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dc.contributor.advisor Abreu, Daiane Porto Gautério
dc.contributor.author Bandeira, Eliel de Oliveira
dc.date.accessioned 2021-12-23T16:13:18Z
dc.date.available 2021-12-23T16:13:18Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation BANDEIRA, ELIEL DE OLIVEIRA. Relação entre funcionalidade e letramento funcional em saúde em pessoas idosas. 2018. 121 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem). Escola de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/10062
dc.description.abstract A funcionalidade é o grande paradigma da Saúde da pessoa idosa, pois, é necessário entender como o comprometimento da saúde física, da saúde mental, autonomia, integração social, suporte familiar e independência podem afetar a capacidade funcional destas pessoas. A funcionalidade pode ser influenciada pelo grau de letramento funcional em saúde, refletindo em comportamento de saúde inadequado e resultados de saúde mais precários na pessoa idosa.. São objetivos deste estudo: 1) descrever, segundo a literatura brasileira e estrangeira a relação entre funcionalidade e letramento funcional em saúde em pessoas idosas; 2) avaliar a funcionalidade das pessoas idosas assistidas na Estratégia de Saúde da Família; 3) avaliar o letramento funcional em saúde das pessoas idosas assistidas na Estratégia de Saúde da Família. 4) verificar se há relação entre funcionalidade e letramento funcional em saúde em pessoas idosas assistidas na Estratégia de Saúde da Família. Para o primeiro objetivo, realizou-se uma revisão integrativa da literatura, cuja busca foi realizada em quatro bases de dados on-line: Scientific Electronic Library Online; Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde; Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature; e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, web of Science e Scopus por meio do Portal de Periódicos Capes. A coleta de dados foi feita pelos descritores: Activities of daily living; Health literacy; Aged e foi realizada respeitando seis fases da revisão integrativa: elaboração da questão norteadora, busca na literatura, coleta de dados, análise crítica dos estudos incluídos, discussão dos resultados e a apresentação da revisão integrativa. Para os demais objetivos, foi realizado um estudo quantitativo, exploratório-descritivo, transversal, em 17 equipes de saúde da família, na zona oeste do município de Rio Grande/RS. Será utilizada uma amostra de 350 pessoas idosas, cuja coleta dos dados ocorreu de julho a novembro de 2017, por meio da aplicação de quatro instrumentos: um questionário de caracterização sóciodemográfica e de saúde, a índice de Katz, escala de Lawton e Brody e a versão breve do Test of Functional Health Literacy in Adults. A análise dos dados foi realizada no software Statistical Package for the Social Sciences. Os aspectos éticos foram respeitados obtendo parecer favorável do Comitê de Ética e Pesquisa na Área da Saúde, e posteriormente do Núcleo Municipal de Educação Permanente em Saúde Coletiva (NUMESC). Verificou-se que 84,3% dos participantes eram independentes para as atividades básicas de vida diária e 94% eram independentes para as atividades instrumentais de vida diária e 58,9% tinham inadequado letramento funcional em saúde. Houve relação entre as Atividades Instrumentais de Vida Diária e Letramento Funcional em Saúde, sendo que as médias de Letramento para quem apresentava dependência parcial eram menores daqueles que eram independentes. Também houve uma correlação positiva entre as pontuações nas escalas de Atividades Instrumentais de Vida Diária e Letramento Funcional em Saúde. A enfermagem como uma das profissões que visam a promoção de saúde e a prevenção de doenças, devem buscar conhecer o nível de letramento funcional em saúde das pessoas idosas, visto que isto sofre impacto diretamente com os comportamentos e o entendimento sobre a saúde desta população, e consequentemente influencia na funcionalidade das pessoas idosas. pt_BR
dc.description.abstract The functionality is the biggest paradigm in elderly people health, since it is necessary to understand how physical and mental health, autonomy, social interaction, Family support and Independence may affect their functional capacity. Functionality may be influenced by the level of functional literacy regarding health, resulting in inadequate helth behavior as well as precarious health results in elderly people. This research aims to: 1) describe, according brasilian and Foreigner readings, the relation between functionality and functional literacy towards elderly people’s health. 2) Evaluate the funcionality of elderly people assisted by the Family’s Health Strategy. 3) Evaluate functional literacy regarding elderly people’s – assisted by the Family’s Health Strategy- health 4) Check whether or not there is a relation between functionality and functional literacy to elderly people’s health assisted by the Family Health Strategy. For the first goal, we proppose an integrative revision on the readings, the research will be made in four online data bases: Scientific Electronic Library Online; Latin American and Caribean Literature on Health Science; Cummulative Index to Nursing & Allied Health Literature and Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, web of Science and Scopus through Capes scientific journals portal. The data collect was made through the descriptors: Activities of daily living, Health literacy; Aged and it was made observing six phases of integrative revision: the creeation th the guiding question, literature search, data collection, critical analisys of included studies, result discussion and integrative revision presentation. For the remaining goals , it was developed a quantitative study, exploratory-descriptive, transversal, in 17 family health teams in the West zone of Rio Grande/RS. Samples of 350 elderly people will be used, whose data colletion occured between july