Interação Universidade-Empresa no Brasil: uma análise dos canais, direcionadores e benefícios percebidos pelos líderes dos grupos de pesquisa do CNPq

Bastos, Elisa Cordeiro

Abstract:

 
Diversos estudos no Brasil já abordaram a questão da interação-universidade empresa (IUE), mas pesquisas que relacionem as três medidas canais, drivers e benefícios da IUE, a partir da percepção dos líderes dos grupos de pesquisa do CNPq, ainda é um tema que precisa ser mais explorado. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar a relação existente entre os canais, direcionadores e benefícios da interação universidade-empresa no Brasil, percebidos pelos líderes dos grupos de pesquisa do CNPq. Para atingir o objetivo foi desenvolvida uma pesquisa Survey e a mesma foi aplicada aos líderes de grupos de pesquisa no Brasil que declararam possuir relações de parcerias. O instrumento para coleta de dados foi um questionário próprio encaminhado via endereço eletrônico (e-mail), com dados obtidos pelo sítio eletrônico do Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP). Foram encaminhados 10.665 e-mails e obteve-se um total de 2.237 respostas. Dentre as respostas obtidas, alguns filtros foram aplicados de forma que restassem apenas respostas de grupos de pesquisa vinculados a instituições com a lógica do ensino superior, que possuem relações de parcerias com empresas com a lógica do direito privado. Assim, a amostra desta pesquisa contou com 737 respondentes. A partir da análise dos dados coletados foi possível identificar a divisão de três constructos aqui estudados (canais, drivers e benefícios) em fatores, os quais se mostraram consistentes e serviram de base para as demais análises (regressão e correlação). Dentre os principais resultados desta pesquisa, pode-se destacar a identificação dos principais canais de IUE no Brasil (relações informais, reuniões, seminários, workshops, encontros, conferências ou exposições; projetos, colaborações ou contratos de pesquisa; relatórios científicos ou publicações conjuntas com empresas; treinamentos e consultorias), os principais direcionadores (drivers) da IUE no Brasil (realizar pesquisa e desenvolvimento (P&D); promover inovação; alcançar recursos financeiros; receber insumos para as pesquisas e obter experiência (prática)) e os principais benefícios da IUE no Brasil (experiência prática ou aprendizado para os membros do grupo de pesquisa; insights ou novas ideias para pesquisas; resolução dos problemas do parceiro (empresa); publicações de trabalhos, teses ou dissertações e acesso a novas redes e novos projetos de pesquisa), utilizados e/ou percebidos pelos líderes dos grupos de pesquisa do CNPq. Além disso, a relação existente entre os direcionadores de IUE percebidos pelos respondentes nos diferentes canais de IUE utilizados ou vivenciados pelos mesmos foi verificada. E ainda a relação existente entre esses canais e os diferentes benefícios percebidos da IUE. As correlações dos fatores estudados foram analisadas, estas resultaram em relações positivas, fracas a moderadas. As hipóteses deste estudo testaram o efeito positivo de relação entre os fatores estudados, e todas as hipóteses propostas foram aceitas. A partir dos resultados obtidos, o modelo de IUE proposto entre os constructos ‘canais’, ‘drivers’ e ‘benefícios’ foi reformulado, e apresentado com as relações entre os fatores de cada um dos constructos iniciais, a saber: driver oportunidades, driver recompensas, driver status, canal comercial, canal tradicional e benefícios. Por fim, este estudo traz contribuições para a área e para os formuladores de políticas públicas, e ainda algumas limitações e questões para pesquisa futura.
 
Several studies in Brazil have already addressed the issue of university-industry collaboration (UIC), but research that relates the three measures channels, drivers and benefits of UIC, from the perception of the leaders of CNPq research groups, is still a topic that needs to be further explored. Thus, the aim of this study was to analyze the relationship between the channels, drivers and benefits of university-industry collaboration in Brazil, as perceived by the leaders of the CNPq research groups. To achieve the objective, a survey was developed and it was applied to the leaders of research groups in Brazil who declared that they have partnership relationships. The instrument for data collection was a questionnaire sent via electronic address (e-mail), with data obtained from the website of the Research Groups Directory (DGP). 10,665 e-mails were sent and a total of 2,237 responses were obtained. Among the responses obtained, some filters were applied so that only responses from research groups linked to institutions with the logic of higher education, which have partnership relationships with companies with the logic of private law, remained. Thus, the sample of this research had 737 respondents. From the analysis of the collected data, it was possible to identify the division of three constructs studied here (channels, drivers and benefits) into factors, which proved to be consistent and served as the basis for the other analyzes (regression and correlation). Among the main results of this research, it is possible to highlight the identification of the main UIC channels in Brazil (informal relationships, meetings, seminars, workshops, meetings, conferences or exhibitions; projects, collaborations or research contracts; scientific reports or joint publications with companies, training and consultancies), the main drivers of the UIC in Brazil (conducting research and development (R&D); promoting innovation; achieving financial resources; receiving inputs for research and obtaining experience (practice)) and the main benefits of UIC in Brazil (practical experience or learning for members of the research group; insights or new ideas for research; resolution of partner (firm) problems; publication of papers, theses or dissertations and access to new networks and new research projects), used or perceived by the leaders of the CNPq research groups. In addition, the relationship between the UIC drivers perceived by the respondents in the different UIC channels used or experienced by them was verified. And the relationship between these channels and the different perceived benefits of the UIC. The correlations of the studied factors were analyzed, which resulted in positive, weak to moderate relationships. The hypotheses of this study tested the positive effect of the relationship between the factors studied, and all the proposed hypotheses were accepted. From the results obtained, the UIC model proposed between the 'channels', 'drivers' and 'benefits' constructs was reformulated, and presented with the relationships between the factors of each of the initial constructs, namely: driver opportunities, driver rewards, driver status, commercial channel, traditional channel and benefits. Finally, this study brings contributions to the area and to public policy makers, as well as some limitations and questions for future research.
 

Description:

Dissertação (mestrado)

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  • ICEAC - Mestrado em Administração (Dissertações)