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dc.contributor.advisor Silveira, Rosemary Silva da
dc.contributor.author Ferreira, Jéssica da Silva Reis
dc.date.accessioned 2021-12-23T16:48:01Z
dc.date.available 2021-12-23T16:48:01Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation FERREIRA, Jéssica da Silva Reis. Kanban como tecnologia de cuidado e gestão de leitos no serviço de pronto atendimento de um hospital universitário. 2018. 80 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande/RS. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/10114
dc.description.abstract A superlotação tem sido caracterizada como um fenômeno mundial nos Serviços de Emergência e de Pronto Atendimento nos hospitais, constituindo-se num problema de saúde pública que se reflete nos processos de trabalho. Tem-se como objetivos construir e implementar o Kanban como tecnologia de cuidado para o fortalecimento do trabalho da saúde de um Serviço de Pronto Atendimento em um Hospital Universitário do Sul do Brasil e produzir conhecimentos acerca de tecnologias de cuidado que contribuam para a humanização dos trabalhadores, a desospitalização e a qualidade do cuidado dos usuários. Tem-se como questão norteadora investigar: Como a construção e a implementação de uma tecnologia de cuidado como o Kanban pode contribuir para o fortalecimento do trabalho da saúde e o gerenciamento de leitos de um Serviço de Pronto Atendimento? Trata-se de uma pesquisa-ação, desenvolvida com trabalhadores da saúde de um Serviço de Pronto Atendimento, com duas abordagens: uma qualitativa, numa aproximação com a proposta metodológica de Freire, e outra quantitativa, cujos dados foram obtidos a partir da aplicação do Kanban e analisados por meio de estatísticas descritivas. Foi respeitada a Resolução N° 466/2012 sobre Pesquisa Envolvendo Seres Humanos, obtendo-se a aprovação do CEPAS nº 50/2016. Foram monitoradas 307 internações, durante o período de quatro meses, das quais 98,7% foram realizadas por motivos clínicos. Os trabalhadores apontaram como entraves para o andamento das internações a espera por exames e a vulnerabilidade social dos usuários, expressaram também diferentes níveis de entendimento acerca da proposta do Kanban e acreditam que esta ferramenta auxiliaria na diminuição da superlotação, necessitando, entretanto, ser melhor divulgada. No que se refere as 307 internações monitoradas, durante o período de quatro meses, 98,7% foram realizadas por motivos clínicos. Evidenciou-se a importância da participação de parte da equipe de saúde na construção de tecnologias de cuidado como ferramentas de gestão, tornando-se possível influenciar na taxa de permanência do estabelecimento de saúde investigado. Destacou-se uma disparidade entre o tempo de duração das internações preconizado pelo e o tempo que elas efetivamente duraram. Ao longo da aplicação do Kanban, o tempo de internação no SPA passou de 14,2 dias para 9,7 dias, assim como o tempo de internação no hospital reduziu de 23,5 dias para 15,9 dias; da mesma forma, as internações classificadas como dentro do período ideal passaram de 0 para 13,1%. pt_BR
dc.description.abstract Overcrowding has been characterized as a worldwide phenomenon in the Emergency and Emergency Care Services in hospitals, constituting a public health problem that is reflected in the work processes. The goal is to build and implement Kanban as a care technology to strengthen the health work of a Care Service in a University Hospital in the South of Brazil and to produce knowledge about care technologies that contribute to the humanization of workers , de-hospitalization and the quality of care of users. It is a guiding question to investigate: How can the construction and implementation of a care technology such as Kanban contribute to the strengthening of the health work and the bed management of a Care Service? It is an action research, developed with health workers of a Service of Emergency Care, with two approaches: a qualitative, in an approximation with the methodological proposal of Freire, and another quantitative, whose data were obtained from the application of the Kanban and analyzed using descriptive statistics. Resolution No. 466/2012 on Research Involving Human Beings was respected, obtaining the approval of CEPAS nº 50/2016. A total of 307 hospitalizations were monitored during the four-month period, of which 98.7% were performed for clinical reasons. The workers pointed out as obstacles to the progress of admissions waiting for tests and the social vulnerability of users, also expressed different levels of understanding about the