Abstract:
A violência é um fenômeno universal que acomete a população independentemente da cultura, religião e nível socioeconômico, constituindo-se um grave problema de saúde pública. Para a melhor compreensão se tornam necessárias pesquisas que desvendem suas múltiplas faces. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, fundamentado na Teoria das Representações Sociais. Foi realizado com o objetivo geral de analisar as representações sociais da violência doméstica contra a mulher entre discentes do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande e específicos de comparar a estrutura e o conteúdo dessas representações, além de descrever o conteúdo das mesmas. As participantes foram discentes das três séries iniciais e três finais. Colheram-se os dados entre agosto e novembro de 2014, por meio da técnica de evocações livres frente ao termo indutor "violência doméstica contra a mulher" e entrevistas, para as quais elaborou-se um roteiro contendo questões abertas referentes às vivências pré-universitárias com a temática, bem como sua abordagem ao longo das disciplinas teórico-práticas. O tratamento das evocações foi pelo software EVOC, que permitiu a construção do quadro de quatro casas, a partir do qual se realizou a análise de similitude. O material produzido nas entrevistas foi tratado pelo software Alceste e análise contextual. Projeto aprovado sob o Parecer nº 109/2014. Participaram da pesquisa 132 discentes de enfermagem, sendo 71 das séries iniciais e 61 das finais. Responderam às entrevistas 33 discentes, 16 das séries iniciais e 17 das finais. Pela análise estrutural, verificaram-se no núcleo central os termos em comum: violência, covardia, desrespeito e dor. As discentes das séries iniciais evocaram ainda tristeza e as das finais, violência física. Ao comparar a representação dos grupos, identificou-se que o conhecimento do senso comum predominou entre as discentes das séries iniciais, enquanto que o conhecimento reificado, entre as das séries finais. Entre essas, identificou-se uma representação estruturada, pois continha as dimensões atitudinais, imagéticas e informativas, ao passo que as das séries iniciais possuíam apenas as atitudinais e informativas. Na análise de similitude verificou-se que o termo medo, constante na primeira periferia de ambos os grupos, pode ser um elemento central da representação. Pela análise dos conteúdos representacionais, verificou-se que ambos os grupos conheciam a temática e evidenciaram o cuidado à vítima. Também se verificou que o conhecimento do senso comum predominou na representação das discentes das séries iniciais e o conhecimento reificado, entre as finais. Destaca-se que as disciplinas de epidemiologia, saúde da criança e saúde da mulher foram elencadas como fontes de conhecimento. Frente aos resultados obtidos, confirmou-se a tese. Espera-se que a representação de discentes de enfermagem acerca da VDCM oriente a ação profissional, principalmente no que se refere à prevenção, identificação e intervenção dos casos de violência. Ainda, espera-se que os resultados possam alertar para que os cursos de graduação em enfermagem e de outras áreas da saúde, sensibilizando os responsáveis pelas disciplinas afins para a inclusão da temática nos conteúdos programáticos.
A violência é um fenômeno universal que acomete a população independentemente da cultura, religião e nível socioeconômico, constituindo-se um grave problema de saúde pública. Para a melhor compreensão se tornam necessárias pesquisas que desvendem suas múltiplas faces. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, fundamentado na Teoria das Representações Sociais. Foi realizado com o objetivo geral de analisar as representações sociais da violência doméstica contra a mulher entre discentes do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande e específicos de comparar a estrutura e o conteúdo dessas representações, além de descrever o conteúdo das mesmas. As participantes foram discentes das três séries iniciais e três finais. Colheram-se os dados entre agosto e novembro de 2014, por meio da técnica de evocações livres frente ao termo indutor "violência doméstica contra a mulher" e entrevistas, para as quais elaborou-se um roteiro contendo questões abertas referentes às vivências pré-universitárias com a temática, bem como sua abordagem ao longo das disciplinas teórico-práticas. O tratamento das evocações foi pelo software EVOC, que permitiu a construção do quadro de quatro casas, a partir do qual se realizou a análise de similitude. O material produzido nas entrevistas foi tratado pelo software Alceste e análise contextual. Projeto aprovado sob o Parecer nº 109/2014. Participaram da pesquisa 132 discentes de enfermagem, sendo 71 das séries iniciais e 61 das finais. Responderam às entrevistas 33 discentes, 16 das séries iniciais e 17 das finais. Pela análise estrutural, verificaram-se no núcleo central os termos em comum: violência, covardia, desrespeito e dor. As discentes das séries iniciais evocaram ainda tristeza e as das finais, violência física. Ao comparar a representação dos grupos, identificou-se que o conhecimento do senso comum predominou entre as discentes das séries iniciais, enquanto que o conhecimento reificado, entre as das séries finais. Entre essas, identificou-se uma representação estruturada, pois continha as dimensões atitudinais, imagéticas e informativas, ao passo que as das séries iniciais possuíam apenas as atitudinais e informativas. Na análise de similitude verificou-se que o termo medo, constante na primeira periferia de ambos os grupos, pode ser um elemento central da representação. Pela análise dos conteúdos representacionais, verificou-se que ambos os grupos conheciam a temática e evidenciaram o cuidado à vítima. Também se verificou que o conhecimento do senso comum predominou na representação das discentes das séries iniciais e o conhecimento reificado, entre as finais. Destaca-se que as disciplinas de epidemiologia, saúde da criança e saúde da mulher foram elencadas como fontes de conhecimento. Frente aos resultados obtidos, confirmou-se a tese. Espera-se que a representação de discentes de enfermagem acerca da VDCM oriente a ação profissional, principalmente no que se refere à prevenção, identificação e intervenção dos casos de violência. Ainda, espera-se que os resultados possam alertar para que os cursos de graduação em enfermagem e de outras áreas da saúde, sensibilizando os responsáveis pelas disciplinas afins para a inclusão da temática nos conteúdos programáticos.
