Show simple item record

dc.contributor.author Furquim, Maria Gláucia Dourado
dc.contributor.author Junges, Vanessa de Campos
dc.contributor.author Pereira Junior, Errol Fernando Zepka
dc.contributor.author Souza Júnior, José Carlos de
dc.date.accessioned 2023-08-18T12:52:29Z
dc.date.available 2023-08-18T12:52:29Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation FURQUIM, M. G. D.; JUNGES, V. D. C.; PEREIRA JUNIOR, E. F. Z.; SOUZA JÚNIOR, J. C. D. Docência na disciplina de gestão de pessoas: uma comparação entre instituições de ensino superior. Revista Eletrônica Multidisciplinar Unifacear, v. 11, n. 3, p. 1-16, 2022 pt_BR
dc.identifier.issn 2316-2317
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11266
dc.description Artigo pt_BR
dc.description.abstract A Gestão de Pessoas é um tema emergente, o qual está em pauta a um longo período, estando ainda em construção ou (des)construção, o que interfere diretamente no modo em que é ensinado. Frente a ambiguidade da abordagem e de sua presença nas mais diversas áreas profissionais, pretendeu-se, neste estudo, relatar as similaridades e idiossincrasias na condução da disciplina de Gestão de Pessoas a partir de cursos e Instituições de Ensino Superior geograficamente diferentes. Dessa forma, a articulação entre os relatos apresenta a disciplina da Gestão de Pessoas como um campo frutífero a explorar, tanto no sentido dos meios de ensino em sala de aula como nos diferentes cursos que envolve. Pensar no processo de ensinar e aprender a partir de diferentes aspectos, refletir e ajustar constantemente, para que a formação do docente não se limite à “reprodução” do conteúdo. A abordagem pedagógica adotada pelo IF Goiano visa inspirar uma postura participativa, entendendo a teoria à sua maneira e vinculando-a à prática para que o aprendizado e a retenção do conteúdo ocorram de forma orgânica. Na FURG, é intenção dos docentes criar um ambiente de co criação com os alunos para que eles entendam a relevância dessa abordagem para sua área de atuação, independentemente do curso do qual fazem parte. pt_BR
dc.description.abstract People Management is an emerging topic, which has been on the agenda for a long time and is still under construction or (de)construction, which directly interferes in the way it is taught. Faced with the ambiguity of the approach and its presence in the most diverse professional areas, it was intended, in this study, to report the similarities and idiosyncrasies in the conduction of the Personnel Management discipline from geographically different courses and Higher Education Institutions. In this way, the articulation between the reports presents the discipline of People Management as a fruitful field to explore, both in terms of the means of teaching in the classroom and in the different courses it involves. Thinking about the teaching and learning process from different aspects, reflecting, and constantly adjusting, so that teacher training is not limited to the “reproduction” of content. The pedagogical approach adopted by IF Goiano aims to inspire a participatory attitude, understanding theory in its own way and linking it to practice so that learning and content retention occur organically. At FURG, it is the intention of professors to create an environment of co-creation with students so that they understand the relevance of this approach to their area of expertise, regardless of the course they are part of. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Gestão de pessoas pt_BR
dc.subject Docência pt_BR
dc.subject Instituições de Ensino Superior pt_BR
dc.subject People management pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Higher education institutions pt_BR
dc.title Docência na disciplina de gestão de pessoas: uma comparação entre instituições de ensino superior pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.13140/RG.2.2.24650.75205 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICEAC - Artigos Publicados em Periódicos
  • Show simple item record