Atividades laboratoriais : desenvolvimento do autoconceito e das crenças de autoeficácia e a minimização dos estereótipos de gênero na escolha profissional das meninas na área das ciências

Maiato, Alexandra Moraes

Abstract:

 
A pesquisa problematiza a baixa participação feminina nas ciências, tecnologias, engenharias e matemática (CTEM) desencadeada pelos estereótipos de gênero. Sendo a escola lócus de interação social e veículo cultural que com suas práticas pode impactar essa problemática, o estudo investigou o entendimento das formandas dos cursos de formação docente Pedagogia - Licenciatura, no Brasil e do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, acerca da AL como estratégia de ensino para promover o desenvolvimento do autoconceito e das crenças de autoeficácia nos/as estudantes, o que direciona a tomada de decisão profissional das meninas na área das ciências, tecnologias, engenharias e matemática, diante dos estereótipos de gênero. Apesar da movimentação global em prol da igualdade de gênero, os países tem variações culturais que são refletidas nos resultados educacionais: Brasil e Portugal, obtiveram, respectivamente, a posição 63º e 17º, em ciências no último Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. Além disso, 51% dos engenheiros e cientistas em Portugal são mulheres, configurando a quarta maior taxa entre os Estados-membros e ficando dez pontos acima da média da União Europeia (UE 41%). Nesse contexto, esta tese foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na linha de pesquisa "Educação Científica: Processos de Ensino e Aprendizagem na Escola, na Universidade e no Laboratório de Pesquisa". Tratou-se de pesquisa qualitativa envolvendo 8 estudantes formandas dos cursos de Pedagogia - licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande, no Brasil, e 8 do curso de Mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado PREPRI) da Universidade do Minho, em Portugal. A recolha de dados envolveu inquérito por entrevista semiestruturada e os registros foram sujeitos a análise de conteúdo. Os dados revelam que atividades laboratoriais são abordadas na formação docente em ambos os países em disciplinas na área da didática em ciências, sendo explanados seus objetivos cognitivos e pouco explorado o potencial para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes, em especial no Brasil. Mostram que as acadêmicas de ambos os países, em maioria, não percebem diferenças no comportamento e no desempenho de meninos e meninas nas ALs, principalmente as colaboradoras portuguesas. Segundo a minoria das colaboradoras brasileiras, as crianças agem nas ALs conforme os estereótipos de gênero socialmente disseminados. Apesar da ausência de conhecimento científico, as percepções das formandas portuguesas e brasileiras apontam o impacto das ALs na construção do autoconceito e das crenças de autoeficácia dos estudantes direcionando suas futuras tomadas de decisão quando diante da escolha profissional. Também reconhecem as ALs como possíveis fontes de memórias autobiográficas positivas das meninas, o que pode motivá-las a escolher profissões na área. As colaboradoras brasileiras, especificamente, identificam a possibilidade de propiciar às meninas ultrapassar estereótipos de gênero. Os achados corroboram a tese de que a cultura influencia as percepções docentes, o que pode afetar sua prática através de AL e assim impactar o autoconceito e as crenças de autoeficácia dos estudantes, atingindo suas futuras escolhas profissionais. Como consequência, a mediação docente nas ALs pode contribuir para o reforço ou desconstrução de estereótipos de gênero e influenciar a tomada de decisão das meninas diante da escolha profissional na área CTEM. Quando comparados aos licenciandas brasileiras, considerando que a evolução de costumes é peculiar a cada nação, os licenciandas portuguesas apresentam percepções mais favoráveis ao potencial das atividades laboratoriais para a construção do autoconceito e das crenças de autoeficácia dos/as estudantes.
 
The research problematizes the low female participation in the sciences, technologies, engineering and mathematics (STEM) triggered by gender stereotypes. As the school is the locus of social interaction and cultural vehicle that with its practices can impact this problem, the study investigated the understanding of the trainees of the teacher training courses Pedagogy - Licenciatura in Brazil and the Master in Pre-School Education and 1st Cycle Teaching of the Basic Education, in Portugal, about AL as a teaching strategy to promote the development of self-concept and self-efficacy beliefs in students, which guides the professional decision-making of girls in the area of science, technology, engineering and mathematics , in the face of gender stereotypes. Despite the global movement towards gender equality, countries have cultural variations that are reflected in the educational results: Brazil and Portugal, respectively, obtained the 63rd and 17th positions in science in the last International Student Assessment Program. In addition, 51% of engineers and scientists in Portugal are women, making it the fourth highest rate among Member States and ten points above the EU average (EU 41%). In this context, this thesis was produced in the Graduate Program in Science Education: Chemistry of Life and Health, in the research line "Scientific Education: Processes of Teaching and Learning in School, University and Research Laboratory". This was a qualitative research involving 8 students graduating from the Pedagogy - licenciatura courses at the Federal University of Rio Grande, Brazil, and 8 from the Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (Master's degree PREPRI) from the University do Minho, in Portugal. The data collection involved a semi-structured interview survey and the records were subject to content analysis. The data reveal that laboratory activities are approached in teacher training in both countries in subjects in the area of didactics in sciences, explaining their cognitive goals and little explored the potential for the social-emotional development of students, especially in Brazil. They show that academics from both countries, in the majority, do not perceive differences in the behavior and performance of boys and girls in the ALs, mainly the Portuguese collaborators. According to the minority of Brazilian collaborators, children act in LAs according to socially disseminated gender stereotypes. Despite the lack of scientific knowledge, the perceptions of the Portuguese and Brazilian trainees point out the impact of the LAs in the construction of self-concept and the self-efficacy beliefs of the students, directing their future decision making when faced with the professional choice. They also recognize ALs as possible sources of positive autobiographical memories for girls, which may motivate them to choose professions in the area. The Brazilian collaborators, specifically, identify the possibility of allowing girls to overcome gender stereotypes. The findings corroborate the thesis that culture influences teachers 'perceptions, which can affect their practice through LA and thus impact students' self-concept and self-efficacy beliefs, reaching their future professional choices. As a consequence, teacher mediation in LAs may contribute to the reinforcement or deconstruction of gender stereotypes and influence the decision-making of girls in the face of professional choice in the STEM area. When compared to Brazilian graduates, considering that the evolution of customs is peculiar to each nation, the Portuguese graduates present perceptions more favorable to the potential of the laboratory activities for the construction of the self-concept and the students' self-efficacy beliefs.
 

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  • IE – Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Teses)