Abstract:
A educação exerce importante papel no desenvolvimento da competência moral dos indivíduos. Assim, defendeu-se a tese: Os estudantes de graduação em enfermagem desenvolvem a competência moral ao longo do curso de graduação, o que pode ser influenciado pelos docentes por meio de sua prática pedagógica e conhecimento ético/moral. Objetivo geral: Analisar o desenvolvimento da competência moral de estudantes de graduação em enfermagem e a percepção de docentes acerca da sua atuação para o desenvolvimento moral dos estudantes. Objetivos específicos: Identificar o nível de desenvolvimento da competência moral de estudantes de graduação em enfermagem; Compreender a percepção dos docentes sobre a influência de seu conhecimento ético-moral no desenvolvimento da competência moral dos estudantes de graduação em enfermagem. Identificar estratégias e espaços utilizados por docentes para promover o desenvolvimento da competência moral dos estudantes de graduação em enfermagem. Método: A pesquisa foi realizada em um curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública federal do sul do Brasil, desenvolvida em duas etapas. A primeira etapa, quantitativa, com a aplicação do Moral Competence Test em sua versão estendida, com três dilemas, para medir a competência moral dos estudantes (escore C). Ocorreu entre março e maio de 2016, com 157 estudantes regularmente matriculados em todas as séries do curso. A amostra foi calculada com base na amostragem não probabilística por conveniência, totalizando um mínimo de 150 alunos. Para a análise dos dados do MCT-xt, utilizou-se uma matriz estatística denominada MANOVA, matriz de análise multivariada de variância. Os dados do questionário foram digitados em planilha do Excel 2013, onde foi calculado o escore C. Foi utilizada estatística descritiva, média, desvio padrão e análise de variância. Para a segunda etapa, qualitativa, foi utilizada a entrevista semiestruturada, com 20 enfermeiros docentes, realizada no período de julho a outubro de 2016, cujos dados foram submetidos à análise textual discursiva. Resultados: Na etapa quantitativa observou-se crescimento significativo da competência moral dos estudantes, medido pelo escore-C no início do curso (8,62), para o final do curso (11,97). Passando de baixo no início para médio ao final. Os estudantes mais jovens (17-20) tiveram melhor resultado no escore C (12,25), em relação aos os mais velhos (36-40) escore C ( 7,46) e maiores de 41 anos , escore-C (6,65). A etapa qualitativa resultou em duas categorias: Conhecimento ético/moral e ações pedagógicas docentes: Agregadores da competência moral do estudante de enfermagem; Estratégias docentes: promovendo o desenvolvimento da competência moral em estudantes. Conclusão: O curso de graduação de enfermagem atua como um interventor positivo na construção e desenvolvimento da competência moral dos estudantes. Os docentes, por meio da utilização de estratégias e espaços para desenvolver ações pedagógicas, favorecem a busca do conhecimento, o raciocínio clínico e a abordagem de aspectos éticos e morais que colaboram para o desenvolvimento da competência moral dos estudantes de graduação em enfermagem.
Education plays an important role in the development of moral competence in all individuals. Thus, defended was the thesis: The undergraduate nursing students develop their moral competence throughout the graduation course, which can be influenced by the professors pedagogical practices and moral/ethic knowledge. General objectives:To analyze the development of moral competence in undergraduate nursing students and the professors perceptions of their role in the students moral development. Specific objectives: To identify the undergraduate nursing students development level ofmoral competence; to understand the professors perception over their ethic-moral knowledge in the development of moral competence in undergraduate nursing students; to identify strategies and spaces used by professors to promote the development of moral competence in undergraduate nursing students. Methods:The research was done in an undergraduate nursing course in a public federal university in southern Brazil and developed in two steps. First step was a quantitative one with three dilemmas to assess the moral competence in the students (score C). It took place from March to May 2016, with 157 students regularly enrolled in all grades of the course. The sample was calculated based on the non-probabilistic sampling for convenience totalizing in a minimum number of 150 students. As for the MCT-xt data analysis, a statistic matrix named MANOVA was used, which is a matrix of multivariate analysis of variance. The questionnaire data was typed to an Excel 2013 spreadsheet where the score C was calculated. Descriptive statistics, average, standard deviation and analysis of variance were used. As for the second step, the qualitative one, a half structured interview was done with 20 teaching nurses. They wereperformed from July to October 2016, which data was submitted to discursive textual analysis. Results:During the quantitative step, a significant increase in the students moral competence wasobserved, measured by the score-C obtained in the beginning of the course (8.62) to (11.97) in the end. Going from a low score in the beginning to an average one in the end. Younger students (17-20) had a better result in score C (12.25) regarding the older ones (36-40), (7.46) score C, and to all the others over 41 years old a (6.65) score-C was assigned. The qualitative step resulted in two categories: ethic/moral knowledge and teaching pedagogical actions: moral competence in undergraduate nursing student aggregators; Teaching strategies: promoting the development of the moral competence in students. Conclusion:The nursing undergraduate course acts as a positive auditor in the construction and development of the moral competence in its students. Professors, through the usage of strategies and spaces to develop pedagogical actions, favor the search for knowledge, the clinical reasoning, and the aspects of ethic and moral approach, which collaborate to the development of the moral competence in undergraduate nursing students.
