dc.contributor.author |
Novello, Tanise Paula |
|
dc.contributor.author |
Silveira, Daniel da Silva |
|
dc.contributor.author |
Luz, Vanessa Silva da |
|
dc.contributor.author |
Copello, Gláucia Brasil |
|
dc.contributor.author |
Laurino, Débora Pereira |
|
dc.date.accessioned |
2011-09-23T02:03:29Z |
|
dc.date.available |
2011-09-23T02:03:29Z |
|
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.identifier.citation |
NOVELLO, Tanise Paula et al. Material concreto: uma estratégia pedagógica para trabalhar conceitos matemáticos. In: IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE, Curitiba, 2009. Anais eletrônicos... Curitiba: IX Congresso Nacional de Educação Educere, 2009. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3186_1477.pdf>. Acesso em: 22 set. 2011 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1014 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho visa discutir os resultados de um projeto que está sendo desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) em parceria com uma escola municipal de São José do Norte/RS. O projeto envolveu nove pesquisadores da instituição e trinta e quatros professores das séries iniciais. No decorrer do artigo é apresentada a proposta do projeto evidenciando a metodologia empregada nas oficinas propostas, articulada a utilização de material concreto para o ensino de conceitos matemáticos. A seguir, é realizada uma análise prévia das concepções dos professores sobre o ensino de Matemática nas séries iniciais, realizada a partir do relato desses durante as oficinas. Com base nesses relatos iniciais pretende-se conhecer as percepções e dificuldades dos professores acerca do ensino da Matemática e com isso, repensar as oficinas subseqüentes. O intuito é oferecer subsídios para que esses professores definam caminhos que vislumbrem novas práticas pedagógicas em sala de aula para qualificar o ensino de Matemática e organizar situações que provoquem a curiosidade e busca de soluções; tornando a aprendizagem mais significativa e possibilitando
utilizar o conhecimento científico em situações do cotidiano. Por fim, é feita uma retomada do trabalho que está sendo realizado, na intenção de contribuir na qualificação dos docentes pela
apropriação de estratégias pedagógicas para utilização de material concreto; tornar a
Matemática significativa pela sua contextualização em situações do cotidiano; aumentar os
índices do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); estreitar os laços da
universidade com a rede pública de ensino e possibilitar a formação acadêmica complementar dos licenciandos envolvidos no projeto. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Formação continuada |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Material concreto |
pt_BR |
dc.subject |
Professores |
pt_BR |
dc.title |
Material concreto: uma estratégia pedagógica para trabalhar conceitos matemáticos |
pt_BR |
dc.type |
conferenceObject |
pt_BR |