O ensino de Ciências e a Educação inclusiva nos anos iniciais: práticas pedagógicas a partir do planejamento cooperativo

Costa, Juliana Hartleben da

Abstract:

 
O contexto educacional vivenciado hoje se defronta com debates significativos sobre a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar como as atividades de Planejamento Cooperativo com professores dos anos iniciais contribuem para propiciar práticas pedagógicas no ensino de Ciências inerentes ao processo de inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Assim, quanto à perspectiva metodológica, esta pesquisa foi de cunho qualitativo e realizada a partir de uma investigação- ação coletiva no campo da educação inclusiva e do Ensino de Ciências dos anos iniciais realizada na modalidade em consórcio. Os participantes da pesquisa foram seis professores dos anos iniciais que trabalham em quatro escolas da rede municipal da Cidade de Rio Grande, RS, Brasil. Desta forma, foi legitimada através de quatro métodos de coleta de dados: mapeamento (grupo focal e observação), Planejamento Cooperativo, observação das práticas pedagógicas e reflexão dos professores. Posteriormente os dados foram analisados pela técnica da Análise de Conteúdo do qual emergiram duas categorias sendo a primeira, Fundamentos e Concepções dos Professores sobre a Inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais no Ensino de Ciências e a segunda As Práticas Pedagógicas dos Professores no Ensino de Ciências: Recursos Didáticos, Estratégias e a Avaliação. A partir das atividades de Planejamento Cooperativo podemos perceber que os professores ressignificaram e legitimaram suas práticas pedagógicas no ensino de Ciências nas turmas com alunos com Necessidades Educacionais Especiais através de novas estratégias pedagógicas e recursos didáticos que envolveram todos os alunos em uma aprendizagem efetiva.
 
Today the educational situation faces significant debates about the inclusion of students with special educational needs. The present study aims to investigate how the Cooperative Planning activities with teachers in the childhood contribute to provide pedagogical practices in teaching science inherent in the inclusion of students with Special Educational Needs process. The methodological perspective was qualitative nature and made from an action investigation in the field of inclusive education and the childhood of Sciences held in consortium mode. Participants were six teachers of childhood working in four municipal schools of Rio Grande, RS, Brazil. It was legitimized through four data collection methods: mapping (focus group and observation), Collaborative Planning, observation of teaching practice and reflection of teachers. Later the data were analyzed by the technique of content analysis of two categories emerged with the first, Fundamentals and Concepts of Teachers on the inclusion of students with special educational needs in science education and the second The Pedagogical Practices of Teachers in Science Education: Instructional Resources, Strategies and Assessment. From Cooperative Planning activities we can see that teachers maded and legitimized their teaching practices in science teaching in classes with students with special educational needs through new teaching strategies and teaching resources involving all students in effective learning.
 

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