La educación desempeña un importante papel en el desarrollo de la competencia moral de los individuos. De esta forma, se defendió la tesis: Los estudiantes de graduación en enfermería desarrollan la competencia moral a lo largo del curso de graduación, lo que puede ser influenciado por los docentes por medio de su práctica pedagógica y el conocimiento ético / moral.Objetivo general:Hacer el análisis del desarrollo de la competencia moral de los estudiantes de graduación en enfermería y la percepción de docentes acerca de su actuación para el desarrollo moral de los estudiantes. Objetivos específicos:Hacer da identificación del nivel de desarrollo de la competencia moral de estudiantes de graduación en enfermería; Comprender la percepción de los docentes sobre la influencia de su conocimiento ético-moral en el desarrollo de la competencia moral de los estudiantes de graduación en enfermería. Hacer la identificación de las estrategias y hogares utilizados por docentes para promover el desarrollo de la competencia moral de los estudiantes de graduación en enfermería. Método:La pesquisa fue hecha en un facultad de enfermería de una universidad pública federal del sur de Brasil, desarrollada en dos etapas. La primera etapa, cuantitativa, con la aplicación de la Moral Competence Test (Prueba de Competencia Moral) en su versión extendida, con tres puntos, para medir la competencia moral de los estudiantes (puntuación C). Ocurrió entre marzo y mayo de 2016, con 157 estudiantes regularmente matriculados en todas las series del curso. Se ha calculado muestra con base en el muestreo no probabilístico por conveniencia, totalizando un mínimo de 150 alumnos. Para el análisis de los datos delMCT-xt, se ha utilizado una matriz estadística llamada MANOVA, matriz de análisis multivariada de varianza. Los datos del cuestionario fuernon digitados en una planilla de Excel 2013, donde se ha calculado la puntuación C. Se utilizó estadística descriptiva, media, desviación estándar y análisis de varianza. Para la segunda etapa, cualitativa, se utilizó la entrevista semiestructurada, con 20 enfermeros docentes, realizada en el período entre julio y octubre de 2016, cuyos datos fueron sometidos al análisis textual discursivo. Resultados:En la etapa cuantitativa se observó un crecimiento significativo de la competencia moral de los estudiantes, medido por la puntuación-C en el inicio del curso (8,62), para el final del curso (11,97). Salindo de abajo al principio a medio al final. Los estudiantes más jóvenes (17-20) tuvieron mejor desempeño en la puntuación C (12,25), en hablando de los mayores (36-40) puntuación C (7,46) y mayores de 41 años, puntuación-C (6,65). La etapa cualitativa ha resultado en dos categorías: Conocimiento ético / moral y acciones pedagógicas docentes: Anexadores de la competencia moral del estudiante de enfermería; Estrategias docentes: promoviendo el desarrollo de la competencia moral en los estudiantes. Conclusión:El curso de graduación de enfermería actúa como un interventor positivo en la construcción y desarrollo de la competencia moral de los estudiantes. Los docentes, por medio de la utilización de estrategias y hogares para desarrollar acciones pedagógicas, favorecen la búsqueda del conocimiento, el raciocinio clínico y el abordaje de aspectos éticos y morales que colaboran para el desarrollo de la competencia moral de los estudiantes de graduación en enfermería.