and november 2017, through the use of four instruments: a sociodemographic and health questionnaire, the Katz index, Lawton and Brody scale and the brief version of Test of Functional Health Literacy in adults. The data analisys will be perfomed using the Statistical Package for the Social Sciences software. The ethical aspects were observed in order to obtain a favorable response from the Ethics and Research in Health Comitee and, also, from the Permanent Colective Health Education City Department (NUMESC) It was verified that 84,3% of the participants were independente and 58,9% had inadequate health functional literacy. There was a direct relation between the instrumental activities of daily life and health funcional literacy, and the levels of literacy were lower for those who were partially dependent. There was also a positive correlation between the points in the Daily life instrumental activities and Health Functional Literacy. Nursing, as one of the health promotion and deseases prevention professions must know the level of functional literacy in elderly people once it directly impactates the behaviors and understandings about health , consequently their functionality. pt_BR
dc.description.abstract La funcionalidad es el gran paradigma de la Salud de la persona anciana, pues es necesario entender cómo el comprometimiento de la salud física, de la salud mental, autonomía, integración social, soporte familiar e independencia pueden afectar la capacidad funcional de estas personas. La funcionalidad puede ser influenciada por el grado de letramento funcional en salud, reflejando en comportamiento de salud inadecuado y resultados de salud más precarios en la persona anciana. Los objetivos de este estudio: 1) describir, según la literatura brasileña y extranjera, la relación entre funcionalidad y letramento funcional en salud en las personas ancianas; 2) evaluar la funcionalidad de las personas ancianas asistidas en la Estrategia de Salud de la Familia; 3) evaluar el letramento funcional en salud de las personas ancianas asistidas en la Estrategia de Salud de la Familia. 4) verificar si hay relación entre funcionalidad y letramento funcional en salud en personas ancianas asistidas en la Estrategia de Salud de la Familia. Para el primer objetivo, se realizó una revisión integrativa de la literatura, cuya búsqueda fue realizada en cuatro bases de datos en línea: ScientificElectronic Library Online; Literatura Latinoamericana y del Caribe en Ciencias de la Salud; Cumulative Index toNursing & Allied Health Literature; y Medical LiteratureAnalysisandRetrieval System Online, web of Science eScopus a través del Portal de Periódicos Capes. La recolección de datos fue hecha por los descriptores: Activitiesofdaily living; Health literacy; y se realizó respetando seis etapas de la revisión integrativa: elaboración de la cuestión orientadora, búsqueda en la literatura, recolección de datos, análisis crítico de los estudios incluidos, discusión de los resultados y la presentación de la revisión integrativa. Para los demás objetivos, se realizó un estudio cuantitativo, exploratorio-descriptivo, transversal, en 17 equipos de salud de la familia, en la zona oeste del municipio de Rio Grande / RS. Se utilizará una muestra de 350 personas ancianas, cuya recolección de datos ocurrió de julio a noviembre de 2017, por medio de la aplicación de cuatro instrumentos: un cuestionario de caracterización sociodemográfica y de salud, el índice de Katz, escala de Lawton y Brody y la versión breve del Test of Functional Health Literacy in Adults. El análisis de los datos fue realizado en el software StatisticalPackage for the Social Sciences. Los aspectos éticos fueron respetados obteniendo un dictamen favorable del Comité de Ética e Investigación en el Área de la Salud, y posteriormente del Núcleo Municipal de Educación Permanente en Salud Colectiva (NUMESC). Se verificó que el 84,3% de los participantes eran independientes para las actividades básicas de vida diaria y el 94% eran independientes para las actividades instrumentales de la vida cotidiana y el 58,9% tenían inadecuado letramento funcional en salud. Hubo relación entre las Actividades Instrumentales de Vida Diaria y Letramento Funcional en Salud, siendo que los promedios de letramento para quien presentaba dependencia parcial eran menores de los que eran independientes. También hubo una correlación positiva entre las puntuaciones en las escalas de Actividades Instrumentales de Vida Diaria y Letramento Funcional en Salud. La enfermería como una de las profesiones que aspiran la promoción de la salud y la prevención de enfermedades, debe buscar conocer el nivel de letramento funcional en salud de las personas ancianas, ya que esto sufre impacto directamente con los comportamientos y el entendimiento sobre la salud de esta población, y consecuentemente influye en la funcionalidad de las personas ancianas. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Idoso pt_BR
dc.subject Atividades Cotidianas pt_BR
dc.subject Alfabetização em Saúde pt_BR
dc.subject Estratégia de Saúde da Família pt_BR
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.subject Elderly pt_BR
dc.subject Daily Activities pt_BR
dc.subject Health Literacy pt_BR
dc.subject Family Health Strategy pt_BR
dc.subject Nursing pt_BR
dc.subject Ancianos pt_BR
dc.subject Actitudes cotidianas pt_BR
dc.subject Alfabetización en Salud pt_BR
dc.subject Estrategia de Salud de la Familia pt_BR
dc.subject Enfermería pt_BR
dc.title Relação entre funcionalidade e letramento funcional em saúde em pessoas idosas pt_BR
dc.title.alternative The relation between functionality and functional literacy towards elderly people health pt_BR
dc.title.alternative Relación entre la funcionalidad y letramento funcional en la salud en personas ancianas pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • EENF – Mestrado em Enfermagem (Dissertações)
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