Abstract:
A comunidade surda tem conquistado direitos na área da educação, sendo que nos últimos anos, com o aumento do ingresso de surdos nas instituições de ensino, existe a necessidade de elaborar novos sinais em LIBRAS para termos técnicos específicos de cursos em diversas áreas do conhecimento. Esta dissertação tem como objetivo a elaboração de um glossário computacional de sinais em LIBRAS com as principais palavras reservadas dos softwares SuperLOGO e Lego Mindstorms NXT como estímulo ao raciocínio lógico em um contexto de educação especial para surdos. O trabalho foi realizado em uma Escola Bilíngue de Ensino Médio na disciplina de matemática, com 6 alunos surdos entre 14 e 25 anos. No SuperLOGO foram realizadas atividades de programação direcionadas à geometria e, no Lego Mindstorms NXT, relacionadas à movimentação veicular e educação no trânsito. Como forma de validação da proposta foram utilizados questionários e observação direta intensiva como instrumentos de coleta de dados, que resultou no surgimento das categorias de avaliação pedagógica, descritas por meio da análise de conteúdo. Concluiu-se que a utilização desses softwares aliados ao glossário técnico computacional demonstrou capacidade de proporcionar desenvolvimento de raciocínio lógico que seriam dificultados pela barreira linguística.
The deaf community has gained rights in the area of education, and in recent years, with the increase of the enrollment of deaf people in educational institutions, there is a need to develop new signs in LIBRAS for specific technical terms of courses in several areas of knowledge. This dissertation aims at the elaboration of a computational glossary of signs in LIBRAS with the main reserved words of the software SuperLOGO and Lego Mindstorms NXT as a stimulus to the logical reasoning in a context of special education for the deaf. The work was carried out in a Bilingual High School in the discipline of mathematics, with 6 students deaf between 14 and 25 years. In the SuperLOGO were carried out activities of programming directed to the geometry and, in Lego Mindstorms NXT, related to vehicular movement and education in the traffic. As a form of validation of the proposal, questionnaires and intensive direct observation were used as instruments of data collection, which resulted in the emergence of the categories of pedagogical evaluation, described through content analysis. It was concluded that the use of these software allied to the technical glossary computational demonstrated the ability to develop logical reasoning that would be hampered by the language barrier.