Satisfação acadêmica dos estudantes de enfermagem com o curso de graduação

Hirsch, Carolina Domingues

Abstract:

 
A satisfação pode ser considerada como a percepção subjetiva e individual do sujeito frente ao alcance de suas expectativas em relação a uma determinada experiência. No âmbito dos cursos de graduação, em especial o de enfermagem, a satisfação dos acadêmicos em relação ao curso é um fator determinante para que ocorra uma formação de qualidade. Assim, faz-se necessário atender suas expectativas uma vez que essas apresentam relação direta com a determinação, o compromisso e o envolvimento com as questões acadêmicas. O presente estudo teve como objetivo geral analisar a satisfação dos acadêmicos com o curso graduação em enfermagem, contemplando as atividades de ensino, o currículo, a interação social/profissional e o ambiente de aprendizagem. Ainda, como objetivos específicos: adaptar e validar culturalmente a Nursing Student Satisfaction Scale para utilização no contexto brasileiro; identificar os preditores e fatores associados à satisfação acadêmica com o curso de graduação em enfermagem. Tratou-se de um estudo quantitativo, do tipo exploratório-descritivo, com delineamento transversal, realizado com 123 estudantes de graduação em enfermagem de uma universidade pública do sul do Brasil. Foi respeitada a Resolução 466/12, tendo sido o projeto aprovado pelo Comitê de Ética sob o Parecer n° 59/2012. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas, e seus resultados apresentados sob a forma de dois artigos. O primeiro, intitulado “Adaptação cultural e validação do instrumento Nursing Student Satisfaction Scale para estudantes de enfermagem brasileiros”, referindo-se à etapa de validação do instrumento utilizado na pesquisa; e o segundo, denominado “Preditores e fatores associados à satisfação acadêmica com o curso de graduação em enfermagem”, referindo-se à segunda etapa: aplicação do instrumento adaptado e validado. Assim, na primeira etapa, foi realizada a adaptação cultural do instrumento Nursing Student Satisfaction Scale, de acordo com as recomendações internacionais e a sua validação para utilização no contexto brasileiro, através da análise fatorial e alfa de Cronbach. Mediante avaliação do comitê de especialistas e realização do pré-teste, a validade de face e conteúdo do instrumento foi considerada satisfatória. A partir da análise fatorial, foram identificadas três dimensões: currículo e ensino; interações sociais/profissionais e ambiente de aprendizagem. O instrumento apresentou consistência interna satisfatória, com valores de alfa de Cronbach entre 0,88 e 0,89. Dessa forma, o Nursing Student Satisfaction Scale – versão brasileira – foi considerado um instrumento válido e fidedigno para ser utilizado na avaliação da satisfação dos acadêmicos com o curso de graduação em enfermagem. A segunda etapa do estudo foi realizada mediante aplicação do Nursing Student Satisfaction Scale – versão brasileira. Para a análise dos dados, foi utilizada a estatística descritiva, análise de variância e análise de regressão. Os resultados evidenciaram que a dimensão currículo e ensino é percebida de forma mais intensa pelos estudantes, indicando que essa dimensão é considerada como maior preditora da satisfação acadêmica com o curso, seguida das dimensões interação social/profissional e ambiente de aprendizagem. Assim, o conhecimento acerca das dimensões que predizem a satisfação acadêmica com o curso de graduação permite que as Instituições de Ensino Superior reestruturem seus processos formativos, visando o aumento da qualidade educacional através da adequação das necessidades dos estudantes, promovendo uma formação acadêmica satisfatória e levando, consequentemente, a uma diminuição nos índices de evasão.
 
