A poesia peculiar das coisas em Barba ensopada de sangue

Barbosa, Patrícia Bersch

Abstract:

 
A presente pesquisa aborda como o autor de Barba Ensopada de Sangue (2012) fornece a poesia peculiar às coisas por meio da descrição tecnicamente perfeita e da representação da paisagem literária. A palavra paisagem surge nas línguas românicas no século XVI entre os pintores para designar a pintura de um território que se alcança com o olhar como configuração de determinada região. A paisagem artística ou literária não é a região e sim a visão ou a figuração a partir da percepção do artista ou escritor, compará-la ao seu referente é menos pertinente que compreender a forma como é expressa. Ao implicar o ponto de vista do sujeito, a paisagem difere-se da extensão geográfica ou geométrica representada. O termo, utilizado primeiramente no campo das artes visuais, encontra significativa expressão na literatura. Na narrativa analisada a técnica descritiva eleva à paisagem o papel de personagem, estremecendo as fronteiras entre prosa e poesia, já que o tema tem ocupado lugar na poética, relegando a um segundo plano a abordagem de sua presença no romance. Portanto, essa interpretação se detém em como a figuração paisagística é revestida de componentes subjetivos como a sensação, a emoção e a imaginação, relacionando-se com outros sentidos, ultrapassando a pura representação do espetáculo. A paisagem literária no romance de Daniel Galera é expressa a partir do sentimento do autor e abarcada pelo olhar do leitor que é convidado a percorrer o espaço representado, avistando a praia, o mar, os seres fictícios e todas as dimensões paisagísticas presentes no discurso poético de Barba Ensopada de Sangue.
 
This research approaches the way in which the author of Barba Ensopada de Sangue (2012) provides the peculiar poetry to things through the medium of technically perfect description and of representation of the literary landscape. The word landscape appears in Roman languages in the 16th century among painters to convey the painting of a territory achieved by a look as the configuration of a determined region. The artistic or literary landscape is not about the place, but about the view, or figuration from the artist or writer´s perception; comparing it to its referent is less pertinent than understanding how it is expressed. By taking into account the subject´s perspective, the landscape differs from the represented geographic or geometric extension. The term, first used in the field of visual arts, finds evocative expression in literature. In the analysed narrative the descriptive technic boosts to landscape the role of the character, convulsing the borders between prose and poetry, as the theme has occupied a place into poetics, demoting to a second place the approach of its presence in the novel. Thus, this interpretation scrutinizes the way in which the landscape figuration is glazed by personal components as sensation, emotion and imagination, binding them to the other senses, surpassing the pure representation of the spectacle. Literary landscape in Daniel Galera´s novel is conveyed by the author´s feeling and enveloped by the reader´s eye, who is invited to travel in the represented space, gazing the beach, the sea, the made-up beings and all the landscaping dimensions that are depicted in the poetic discourse of Barba Ensopada de Sangue.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ILA- Mestrado em Letras – (Dissertações)