma análise do teor testemunhal dentro da narrativa Hospício é deus: diário I (1965), de autoria de Maura Lopes Cançado. O testemunho, conforme afirma João Camilo Penna (2003), traz essa narração que nos coloca frente a um corpo que está no encontro com o "real" (no sentido de trauma). Em se tratando de Cançado, este corpo é aquele enclausurado em um espaço total, o que gera um discurso impregnado de denúncias, adquirindo, muitas vezes, um teor coletivizado. Por abordar o trauma das violências sofridas, a narrativa traz a busca de dizer o que é "indizível", apresentando no campo da escrita estratégias linguísticas para se dizer aquilo que seria "inenarrável", ou como salienta Márcio Seligmann-Silva (2003), o "excesso de realidade" cria uma cisão entre linguagem e evento, muitas vezes tornando a enunciação um campo cheio de lacunas. Com este trabalho, intenta-se fazer com que a voz de Maura ecoe e nos coloque enquanto parte deste testemunho, para que não esqueçamos das violações que sofreu e busquemos que não sejam repetidas e legitimadas. pt_BR
dc.description.abstract This research offers an analysis of the testimonial content within the narrative Hospício é deus: diário I (1965), by Maura Lopes Cançado. The testimony, according to João Camilo Penna (2003) involves a narration which puts us before a body that is in the encounter with the "real" (in the sense of trauma). In the case of Cançado, this body is the one enclosed in a total space, which results in a discourse impregnated with denunciations, often attaining a collectivized content. By addressing the trauma of the violence suffered, the narrative brings the quest to say what is "unspeakable", presenting in the field of writing linguistic strategies to say what would be "indescribable", or as Márcio Seligmann-Silva (2003) points out, the "excess of reality" creates a split between language and event, often making enunciation a field full of gaps. With this work, we try to make Mauras voice echo as well as we place us as part of this testimony, so that we do not forget the violations she has suffered and we ensure that they are not repeated and legitimized. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Maura Lopes Cançado pt_BR
dc.subject Hospício é Deus pt_BR
dc.subject Testemunho pt_BR
dc.subject Testimony pt_BR
dc.title Grito a minha revolta pelo que julgo errado": o teor testemunhal da narrativa "multivalente" em Hospício é deus, de Maura Lopes Cançado pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ILA- Mestrado em Letras – (Dissertações)
  • Show simple item record