efore the range of its expectations in relation to a given experience. Within the scope of the undergraduate courses, especially the nursing course, the satisfaction of academic students in relation to the course is a determining factor for the occurrence of a qualitative training. Accordingly, there is need for meeting their expectations because they have a direct relationship with the determination, the compromise and the engagement with the academic issues. The present study was aimed at analyzing the satisfaction of academic students with the undergraduate nursing course, including the teaching activities, the curriculum, the social/professional interaction and the learning environment. Moreover, it has the following objectives: to adapt and validate the Nursing Student Satisfaction Scale in a cultural manner for using in the Brazilian context; to identify predictors and factors associated with the academic satisfaction with the undergraduate nursing course. This was a quantitative study, typified as exploratory-descriptive, with cross-sectional design, conducted with 123 undergraduate nursing students of a public university from the Brazilian south. This study respected the Resolution 466/12, and its project was approved by the Ethics Committee through the Opinion nº 59/2012. The research was developed in two steps, and its results were presented in the form of two papers. The first, titled “Cultural adaptation and validation of the instrument Nursing Student Satisfaction Scale for Brazilian nursing students”, referring the step of validation of the instrument used in the research; and the second, called “Predictors and factors associated with the academic satisfaction with the undergraduate nursing course”, referring to the second step: application of the adapted and validated instrument. Accordingly, the cultural adaptation of the instrument Nursing Student Satisfaction Scale was performed in the first step, according to the international recommendations and its validation for use in the Brazilian context, through factor analysis and Cronbach’s alpha. Upon evaluation of the committee of experts and accomplishment of the pre-test, the validity of face and content of the instrument was considered satisfactory. From the factor analysis, three dimensions were identified: curriculum and teaching; social/professional interactions and learning environment. The instrument showed satisfactory internal consistency, with Cronbach’s alpha values between 0,88 and 0,89. Thus, the Nursing Student Satisfaction Scale – Brazilian version – was considered a valid and reliable instrument to be used in the evaluation of the satisfaction of academic students with the undergraduate nursing course. The second step of the study was held by means of the application of the Nursing Student Satisfaction Scale – Brazilian version. In order to analyze data, descriptive statistics, analysis of variance and regression analysis were used. The results highlighted that the dimension curriculum and teaching is perceived more intensely by students, indicating that this dimension is considered as the greatest predictor of academic satisfaction with the course, followed by the dimensions social/professional interaction and learning environment. Accordingly, the knowledge of the dimensions that predict the academic satisfaction with the undergraduate course enables Higher Education Institutions to redefine their training processes, with a view to increasing the educational quality through the appropriateness of the needs of students, promoting a satisfactory academic training and, consequently, leading to a decrease in the withdrawal rates.
 
La satisfacción puede ser considerada como la percepción subjetiva e individual del sujeto frente al alcance de sus expectativas en relación a una determinada experiencia. En el ámbito de la gradación, en especial la de enfermaría, la satisfacción de los académicos en relación al curso es un factor determinante para que ocurra una formación de calidad. Así, se hace necesario atender sus expectativas una vez que esas presentan relación directa con la determinación, el compromiso y el envolvimiento con las cuestiones académicas. El presente estudio tuvo como objetivo general analizar la satisfacción de los académicos con la graduación en enfermaría, contemplando las actividades de la enseñanza, el currículo, la interacción social profesional y el ambiente de aprendizaje. Aún, como objetivos específicos: adaptar y validar culturalmente la Nursing Student Satisfaction Scale para utilización en el contexto brasileño; identificar los predictores y factores asociados a la satisfacción académica con la graduación en enfermaría. Se trató de un estudio cuantitativo, del tipo exploratorio-descriptivo, con delineamiento transversal, realizado con 123 estudiantes de graduación en enfermaría de una universidad pública del sur de Brasil. Fue respetada la Resolución 466/12, siendo el proyecto aprobado por el Comité de Ética bajo el Parecer n° 59/2012. La investigación fue desarrollada en dos etapas, y sus resultados presentados bajo la forma de dos artículos. El primero, intitulado “Adaptación cultural y validación del instrumento Nursing Student Satisfaction Scale para estudiantes de enfermaría brasileños”, refriéndose a la etapa de validación del instrumento utilizado en la investigación; y el segundo, denominado “Predictores y factores asociados a la satisfacción académica con la graduación en enfermaría”, refriéndose a la segunda etapa: aplicación del instrumento adaptado y validado. Así, en la primera etapa, fue realizada la adaptación cultural del instrumento Nursing Student Satisfaction Scale, de acuerdo con las recomendaciones internacionales y su validación para utilización en el contexto brasileño, a través del análisis factorial y alfa de Cronbach. Mediante la evaluación del comité de especialistas y realización del pre-test, la validad de la faz y del contenido del instrumento fue considerada satisfactoria. A partir del análisis factorial, se identificaron tres dimensiones: currículo y enseñanza; interacciones sociales/profesionales y ambiente de aprendizaje. El instrumento presentó consistencia interna satisfactoria, con valores de alfa de Cronbach entre 0,88 e 0,89. Así, el Nursing Student Satisfaction Scale – versión brasileña – fue considerado un instrumento válido y fidedigno para ser utilizado en la evaluación de la satisfacción de los académicos con la graduación en enfermaría. La segunda etapa del estudio fue realizada mediante aplicación del Nursing Student Satisfaction Scale – versión brasileña. Para el análisis de los datos, fue utilizada la estadística descriptiva, análisis de variancia y análisis de regresión. Los resultados evidenciaran que la dimensión currículo y enseñanza es percibida de manera más intensa por los estudiantes, indicando que esa dimensión es considerada como la mayor predictora de la satisfacción académica con el curso, seguida de las dimensiones interacción social/profesional y ambiente de aprendizaje. Así, el conocimiento acerca de las dimensiones que predicen la satisfacción académica con la graduación permite que las Instituciones de Enseñanza Superior reestructuren sus procesos formativos, visando el aumento de la calidad educacional a través de la adecuación de las necesidades de los estudiantes, promoviendo una formación académica satisfactoria y levando, consecuentemente, a una diminución en los índices de evasión.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • EENF – Mestrado em Enfermagem (Dissertações)