Kanban proposal and believe that this tool would help to reduce overcrowding, but need to be better disclosed . Regarding the 307 hospitalizations monitored, during the period of four months, 98.7% were performed for clinical reasons. It was evidenced the importance of the participation of the health team in the construction of care technologies as management tools, making it possible to influence the permanence rate of the health facility investigated. A disparity was observed between the length of stay recommended by SIGTAP and the time they actually lasted. During the Kanban application, the length of hospital stay at the SPA increased from 14.2 days to 9.7 days, as well as the length of hospital stay reduced from 23.5 days to 15.9 days; in the same way, hospitalizations classified as within the ideal period went from 0 to 13.1%. pt_BR
dc.description.abstract La superpoblación ha sido caracterizada como un fenómeno mundial en los Servicios de Emergencia y de Pronto Atención en los hospitales, constituyéndose en un problema de salud pública que se refleja en los procesos de trabajo. Se tiene como objetivos construir e implementar Kanban como tecnología de cuidado para el fortalecimiento del trabajo de la salud de un Servicio de Pronto Atención en un Hospital Universitario del Sur de Brasil y producir conocimientos acerca de tecnologías de cuidado que contribuyan a la humanización de los trabajadores , la desospitalización y la calidad del cuidado de los usuarios. Se tiene como cuestión orientadora investigar: ¿Cómo la construcción y la implementación de una tecnología de cuidado como el Kanban puede contribuir al fortalecimiento del trabajo de la salud y la gestión de lechos de un Servicio de Pronto Atención? Se trata de una investigación-acción, desarrollada con trabajadores de la salud de un Servicio de Pronto Atención, con dos enfoques: una cualitativa, en una aproximación con la propuesta metodológica de Freire, y otra cuantitativa, cuyos datos se obtuvieron a partir de la aplicación del programa Kanban y analizados por medio de estadísticas descriptivas. Se respetó la Resolución N ° 466/2012 sobre Investigación Envolviendo Seres Humanos, obteniéndose la aprobación del CEPAS nº 50/2016. Se monitorizaron 307 internaciones durante el período de cuatro meses, de las cuales el 98,7% se realizaron por motivos clínicos. Los trabajadores apuntaron como obstáculos para el progreso de las internaciones a la espera de exámenes y la vulnerabilidad social de los usuarios, expresaron también diferentes niveles de entendimiento acerca de la propuesta del Kanban y creen que esta herramienta auxiliaría en la disminución del hacinamiento, necesitando, sin embargo, ser mejor divulgada . En lo que se refiere a las 307 internaciones monitoreadas, durante el período de cuatro meses, el 98,7% se realizó por motivos clínicos. Se evidenció la importancia de la participación de parte del equipo de salud en la construcción de tecnologías de cuidado como herramientas de gestión, haciéndose posible influenciar en la tasa de permanencia del establecimiento de salud investigado. Se destacó una disparidad entre el tiempo de duración de las internaciones preconizado por el SIGTAP y el tiempo que ellas efectivamente duraron. A lo largo de la aplicación del Kanban, el tiempo de internación en el SPA pasó de 14,2 días a 9,7 días, así como el tiempo de internación en el hospital redujo de 23,5 días a 15,9 días; de la misma forma, las internaciones clasificadas como dentro del período ideal pasaron del 0 al 13,1%. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Administração de Serviços de Saúde pt_BR
dc.subject Governança Clínica pt_BR
dc.subject Número de Leitos em Hospital pt_BR
dc.subject Pessoal de Saúde pt_BR
dc.subject Health Services Administration pt_BR
dc.subject Clinical Governance pt_BR
dc.subject Hospital Bed Capacity pt_BR
dc.subject Health Personnel pt_BR
dc.subject Administración de los Servicios de Salud pt_BR
dc.subject Gestión Clínica pt_BR
dc.subject Capacidad de Camas en Hospitales pt_BR
dc.subject Personal de Salud pt_BR
dc.title Kanban como tecnologia de cuidado e gestão de leitos no serviço de pronto atendimento de um hospital universitário pt_BR
dc.title.alternative Kanban as care technology and bed management in the prompt service of a university hospital pt_BR
dc.title.alternative Kanban como tecnología de cuidado y gestión de lechos en el servicio de pronta atención de un hospital universitario pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • EENF – Mestrado em Enfermagem (Dissertações)
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