A experimentação em Ciências cocriada com professores: uma experiência na pós-graduação em ensino de Ciências exatas.

Rodrigues, Ana de Fátima Padilha

Abstract:

 
A dissertação de mestrado profissional, desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE/FURG), tem o propósito de contribuir com a formação permanente dos professores de Ciências. Assumimos a escrita como modo de refletir sobre as práticas pedagógicas e consequentemente, a promoção da autoformação docente. O estudo foi realizado em uma perspectiva da pesquisa-ação, numa abordagem crítico-colaborativa a partir da coparticipação entre os sujeitos envolvidos, inclusive a professora pesquisadora. Para isso foi constituído no âmbito de uma disciplina do programa de pós-graduação, um ambiente propício à partilha de ideias, à reconstrução dos saberes, em torno das atividades experimentais. A presente dissertação é norteada pelo seguinte questionamento: Que aspectos teórico-práticos emergem sobre atividades experimentais em Ciências, em um processo de formação de professores, em uma disciplina do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas? A partir da análise de aspectos emergentes, dos registros do processo formativo, traçamos como objetivo geral constituir o Produto Educacional - Relatos de um Processo Formativo Coletivo: a Experimentação em Ciências Cocriada com Professores, que acompanha a dissertação. O Produto Educacional versa sobre as atividades experimentais, em forma de relatos da experiência vivida pela pesquisadora, a partir das ações coletivas de um grupo de professores em formação, na disciplina de Atividades Experimentais no Ensino de Ciências e Física na Educação Básica, desenvolvida no primeiro semestre de 2018, no supracitado curso de mestrado. O presente trabalho constitui-se de quatro capítulos: no primeiro, traz o resgate acadêmico-profissional da pesquisadora; no segundo capítulo, desenvolvemos as interlocuções teóricas que nos orientaram na apropriação e aprofundamento dos conceitos emergentes do processo formativo; no terceiro capítulo, realizamos a descrição da experiência vivida, em torno da experimentação em Ciências; no quarto capítulo, apresentamos o movimento de análise dos aspectos emergentes na descrição. Encerramos a escrita desta pesquisa, reafirmando nossa crença na formação permanente dos professores em ciência exatas, a partir da escrita reflexiva, da dialogicidade, da partilha dos saberes da experiência, no indagar/questionar no coletivo, sobre as atividades experimentais em Ciências.
 
The dissertation of professional master's degree, developed in the Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE/FURG), aims to contribute to the ongoing training of science teachers. We assume writing as a way of reflecting pedagogical practices and, consequently, the promotion of teacher self-training. The study was carried out from an action-research perspective, in a critical-collaborative approach based on co-participation among the subjects involved, including the researcher teacher. For this purpose, the study was constituted within a postgraduate program discipline, a favorable environment to sharing ideas, to the reconstruction of knowledge, around the experimental activities. The present dissertation is guided by the following question: What theoretical-practical aspects emerge about experimental activities in Sciences, in a process of teacher training, in a Master's Degree Program in Teaching Exact Sciences? From the analysis of emergent aspects, from the records of the formative process, we have as a general objective to constitute the Educational Product - Reports of a Collective Formative Process: the Experimentation in Sciences Coined with Teachers, which accompanies the dissertation. The Educational Product is about the experimental activities, in the form of reports of the lived experience by the researcher, based on the collective actions of a group of teachers in formation, in the discipline of Experimental Activities in Teaching Sciences and Physics in Basic Education, developed in the first semester of 2018, in the aforementioned masters course. The present work consists of four chapters: in the first one, it brings the academic-professional rescue of the researcher; in the second chapter, we developed the theoretical dialogues that guided us in the appropriation and deepening of the emerging concepts of the formative process; in the third chapter, we describe the lived experience, around the experimentation in Sciences; in the fourth chapter, we present the movement of analysis of emerging aspects in the description. We conclude the writing of this research, reaffirming our belief in the permanent formation of teachers in Exact Science, from the reflective writing, the dialogue, the sharing of knowledge from experience, in the inquiry / questioning in the collective, about the experimental activities in Sciences.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IMEF - Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas