Show simple item record

dc.contributor.author Novello, Tanise Paula
dc.contributor.author Silveira, Daniel da Silva
dc.contributor.author Luz, Vanessa Silva da
dc.contributor.author Copello, Gláucia Brasil
dc.contributor.author Laurino, Débora Pereira
dc.date.accessioned 2011-09-23T02:03:29Z
dc.date.available 2011-09-23T02:03:29Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.citation NOVELLO, Tanise Paula et al. Material concreto: uma estratégia pedagógica para trabalhar conceitos matemáticos. In: IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE, Curitiba, 2009. Anais eletrônicos... Curitiba: IX Congresso Nacional de Educação Educere, 2009. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3186_1477.pdf>. Acesso em: 22 set. 2011 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1014
dc.description.abstract O presente trabalho visa discutir os resultados de um projeto que está sendo desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) em parceria com uma escola municipal de São José do Norte/RS. O projeto envolveu nove pesquisadores da instituição e trinta e quatros professores das séries iniciais. No decorrer do artigo é apresentada a proposta do projeto evidenciando a metodologia empregada nas oficinas propostas, articulada a utilização de material concreto para o ensino de conceitos matemáticos. A seguir, é realizada uma análise prévia das concepções dos professores sobre o ensino de Matemática nas séries iniciais, realizada a partir do relato desses durante as oficinas. Com base nesses relatos iniciais pretende-se conhecer as percepções e dificuldades dos professores acerca do ensino da Matemática e com isso, repensar as oficinas subseqüentes. O intuito é oferecer subsídios para que esses professores definam caminhos que vislumbrem novas práticas pedagógicas em sala de aula para qualificar o ensino de Matemática e organizar situações que provoquem a curiosidade e busca de soluções; tornando a aprendizagem mais significativa e possibilitando utilizar o conhecimento científico em situações do cotidiano. Por fim, é feita uma retomada do trabalho que está sendo realizado, na intenção de contribuir na qualificação dos docentes pela apropriação de estratégias pedagógicas para utilização de material concreto; tornar a Matemática significativa pela sua contextualização em situações do cotidiano; aumentar os índices do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); estreitar os laços da universidade com a rede pública de ensino e possibilitar a formação acadêmica complementar dos licenciandos envolvidos no projeto. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Material concreto pt_BR
dc.subject Professores pt_BR
dc.title Material concreto: uma estratégia pedagógica para trabalhar conceitos matemáticos pt_BR
dc.type conferenceObject pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IMEF - Trabalhos apresentados em eventos
  • Show simple item record