A modelagem computacional como uma possível estratégia para a educação ambiental fundamental

Santos, Arion de Castro Kurtz dos; Russo, Dulce Helena Souza; Araújo, Ives Solano; Almeida, Maria Teresa de Albernaz

Abstract:

O artigo apresenta alguns desenvolvimentos recentes associados ao projeto PROFECOMP – Desenvolvimento e Uso de Ferramentas Computacionais para o Aprendizado Exploratório de Ciências da FURG que em seus aspectos relativos ao tratamento de questões de Educação Ambiental é Sub-Projeto de um projeto maior específico do curso de Mestrado em Educação Ambiental. Dentre os resultados de pesquisa incluímos no presente artigo o desenvolvimento de um Autômato Celular, para o trabalho com o raciocínio em nível de objetos, e resultados de utilização do programa VISQ, para modelagem semiquantitativa, em particular uma utilização inovadora da ferramenta para a elicitação da representação do especialista e conseqüente construção de um instrumento fidedigno, bem como algumas recomendações para utilização com alunos do ensino fundamental.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IMEF - Artigos publicados em periódicos