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dc.contributor.advisor Bicho, Alessandro de Lima
dc.contributor.author Quadros, Carlos Eduardo Pereira de
dc.date.accessioned 2020-12-28T00:33:21Z
dc.date.available 2020-12-28T00:33:21Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation QUADROS, Carlo Eduardo Pereira de. BioTraffic: um modelo comportamental bio-inspirado para geometria veicular bidimensional. 2015. 83 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional) - Instituto de Matemática, Estatística e Física. Universidade Federal do Rio Grande, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/9219
dc.description.abstract Nós apresentamos um novo algoritmo para modelagem de tráfego baseado em métodos físico e biológico para simulações computacionais. O trabalho propõe um modelo de comportamento bio-inspirado capaz de simular a cinemática veicular bidimensional em ambientes virtuais, tanto em vias urbanas quanto em rodovias. A principal ideia é simular espaços desocupados por meio de marcadores distribuídos no ambiente. Estes marcadores abstratos identificam regiões livres para a circulação de veículos no cenário simulado. As equações da cinemática para o movimento do veículo são baseadas no raciocínio de terrenos, onde os marcadores fornecem informações sobre o espaço disponível e sobre o fluxo de veículos nas vias. Nós demonstramos a flexibilidade e a robustez do nosso modelo através de simulações em vias virtuais, comparando os resultados qualitativos e quantitativos com aqueles obtidos através de um método usualmente adotado para a simulação de tráfego. pt_BR
dc.description.abstract We present a novel algorithm for modeling realistic traffic using a hybrid model of both physical and biological method for computational simulations. The paper proposes a bio-inspired behavioral model able to simulate two-dimensional kinematic vehicle in virtual environments, both on urban streets and highways. The main idea is to simulate unoccupiedspaces through markers distributed in the environment. These abstract markers identify freeregions for the movement of vehicles in the simulated scenario. The kinematics equationsfor vehicle motion are based on the terrain reasoning by using these markers that, in additionto providing space information, also report the vehicular flow of road. We demonstrate the flexibility and robustness of our simulation model on synthetic roads, comparing the qualitative and quantitative results with a method usually adopted by traffic simulation. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Animação comportamental pt_BR
dc.subject Colonização do espaço pt_BR
dc.subject Métodos de simulação pt_BR
dc.subject Modelos comportamentais pt_BR
dc.subject Raciocínio de terrenos pt_BR
dc.subject Simulação de tráfego pt_BR
dc.subject Sistemas de multiagentes pt_BR
dc.subject Behavioral animation pt_BR
dc.subject Behavioral models pt_BR
dc.subject Multiagent systems pt_BR
dc.subject Simulation methods pt_BR
dc.subject Space colonization pt_BR
dc.subject Terrain reasoning pt_BR
dc.subject Traffic simulation pt_BR
dc.title BioTraffic: um modelo comportamental bio-inspirado para geometria veicular bidimensional pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • IMEF – Mestrado em Modelagem Computacional
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