La violencia es un fenómeno universal que afecta a la población, independientemente de la cultura, la religión y el estado socioeconómico, convirtiéndose en un problema grave de salud pública. Para su mejor comprensión son necesariasinvestigaciones que dana conocer sus muchas caras. Se trata de un estudio descriptivo con un enfoque cualitativo basado en la Teoría de las Representaciones Sociales. El objetivo general fue analizar las representaciones sociales de la violencia doméstica contra la mujer entre las estudiantes del Curso de Graduación en Enfermeríade la Universidad Federal de Río Grandey específicos comparar la estructura y contenidode estas representación, y describir el contenidode esa representación. Las participantes eran estudiantes de las tres primeras seriesinicialesy tres finales. Se recogieron los datos entre agosto y noviembre de 2014, a través de la técnica de evocación libreadelante dela expresióninferida"violencia doméstica contra la mujer" y entrevistas, para lascuales se elaboró un guión conteniendopreguntas abiertas relacionadas alas experienciaspre-universitarias con el tema, así como su enfoque a lo largo delas disciplinas teóricas yprácticas. El tratamiento de evocaciones fueel softwareEVOC, lo que permitió la construcción deum cuadro de cuatro grupos,a partir de la qual sellevóa cabo el análisis de similitud. El material producido en las entrevistas fue tratado por el softwareAlceste y análisis contextual. Proyecto aprobado bajo el ParecerNº 109/2014. Participaron de la investigación132 estudiantes de enfermería, 71de las series inicialesy 61 de lasfinales. Respondieron a las entrevistas33 estudiantes, 16 de lasseries inicialesy 17 de lasfinales. Porel análisis estructural, se constataron en el núcleo centrallos términos en común: violencia, cobardía, desprecio y dolor. Las estudiantes de lasseriesinicialesevocaron aúntristezay las finalesviolenciafísica. Al comparar la representación de los grupos, se encontró que el conocimiento de sentido común prevaleció entre las estudiantes de lasseriesiniciales, mientras que el conocimiento cosificado, entre lasseriesfinales. Entre estas, se identificó una representación estructurada, pues contenía las dimensiones actitudinales, imágenes y informativas, mientras que a de lasseriesinicialessólo teníanactitudinales e informativas. En el análisis de similitud se encontró que el término miedo, constante en la primera periferia de los dos grupos,pudoser un elemento central de la representación. Porel análisis del contenido de la representación, se encontró que ambos grupos sabían el tema y mostraron atención a la víctima. También se encontró que el conocimiento de sentido común predominó en la representación de las estudiantes de lasseriesinicialesy el conocimiento confirmadoentrelasfinales. Es de destacar quelas disciplinas de epidemiología, salud infantil y salud de la mujer se enumera como fuentes de conocimiento. Teniendo en cuenta losresultadosobtenidos, se confirmó la tesis. Se espera que la representación de estudiantes de enfermería sobre la VDCM orienta la acción profesional,especialmente con respecto a la prevención, detección e intervención en casos de violencia. Aún así, seespera que los resultados puedan alertar para que los cursos de graduación en enfermería y otras áreas de la salud, con la sensibilización de los responsables porlas disciplinas relacionadas para la inclusión del tema en los contenidos del programa.