Biblioterapia: análise bibliográfica sobre a percepção dos pacientes pediátricos internados em relação à técnica e sua funcionalidade

Marques, Ítalo Henriqson

Abstract:

 
A biblioterapia é uma ferramenta utilizada como auxílio no tratamento das pessoas com dificuldades sociais, emocionais e até físicas. Pode ser aplicada em distintos ambientes como escolas, organizações sociais e hospitais. Geralmente é efetuada por equipes multidisciplinares que contam com pedagogos, assistentes sociais, médicos, bibliotecários, nutricionistas, dentre outros. Este trabalho tem como objetivo verificar, através da revisão da literatura, como o bibliotecário em conjunto com os profissionais da saúde pode contribuir para melhorar a qualidade de vida de crianças hospitalizadas na pediatria, através da biblioterapia. Caracteriza-se como um estudo quali-quantitativo, apresentando uma pesquisa bibliográfica com base em artigos da área de Ciência da Informação, teses e dissertações sobre a temática, publicados no período de 1975 a 2019. Como procedimento técnico de análise, utiliza análise de conteúdo proposta por Moraes. Como resultados, identificou os procedimentos adotados, quais as atribuições do bibliotecário, como é feita a avaliação do processo, bem como as diversas etapas pelas quais o paciente necessita passar para que a biblioterapia seja bem-sucedida. Com isso, verificou-se que o bibliotecário tem papel fundamental nos processos biblioterápicos em pediatria, auxiliando os pacientes a melhorar sua autoestima e enfrentar suas dificuldades. Além disso, conclui-se que a biblioterapia é um processo complexo e, para o uso de tal ferramenta, é preciso que os profissionais tenham conhecimento prévio sobre as etapas, seu papel, suas limitações e possibilidades, para que possam melhorar a qualidade de vida dos pacientes internados no hospital.
 
Bibliotherapy is a tool used as an aid in the treatment of people with social, emotional and even physical difficulties. It can be applied in different environments such as schools, social organizations and hospitals. It is usually carried out by multidisciplinary teams that have educators, social workers, doctors, librarians, nutritionists, among others. This paper aims to verify, through literature review, how the librarian together with health professionals can contribute to improve the quality of life of children hospitalized in pediatrics through bibliotherapy. It is characterized as a qualitative and quantitative study, presenting a bibliographic research based on articles in the area of Information Science, theses and dissertations on the subject, published from 1975 to 2019. As a technical analysis procedure, it uses content analysis. proposed by Moraes. As a result, it identified the procedures adopted, the librarian's duties, how the process is evaluated, as well as the various steps the patient needs to go through in order for bibliotherapy to be successful. Thus, it was found that the librarian plays a fundamental role in the pediatric bibliotherapy processes, helping patients to improve their self-esteem and face their difficulties. In addition, it is concluded that bibliotherapy is a complex process and, for the use of such a tool, professionals must have prior knowledge about the stages, their role, their limitations and possibilities, so that they can improve the quality of life. of patients admitted to the hospital.
 

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  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia