Indice de sensibilidade ao óleo em ambientes fluviais aplicado a região do Pólo Petroquímico de Triunfo e do delta do Jacuí, RS.

Wally, Marilia Kabke

Abstract:

 
O risco de derrames de combustíveis fósseis e derivados é frequente no ambiente fluvial. Estes vazamentos causam impactos sobre a vida aquática, atingindo também atividades socioeconômicas, como a pesca e o turismo. As Cartas de Sensibilidade são instrumentos oficiais para orientação à resposta em casos de acidentes já que fornecem subsídios necessários à tomada de decisões de contingência. Contudo, a atual metodologia das Cartas SAO é desenvolvida para ambientes costeiros e marinhos. Os rios e regiões estuarinas possuem características geomorfológicas e hidrodinâmicas distintas desses e deste modo estes não são propriamente classificados. O objetivo geral deste trabalho foi desenvolver índices de sensibilidade ao óleo para ambientes fluviais, aplicado à região do delta do rio Jacuí, RS. A região de estudo possui o tráfego diário de navios transportando derivados de petróleo para o Pólo Petroquímico de Triunfo e é uma região de sensibilidade ambiental elevada por possuir diversas ilhas e canais na região deltaica. A metodologia consistiu na identificação da existência e aplicação de métodos para o ambiente fluvial, sistematização das características do ambiente em estudo e definição dos critérios de sensibilidade da classificação. As principais variáveis consideradas foram declividade/substrato da margem e tipo de vegetação associada, já que estas interferem diretamente no comportamento do óleo. O índice desenvolvido classificou as feições sem vegetação em: muros (ISLF 1), substrato declividade média (ISLF 2), escarpas (ISLF 3), praia areia fina/média (ISLF 4), praia mista/areia grossa (ISLF 5) áreas com entulhos e resíduos (ISLF 6). As margens vegetadas foram divididas conforme a importância ecológica e o porte, as classes criadas foram: escarpas vegetadas (ISLF 7), bancos vegetados (ISLF 8), florestas aluviais (ISLF 9) e banhados (ISLF 10). O índice aqui desenvolvido espera realizar uma classificação mais adequada para os ambientes fluviais em questão. Este trabalho também almeja contribuir para a gestão de contingência no país e motivar os diálogos sobre a sensibilidade ao óleo.
 
The risk of oil spills is common in fluvial environments. These spills have impacts on aquatic life and affect socioeconomic activities such as fishing and tourism. Maps of Environmental Sensitivity (SAO Charts) are official instruments that can guide responses in cases of oil spill accidents, by providing necessary subsidies to take contingency decisions. However, the current methodology for the development of SAO Charts is designed for employment in coastal and marine environments. Rivers and estuarine regions have particular geomorphological and hydrodynamic characteristics that differ from marine environments, and therefore are not properly classified. The aim of this study was to establish an oil sensitivity index for fluvial environments, applied to the Jacuí river delta region, RS. The study area has a daily traffic of vessels loaded with oil byproducts that are transported to the Triunfo Petrochemical Complex. This is an area of high environmental sensitivity because there are several islands and canals around the delta region. The methodology consisted of the identification of the existence and application of already established methods for the riverine environment, features systematization of the study area and definition of sensitivity criteria for classification. The main considered variables were the slope and substrate of the margin and associated vegetation types, as they interfere directly with the behavior of the spilled oil. The developed index classified them as: walls (ISLF 1), average slope substrate (ISLF 2), cliffs (ISLF 3), fine- to medium-grained sand beaches (ISLF4), mixed sand / coarse-grained sand beaches (ISLF 5), debris and waste (ISLF 6), vegetated cliffs (ISLF 7), vegetated banks (ISLF 8), alluvial forests (ISLF 9) and herbaceous wetlands (ISLF 10). The index developed herein expects to perform a more appropriate classification of the riverine environments of concern. This work also aims to contribute to the contingency management in Brazil and incentivate dialogues about oil sensitivity.
 

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