Ciência e método no ensino superior : investigações sobre as bases histórico-filosóficas na formação científica

Maximilla, Naiana Ribeiro

Abstract:

 
Essa dissertação é resultado de um estudo de natureza qualitativa que buscou explorar como é abordada a temática "ciência e método" em disciplinas de metodologia de pesquisa ou metodologia científica (MPC) em cursos de nível superior de uma universidade do sul do Brasil. Para a produção de dados realizei entrevistas semiestruturadas com professores das disciplinas de MPC. Essas entrevistas foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas para texto. O campo teórico e a metodologia de análise se fundem, sendo utilizados conceitos e problematizações tanto da vertente pós-estruturalista quanto de trabalhos de filósofos da "nova filosofia da ciência". Identifiquei que coexistem diferentes discursos sobre ciência e método entre os professores de MPC, mas que a maioria apresenta um entendimento de uma ciência aberta e contingente e de metodologia pluralista, ao passo que alguns entendem a ciência em consonância com as filosofias empiricista e racionalista - perspectiva comum nas ciências naturais, que associam ciência ao "método" e razão. Contudo, poucas disciplinas apresentam discussões mais aprofundadas sobre ciência e método, devido à carga horária curta das MPC semestrais ou ao período em que a disciplina é ofertada. Nesse último caso, tais discussões ficam "prejudicadas" quando a disciplina está inserida nos dois primeiros anos do curso de graduação. Aquelas disciplinas que apresentam discussões de aspectos históricos e filosóficos da ciência são anuais e oferecidas nos últimos anos dos cursos. Para articular os dois achados, eu discuto como aspectos filosóficos e históricos do conhecimento são, normalmente, deixados de lado na prática de ensino e como os entendimentos mais amplos sobre ciência acabam permanecendo apenas dentro de um espaço específico na academia, como nas áreas das ciências humanas - educação, filosofia, etc. Defendemos que discussões contemporâneas sobre ciência sejam feitas juntos aos estudantes de diferentes cursos, em diferentes disciplinas e, preferencialmente, naquelas disciplinas que se dedicam a trabalhar aspectos que estão intrinsecamente relacionados ao fazer e pensar científico.
 
This work is the result of a qualitative study that sought to explore how the "science and method" theme is addressed in disciplines of research methodology or scientific methodology (MPC) in undergraduate courses at one university in southern Brazil. For data production I conducted semi-structured interviews with teachers of MPC disciplines. These interviews were audio recorded and later transcribed into text. The theoretical field and the methodology of analysis merge, using concepts and problematizations from both the poststructuralist and philosophical works of the "new philosophy of science". I have identified that different discourses about science and method co-exist among MPC teachers, but most have an understanding of open and contingent science and pluralistic methodology, and a few others understand science in line with empiricist and rationalist philosophies - perspective common in the natural sciences, which associate science with 'method' and reason. However, few disciplines have more in-depth discussions about science and method due to the short workload of the semester in which MPCs are offered or due to the period in which the discipline is offered. In the last case, such discussions are "impaired" when the discipline is inserted in the first two years of the undergraduate course. Those disciplines that presents discussions of historical and philosophical aspects of science are annual and offered in the last years of the courses. To 'tie' both findings together, we discuss how philosophical and historical aspects of knowledge are usually overlooked in teaching practice and how more democratic understandings of science end up remaining only within a specific space in academia, such as in the fields of human sciences - as education, philosophy, etc. We argue that contemporary discussions about science should be held together with students from different courses, in different disciplines and, preferably, in those disciplines dedicated to working on aspects that are intrinsically related to scientific thinking and research.
 

Show full item record

 

Files in this item