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dc.contributor.advisor Abreu, Daiane Porto Gautério
dc.contributor.author Martins, Nidia Farias Fernandes
dc.date.accessioned 2021-12-23T17:14:47Z
dc.date.available 2021-12-23T17:14:47Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation MARTINS, Nidia Farias Fernandes. Pessoa idosa na Estratégia Saúde da Família: relação entre adesão à medicação e letramento funcional em saúde. 2018. 139p. Dissertação (Mestrado em Enfermagem). Escola de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/10160
dc.description.abstract A adesão à medicação é o comportamento esperado para as pessoas idosas, pois é um dos grupos que mais utilizam medicamentos, e estão entre as que mais têm dificuldade para aderir ao tratamento. Um dos principais fatores que contribuem para a não adesão é o baixo grau de letramento funcional em saúde, capacidade cognitiva para compreender, interpretar e utilizar informações de saúde. Pessoas idosas são mais propensas a ter um baixo grau de letramento funcional em saúde, e consequentemente aderir menos. Foram objetivos deste estudo: caracterizar a produção científica nacional e internacional, sobre a relação do letramento funcional em saúde e a adesão à medicação em pessoas idosas; verificar o grau de adesão à medicação de pessoas idosas atendidas na Estratégia Saúde da Família da zona oeste do município de Rio Grande; verificar o grau de letramento funcional em saúde de pessoas idosas atendidas na Estratégia Saúde da Família da zona oeste do município de Rio Grande; verificar a relação entre letramento funcional em saúde e adesão à medicação em pessoas idosas atendidas na Estratégia Saúde da Família da zona oeste do município de Rio Grande. Para o primeiro objetivo, propôs-se uma revisão integrativa da literatura, realizada em julho de 2016 que seguiu as etapas: identificação do tema e seleção da hipótese ou questão norteadora; estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão de estudos/amostragem ou busca na literatura; categorização dos estudos; avaliação dos estudos incluídos na revisão integrativa; interpretação dos resultados; apresentação da revisão. Foram selecionados sete artigos, os resultados demonstram que o letramento inadequado influencia para a não adesão à medicação, e que existem diversas estratégias e intervenções que podem ser realizadas na prática para modificar essa relação. Para os demais objetivos, foi realizado um estudo transversal, exploratório-descritivo, quantitativo, em 17 equipes de saúde da família, na zona oeste do município de Rio Grande/RS. A amostra foi de 350 pessoas idosas. A coleta dos dados ocorreu de julho a novembro de 2017, por meio da aplicação de três instrumentos: um de caracterização sociodemográfica e de saúde; uma versão em português da Morisky Medication Adherence Scale, que verificou o grau de adesão à medicação; e uma versão traduzida e adaptada para a realidade brasileira do Short-Test of Functional Health Literacy in Adults, que verificou o grau de letramento funcional em saúde. Foi realizada análise estatística descritiva e inferencial dos dados. 224 (64%) participantes foram considerados não aderentes à medicação, e 206 (58,9%) tiveram letramento inadequado. Não houve relação estatisticamente significante entre essas variáveis (p=0,435). Os participantes relataram outras dificuldades no tratamento medicamentoso, entre elas, o esquecimento teve relação significativa com a adesão (p=0,016). Os profissionais devem atentar para outras dificuldades que podem surgir para a adesão à medicação, focando o esquecimento, elencando estratégias voltadas à minimização desse episódio, como acompanhamento e monitorização do tratamento medicamentoso. Os resultados dessa pesquisa mostram a necessidade de atentar para o baixo grau de letramento e de adesão evidenciados, verificando os motivos que levam à não adesão e propondo ações direcionadas à essas dificuldades, bem como voltar as práticas de educação em saúde conforme as necessidades que surgirem nas pessoas idosas. pt_BR
dc.description.abstract Medication adherence is expected behavior for the elderly, as it is one of the groups that use the most drugs, and are among the most difficult to adhere to the treatment. One of the main factors contributing to noncompliance is the low degree of functional health literacy, cognitive ability to understand, interpret and use health information. Older people are more likely to have a low degree of functional health literacy, and consequently adhere less. The objectives of this study were: to characterize national and international scientific production on the relation of functional health literacy and medication adherence in the elderly; to verify the degree of medication adherence of elderly people assisted in the Family Health Strategy of the western zone of the municipality of Rio Grande; to verify the degree of functional health literacy of elderly people assisted in the Family Health Strategy of the western zone of the municipality of Rio Grande; to verify the relationship between functional health literacy and medication adherence in elderly people assisted in the Family Health Strategy of the western area of the city of Rio Grande. For the first objective, an integrative review of the literature was proposed, carried out in July 2016, which followed the steps: identification of the theme and selection of the hypothesis or guiding question; establishment of criteria for inclusion and exclusion of studies/sampling or search in the literature; categorization of the studies; evaluation of studies included in the integrative review; interpretation of results; presentation of the review. Seven articles were selected, the results show that inadequate health literacy influences the non medication adherence, and that there are several strategies and interventions that can be carried out in practice to modify this relationship. For the other objectives, a cross- descriptive, quantitative study in 17 Family Health Strategy in the western area of the municipality of Rio Grande/RS. The sample consisted of 350 elderly people. Data collection took place from July to November 2017, through the application of three instruments: one of sociodemographic and health characterization; a Portuguese version of the Morisky Medication Adherence Scale, which verified the degree of medication adherence; and a version translated and adapted to the Brazilian reality of the Short-Test of Functional Health Literacy in Adults, which verified the degree of functional health literacy. A descriptive and inferential statistical analysis was performed. 224 (64%) participants were considered non-adherent to the medication, and 206 (58.9%) had inadequate health literacy. There was no statistically significant relationship between these variables (p = 0.435). Participants reported other difficulties in drug treatment, among them, forgetfulness had a significant relation with adherence (p = 0.016). Professionals should pay attention to other difficulties that may arise for medication adherence, especially forgetfulness, listing strategies aimed at minimizing medication, such as monitoring medication treatment. The results of this research show the need to take into account the low degree of literacy and adherence evidenced, verifying the reasons that lead to non-adherence and proposing actions directed to these difficulties, as well as to return health education practices according to the needs that to emerge in the elderly people. pt_BR
dc.description.abstract La adhesión a la medicación es el comportamiento esperado para las personas mayores, pues es uno de los grupos que más utilizan medicamentos, y están entre las que más tienen dificultad para adherirse al tratamiento. Uno de los principales factores que contribuyen a la no adhesión es el bajo grado de alfabetización en salud, capacidad cognitiva para comprender, interpretar y utilizar información de salud. Las personas mayores son más propensas a tener un bajo grado de alfabetización en salud, y consecuentemente se adhieren menos. Fueron objetivos de este estudio: caracterizar la producción científica nacional e internacional, sobre la relación del alfabetización en salud y la adhesión a la medicación en personas mayores; verificar el grado de adhesión a la medicación de personas ancianas atendidas en la Estrategia de Salud Familiar de la zona oeste del municipio de Rio Grande; verificar el grado de alfabetización en salud de personas ancianas atendidas en la Estrategia de Salud Familiar de la zona oeste del municipio de Rio Grande; verificar la relación entre alfabetización en salud y adhesión a la medicación en personas ancianas atendidas en la Estrategia de Salud Familiar de la zona oeste del municipio de Rio Grande. Para el primer objetivo, se propuso una revisión integrativa de la literatura, realizada en julio de 2016 que siguió las etapas: identificación del tema y selección de la hipótesis o cuestión orientadora; el establecimiento de criterios de inclusión y exclusión de estudios/muestreo o búsqueda en la literatura; categorización de los estudios; evaluación de los estudios incluidos en la revisión integrativa; interpretación de los resultados; presentación de la revisión. Se seleccionaron 7 artículos, los resultados demuestran que la alfabetización em salud inadecuada influye en la no adhesión a la medicación, y que existen diversas estrategias e intervenciones que pueden ser realizadas en la práctica para modificar esa relación. Para los demás objetivos, se realizó un estudio transversal, exploratorio- descriptivo, cuantitativo, en 17 equipos de salud de la familia, en la zona oeste del municipio de Rio Grande/RS. La muestra fue de 350 personas mayores. La recolección de los datos ocurrió de julio a noviembre de 2017, con la aplicación de tres instrumentos: uno de caracterización sociodemográfica y de salud; una versión portuguesa de Morisky adherencia a la medicación Escala encontró que el grado de adherencia a la medicación; y una versión traducida y adaptada para la realidad brasileña de la Short-Test de Functional Health Literacy in Adults, que verificó el grado de alfabetización en salud. Se realizó análisis estadístico descriptivo e inferencial de los datos. 224 (64%) participantes fueron considerados no adherentes a la medicación, y 206 (58,9%) tuvieron alfabetización inadecuada. No hubo relación estadísticamente significativa entre estas variables (p=0,435). Los participantes relataron otras dificultades en el tratamiento medicamentoso, entre ellas, el olvido tuvo una relación significativa con la adhesión (p=0,016). Los profesionales deben atentar para otras dificultades que pueden surgir para la adhesión a la medicación, enfocando el olvido, planteando estrategias dirigidas a la minimización del mismo, como el seguimiento y monitorización del tratamiento medicamentoso. Los resultados de esta investigación apuntan a la necesidad de atentar para el bajo grado de alfabetización em salud y de adhesión evidenciados, verificando los motivos que llevan a la no adhesión y proponiendo acciones dirigidas a esas dificultades, así como volver las prácticas de educación en salud conforme a las necesidades que surgir em las personas mayores. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Idoso pt_BR
dc.subject Adesão à medicação pt_BR
dc.subject Alfabetização em Saúde pt_BR
dc.subject Estratégia Saúde da Família pt_BR
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.subject Aged pt_BR
dc.subject Medication adherence pt_BR
dc.subject Health literacy pt_BR
dc.subject Family Health Strategy pt_BR
dc.subject Nursing pt_BR
dc.subject Anciano pt_BR
dc.subject Cumplimiento de la medicación pt_BR
dc.subject Alfabetización em salud pt_BR
dc.subject Estrategia de Salud Familiar pt_BR
dc.subject Enfermería pt_BR
dc.title Pessoa idosa na Estratégia Saúde da Família: relação entre adesão à medicação e letramento funcional em saúde pt_BR
dc.title.alternative Elderly people in Family Health Strategy: relationship between medication adherence and functional health literacy pt_BR
dc.title.alternative Persona anciana em la Estrategia de Salud Familiar: relación entre adhesión a la medicación y alfabetización en salud pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • EENF – Mestrado em Enfermagem (Dissertações)
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