Show simple item record

dc.contributor.advisor Adamatti, Diana Francisca
dc.contributor.advisor Machado, Catia Maria dos Santos
dc.contributor.author Sena, Maria Elenice Schoroeder de
dc.date.accessioned 2020-09-25T14:38:50Z
dc.date.available 2020-09-25T14:38:50Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation SENA, Maria Elenice Schoroeder de. Uma Metodologia para o Ensino da Teoria dos Grafos utilizando Objetos Virtuais de Aprendizagem. 2016. 101 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional)- Faculdade de Modelagem Computacional. Universidade Federal do Rio Grande, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/9070
dc.description.abstract Neste trabalho, apresenta-se uma metodologia de inserção da Teoria dos Grafos noEnsino Médio através de uma ferramenta computacional de aprendizagem. A importância em desenvolver metodologias de ensino que se adequem aos conhecimentos dos alunos e a busca por um ensino de qualidade sao fatores que motivaram a realização dessa pesquisa. Contemplar o estudo da Teoria dos Grafos como parte do ensino da Matemática e na resolução de problemas tornará os estudantes mais preparados para um mundo, onde cada vez mais, é valorizada a capacidade de interpretação, raciocínio lógico e conhecimento aplicado. No campo das Tecnologias da Informação e Comunicação existe um amplo ferramental para desenvolvimento de atividades de ensino. Os Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs), definidos como quaisquer recursos digitais reutilizáveis que auxiliem na aprendizagem de algum conceito e, ao mesmo tempo, estimulem o desenvolvimento de capacidades pessoais, como imaginação e criatividade, são um exemplo de ferramenta nessa área de pesquisa. O OVA foi desenvolvido baseado em problemas relacionados ao dia-a-dia do estudante. O estudo da Teoria dos Grafos, quando aplicada a problemas do cotidiano, pode permitir ao aluno explorar diversas propriedades Matemáticas. No contexto deste trabalho é estabelecida uma relação entre Grafos, Matrizes e Análise Combinatória, conteúdos do Ensino Médio. Esta pesquisa tem por objetivo avaliar a viabilidade do uso dessa ferramenta com estudantes do 3 anodo Ensino Médio em duas escolas públicas, situadas na cidade de Rio Grande - RS. pt_BR
dc.description.abstract This work presents a metodology to insert the Graph Theory in the high school bylearning computational tool. The importance to develop educational methodologies thatadapt the students knowledge and look for quality teaching are factors that motivate thisresearch. Studing the Graph Theory in the Mathematics and in the problems solutioncould prepare the students for the world, where the capacity of interpretation, logicalreasoning and the applied knowledge are more valued. In the Information ComunicationTechnologies (ICT) there are a large number of tool to develop the educational ativities.The Virtual Learning Objects (VLO), defined as a digital reusable resource, can helpthe students to learn some concepts and, in the same time, to encourage in developingof personal abilities, as criativity and imagination. The developed VLO was based instudents daily problems. The Graph Theory studies, when applied in daily problems,could provide to students the exploration of many mathematical properties. In thisresearch, we are established a connexion between Graphs, matrixes and combinatorialanalisys with high school contents. This research has as goal to measure the viabilityto use this kind of tool with students of 3rd year of High School in two public schools,located in Rio Grande city - RS. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Metodologia pt_BR
dc.subject Objeto Virtual de aprendizagem pt_BR
dc.subject Teoria dos grafos pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.subject Methodology pt_BR
dc.subject Virtual Learning Objects pt_BR
dc.subject Graph Theory pt_BR
dc.title Uma Metodologia para o Ensino da Teoria dos Grafos utilizando Objetos Virtuais de Aprendizagem pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IMEF – Mestrado em Modelagem Computacional
  • Show simple item record