dc.contributor.author |
Pereira Junior, Errol Fernando Zepka |
|
dc.contributor.author |
Novello, Tanise Paula |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-20T13:44:16Z |
|
dc.date.available |
2021-12-20T13:44:16Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.citation |
PEREIRA JUNIOR, Errol Fernando Zepka; NOVELLO, Tanise Paula. Mapeamento das limitações digitais de professores durante o ensino remoto. Debates em Educação, v. 13, n. 31, p. 902-926, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11732. Acesso em: 10 jul. 2021 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/10035 |
|
dc.description.abstract |
Considerando-se a pandemia do Covid-19 torna-se emergente a necessidade de novos desenhos do processo de trabalho docente para o formato remoto através da intensificação na utilização das tecnologias da informação e comunicação. O presente artigo tem como objetivo mapear os principais problemas apontados pelos professores, no tocante à utilização das ferramentas digitais para a vivência da docência, durante o período de trabalho remoto na pandemia do Covid-19. A base conceitual que baliza o estudo aborda as três dimensões da limitação digital: a limitação de acesso; a limitação cognitivo-informacional e a limitação comportamental. Para isso, procedeu-se a uma pesquisa diagnóstica, exploratória e qualitativa, através de entrevistas com professores pesquisadores na área da educação a distância. A partir da análise dos registros das entrevistas, foram identificadas noventa limitações digitais, que foram organizadas conforme as três dimensões da limitação digital. Por fim, a partir da discussão dos resultados, o estudo propõe um modelo, em que são apresentados os desdobramentos de cada uma das três dimensões das limitações digitais analisadas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Considering the Covid-19 pandemic, there is an emerging need for new designs of the teaching work process for the remote format by intensifying the use of information and communication technologies. This article aims to map the main problems pointed out by teachers, regarding the use of digital tools for teaching experience, during the remote work period in the Covid-19 pandemic. The conceptual basis that guides the study addresses the three dimensions of digital limitation: access limitation, cognitive-informational limitation, and behavioral limitation. For this, a diagnostic, exploratory and qualitative research was carried out, through interviews with research teachers in the field of distance education. From the analysis of the interview records, ninety digital limitations were identified, which were organized according to the three dimensions of the digital limitation. Finally, from the discussion of the results, the study proposes a model, in which the developments of each of the three dimensions of the digital limitations analyzed are presented. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Limitações digitais |
pt_BR |
dc.subject |
Docentes |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia |
pt_BR |
dc.subject |
Covid-19; |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho remoto |
pt_BR |
dc.subject |
Digital limitations |
pt_BR |
dc.subject |
Teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemic |
pt_BR |
dc.subject |
Remote work |
pt_BR |
dc.title |
Mapeamento das limitações digitais de professores durante o ensino remoto |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Mapping of the digital limitations of teachers during remote teaching |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p902-926 |
pt_BR |