Viabilização da gestão do conhecimento com base nas especificidades organizacionais: um estudo de caso no Instituto Federal Sul-rio-grandense.

Silva, Ana Paula Nogueira e

Abstract:

 
O conhecimento é um recurso valioso que pode proporcionar retorno positivo para as organizações, devendo os gestores determinarem estratégias capazes de otimizá-lo. A necessidade de gerenciar o conhecimento também se faz presente nas instituições públicas, de maneira a garantir que o conhecimento organizacional seja institucionalizado e disseminado. Dentre essas organizações, destacam-se os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), que possuem finalidades e estrutura particulares, necessitando uma abordagem específica de gestão do conhecimento. O objetivo geral desta pesquisa foi viabilizar a implantação da gestão do conhecimento no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), em consonância com as suas especificidades. Os objetivos específicos consistiram em identificar práticas e variáveis de gestão do conhecimento na literatura, analisar a posição dos gestores do IFSul quanto ao modelo proposto, investigar quais práticas de gestão do conhecimento são adotadas pelo IFSul, adaptar um modelo de gestão do conhecimento de maneira a torná-lo alinhado às especificidades dos IFs e propor orientações para a implantação do modelo de gestão do conhecimento validado pelos gestores do IFSul. O estudo baseou-se em uma abordagem de método misto, realizada por meio de um estudo de caso único no IFSul. A coleta dos dados foi realizada por meio de documentos, questionário e entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva, da análise de conteúdo e da análise documental. Os principais resultados obtidos foram: a legislação pode ter influência na implantação da gestão do conhecimento; a estrutura multicâmpus pode ser uma barreira ao processo de gestão do conhecimento; as mudanças de gestão, a rede e a atuação multicâmpus podem obter resultados desse processo; as práticas de gestão do conhecimento são pontuais; e o modelo mostrou-se adequado para o IFSul. Concluiu-se que os gestores reconhecem a importância da gestão do conhecimento e que as pessoas são um elemento chave da gestão do conhecimento, figurando como a principal questão a ser considerada pela instituição para obter sucesso com a implantação.
 
Knowledge is a valuable resource that can provide positive return to organizations, demanding that managers determine strategies capable of optimize it. The need to manage knowledge occurs in public institutions as well, in order to make sure that organizational knowledge is institutionalized and disseminated. Among these organizations are the Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), which have particulars goals and structure, demanding a specific knowledge management approach. The main purpose of this research was to make feasible knowledge management implantation in the Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), according to its specificities. Specific goals of this research were to: identify knowledge management practices and variables in literature, know IFSul managers’ judgement about the suggested model, investigate which knowledge management practices are adopted by IFSul, adapt a knowledge management model to align with IFs’ specificities and propose orientations to knowledge management model implantation validated by IFSul managers. This study relied on a mixed method approach, through a single case study in IFSul. Data collection was held through documents, questionnaire and semi-structured interview. Analysis of these data used descriptive statistics, content analysis and documental analysis. Main results obtained were: legislation may influence knowledge management implantation; multicampus structure may be a barrier to knowledge management process; management changes, network and multicampus operation may obtain results from this process; knowledge management practices are isolated; and the model proved to be suitable to IFSul. The study concluded that managers acknowledge knowledge management importance and that people are a knowledge management key element, figuring as the main issue to consider for success with implantation.
 

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  • ICEAC - Mestrado em Administração (Dissertações)