Danos na dimensão social afetam a culpa e a confiança dos profissionais de compras? uma análise da decisão pela continuidade de fornecedores após interrupção de fornecimento

Otero, Larissa Oliveira de

Abstract:

 
As situações de interrupção de fornecimento em cenários de crise são eventos imprevisíveis e podem trazer inúmeros impactos para as cadeias de suprimentos e para a sustentabilidade social das organizações. O Covid-19 foi apenas mais um exemplo, quando foi caracterizado pela OMS como uma pandemia. Para conter o surto, várias empresas, restaurantes, escolas fecharam e a consequente crise econômica desafiou as companhias a seguirem produtivas e rentáveis. Nesse período, as cadeias de suprimentos se mostraram frágeis, a sustentabilidade social relacionada às condições de trabalho, saúde e segurança dos trabalhadores ficou em segundo plano, as relações entre compradores e fornecedores foram abaladas, as emoções sentidas pelas pessoas influenciaram ainda mais em suas decisões e julgamentos e o impacto no lucro e o risco de fornecimento de componentes e bens manufaturados se tornaram o foco das empresas, quando os produtos começaram a faltar devido às diversas interrupções de fornecimento. Nesse contexto, este trabalho analisou se após uma interrupção de fornecimento, a decisão pela continuidade de um fornecedor pode ser influenciada pela culpa e pela confiança experimentadas pelos profissionais de compras, considerando que estas emoções foram motivadas por danos na dimensão social da sustentabilidade relacionados às atitudes da firma parceira para com seus próprios funcionários. Além disso, a criticidade do item de suprimento, determinada por meio da aplicação da matriz de Kraljic, foi incluída como uma variável moderadora, a fim de testar a sua influência entre os danos na dimensão social e a experiência das emoções da culpa e da confiança. Para isso, foi desenvolvido um experimento baseado em cenários com quatro versões da vinheta descritiva que simulavam situações do cotidiano da díade comprador – fornecedor e uma situação de interrupção de fornecimento no cenário da pandemia do vírus Covid-19. A amostra de 162 pessoas foi formada por profissionais de compras contatados por meio da rede social profissional denominada de LinkedIn. A coleta de dados ocorreu com o auxílio de um questionário online desenvolvido na plataforma SurveyMonkey. Para análise dos resultados e cálculos estatísticos foi utilizado o software SPSS versão 24.0 e para a realização da análise de regressão múltipla foi utilizada a macro Process. Os resultados confirmaram que quando um fornecedor não se mostra preocupado com a dimensão social da sustentabilidade, a culpa experimentada pelo profissional de compras que realiza negócios com esta organização aumenta e a confiança diminui, após uma situação de interrupção de fornecimento. Foi ainda confirmado que quando ocorre uma interrupção de fornecimento de um item de suprimento estratégico, o efeito dos danos na dimensão social potencializa a emoção negativa da culpa experimentada pelo 5 profissional de compras. No que tange à emoção positiva, o presente estudo observou que não importa se o item de suprimentos faz parte do quadrante estratégico ou do quadrante não- crítico para que a confiança experimentada pelo comprador frente ao fornecedor seja impactada negativamente, quando ele causa uma interrupção de fornecimento acompanhada de danos na dimensão social da sustentabilidade. Além disso, foi confirmado que a culpa sentida pelo profissional de compras afeta negativamente a decisão de manter o fornecedor como uma firma parceira após a interrupção de fornecimento. Por outro lado, a confiança afeta positivamente a decisão pela continuidade do fornecedor. Adicionalmente, foi identificado que não existe um efeito direto e significante da dimensão social na decisão pela continuidade do fornecedor, porém foi constatado que a culpa e a confiança medeiam o efeito de danos na dimensão social na decisão pela continuidade do fornecedor. Teoricamente, o estudo contribui para a literatura da Teoria da Avaliação ao demonstrar que as pessoas avaliam as situações a que são expostas e exibem reações emocionais diferentes dependendo da forma como identificam se a situação lhes causou algum prejuízo ou benefício e com a literatura da Teoria emergente do Gerenciamento de Operações Comportamentais ao evidenciar que as preferências sociais, o comportamento e as emoções são capazes de influenciar os julgamentos e as decisões tomadas pelas pessoas quando expostas a cenários complexos. De maneira gerencial, este estudo expõe para as organizações que elas precisam prestar atenção especial às experiências emocionais de cada membro em tempos difíceis e espera estimular o engajamento em cadeias de suprimentos socialmente responsáveis, estimulando a seleção de fornecedores sustentáveis e as compras socialmente responsáveis.
 
Supply interruption situations in crisis scenarios are unpredictable events and can have numerous impacts on supply chains and the social sustainability of organizations. Covid-19 was just another example, when it was characterized by the WHO as a pandemic. To contain the outbreak, several companies, restaurants, schools closed and the resulting economic crisis challenged companies to remain productive and profitable. During this period, supply chains proved to be fragile, social sustainability related to working conditions, health and safety of workers was in the background, relationships between buyers and suppliers were shaken, the emotions felt by people influenced even more in their decisions and judgments and the impact on profit and the risk of supplying components and manufactured goods became the focus of companies when products began to run out due to several interruptions in supply. In this context, this work analyzed whether, after a supply interruption, the decision to continue with a supplier can be influenced by the guilt and trust experienced by purchasing professionals, considering that these emotions were motivated by damage to the social dimension of sustainability related to attitudes partner firm towards its own employees. In addition, the criticality of the supply item, determined through the application of the Kraljic matrix, was included as a moderating variable in order to test its influence between damages in the social dimension and the experience of emotions of guilt and trust. . For this, an experiment was developed based on scenarios with four versions of the descriptive vignette that simulated everyday situations of the buyer-supplier dyad and a situation of supply interruption in the scenario of the Covid-19 virus pandemic. The sample of 162 people was formed by purchasing professionals contacted through the professional social network called LinkedIn. Data collection took place with the help of an online questionnaire developed on the SurveyMonkey platform. For analysis of the results and statistical calculations, the SPSS software version 24.0 was used, and for the multiple regression analysis, the Process macro was used. The results confirmed that when a supplier is not concerned with the social dimension of sustainability, the guilt experienced by the purchasing professional who does business with this organization increases and trust decreases after a supply interruption situation. It was also confirmed that when there is an interruption in the supply of a strategic supply item, the effect of damage in the social dimension potentiates the negative emotion of guilt experienced by the purchasing professional. With regard to positive emotion, the present study observed that it does not matter if the supply item is part of the strategic quadrant or the non-critical quadrant for the trust experienced by the buyer towards the supplier to be 7 negatively impacted when it causes a supply interruption accompanied by damage to the social dimension of sustainability. Furthermore, it was confirmed that the guilt felt by the purchasing professional negatively affects the decision to keep the supplier as a partner firm after the interruption of supply. On the other hand, trust positively affects the decision to continue with the supplier. Additionally, it was identified that there is no direct and significant effect of the social dimension on the decision to continue with the supplier, but it was found that guilt and trust mediate the effect of damage in the social dimension in the decision to continue with the supplier. Theoretically, the study contributes to the Appraisal Theory literature by demonstrating that people evaluate the situations to which they are exposed and exhibit different emotional reactions depending on how they identify whether the situation has caused them any harm or benefit and with the emerging Behavioral Operations Management Theory by showing that social preferences, behavior and emotions are able to influence judgments and decisions made by people when exposed to complex scenarios. In a managerial way, this study exposes to organizations that they need to pay special attention to the emotional experiences of each member in difficult times and hopes to encourage engagement in socially responsible supply chains, stimulating the selection of sustainable suppliers and socially responsible purchasing.
 

Description:

Dissertação (mestrado)

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  • ICEAC - Mestrado em Administração (Dissertações)