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Borges, Paulo Ricardo Silveira; Brisolara, Luciene Bassols
(2020)
O Banco de Dados Sociolinguísticos da
Fronteira e da Campanha Sul-Rio-Grandense (BDS
PAMPA) foi desenvolvido, em 1998, a partir da
parceria entre a Universidade Católica de Pelotas
(UCPel) e a Universidade Federal de ...
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Telles, Luciana Pilatti; Brisolara, Luciene Bassols
(2018)
Na aquisição de uma língua estrangeira, um dos aspectos fundamentais é o desenvolvimento da consciência fonológica do aprendiz, ou seja, é preciso desenvolver a sua capacidade de ‘refletir’ e ‘manipular’ os sons da língua ...
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Ribeiro, Amanda; Cruz, Bianca Valentina da; Moraes, Kellen Benites de Oliveira; Brisolara, Luciene Bassols
(2021)
En este trabajo nos proponemos a investigar el aborda- je de la pronunciación en los libros didácticos (LD's) de español de la colección “Síntesis - Curso de lengua española”, utilizada en la red pública de enseñanza de ...
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Alves, Ubiratã Kickhöfel; Brisolara, Luciene Bassols; Rosa, Leonardo Cláudio da; Buske, Ana Carolina Signor
(2019)
Este trabalho propõe verificar os efeitos do grau de vozeamento da fricativa [z] produzida por falantes hispânicos para o estabelecimento da distinção entre as categorias ‘surdo’ e ‘sonoro’ por parte de ouvintes brasileiros. ...
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Moraes, Kellen Benites de Oliveira; Ferreira, Josiane Cardoso; Brisolara, Luciene Bassols
(2021)
Ao verificar livros didáticos disponíveis para o ensino da Língua Espanhola nas escolas da
rede pública da cidade de Rio Grande (RS), constatamos que os exercícios que contemplam
aspectos relativos à fonética e à fonologia ...
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Silva, Susiele Machry da; Brisolara, Luciene Bassols
(2018)
Este estudo versa sobre a aquisição do português brasileiro por falantes de outras línguas, mais precisamente no que se refere à escrita. A proposta foi investigar como esses falantes desenvolvem o sistema escrito na língua ...
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Brisolara, Luciene Bassols; Matzenauer, Carmen Lúcia Barreto; Azevedo, Roberta Quintanilha
(2021)
Uma perspectiva formal está no foco deste artigo que visa discutir e representar a percepção da nasalização da vogal /a/ em determinados contextos nasais, fenômeno de alofonia no espanhol, que pode ser fonológico ou alofônico ...
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Brisolara, Luciene Bassols; Alves, Ubiratã Kickhöfel
(2020)
This article reports the results of two experiments investigating the combined role of vowel length and length of fricative voicing in the identification, by Brazilians, of minimal pairs such as /s/ produced by speakers ...
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Brisolara, Luciene Bassols; Matzenauer, Carmen Lúcia Barreto
(ANPOLL, 2018)
Este estudo propõe-se investigar a percepção da vogal /a/ do espanhol, em contextos nasais, por uruguaios, considerando que a nasalização vocálica tem natureza alofônica nesta língua e que, segundo ...
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Brisolara, Luciene Bassols; Matzenauer, Carmen Lúcia Barreto
(2018)
Este estudo propõe-se investigar a percepção da vogal /a/ do espanhol, em contextos nasais, por falantes nativos de português brasileiro (PB), estudantes do Curso de Licenciatura em Letras Português-Espanhol de uma ...
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Telles, Luciana Pilatti; Brisolara, Luciene Bassols
(2021)
Neste artigo, propomos o desenvolvimento de atividades de
percepção e produção de vogais médias-baixas para aprendizes de
português brasileiro (PB) como língua adicional, falantes nativos de
espanhol, apoiando-nos no ...
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Brisolara, Luciene Bassols; Matzenauer, Carmen Lúcia Barreto; Seara, Izabel Christine
(2019)
Esta pesquisa propôs-se investigar a aquisição da vogal /a/ do espanhol, em contexto nasal, por estudantes brasileiras. Para esta investigação, coletaram-se dados de seis estudantes de um Curso de Letras, Português-Espanhol ...