Abstract:
Modelos numéricos têm sido utilizados na simulação do comportamento e do transporte
de vazamentos de óleo em ambientes marinhos. Considerando que as cargas poluidoras
destes acidentes geralmente concentram-se em áreas urbanizadas e economicamente ativas,
é provável que algumas das regiões com alta sensibilidade ambiental não apresentem necessariamente as maiores vulnerabilidades por não serem as mais propensas ao contato com
o óleo. Esta suposição foi testada partindo das estimativas das probabilidades de revestimento por óleo obtidas de simulações de vazamentos hipotéticos. Assim, para avaliar a
hipótese em estudo, uma região foi definida nos limites da Plataforma Continental do Sul
do Brasil, inserida na Bacia Sedimentar de Pelotas. Esta região possui um conjunto diverso
de elementos ambientais com diferentes níveis de sensibilidade ao óleo, além de também
ser marcada por conflitos decorrentes dos usos e interesses múltiplos dos recursos naturais.
Na área também ocorrem vazamentos de óleo esporádicos e de pequenas proporções,
provocados por falhas técnicas e erros humanos em unidades operacionais do sistema
petrolífero e hidroviário local. A estimativa da vulnerabilidade ambiental deu-se com a integração de fatores diversos como os níveis de sensibilidade ao óleo, variável estática e que
traduz as características do meio frente às ameaças geradas pelos vazamentos. Também
foram integradas informações de natureza dinâmica como o tempo de chegada na costa,
concentrações de óleo em superfície e taxas de evaporação. Logo, esta a quantificação da
vulnerabilidade ambiental mostrou-se consistente com os pressupostos da vulnerabilidade
física, obtida do produto entre a suscetibilidade e a intensidade destes acidentes, além dos
níveis de sensibilidade ao óleo correspondentes aos diferentes compartimentos ambientais.
Os resultados das simulações numéricas do comportamento, do transporte e destino de
17.382 vazamentos de óleo hipotéticos mostraram-se importantes no delineamento das
poligonais de suscetibilidades, e posteriormente nas estimativas das probabilidades ao
revestimento por óleo. Por fim, a estimativa da vulnerabilidade pautada na integração de
informações dinâmicas e estáticas permitiu o cômputo de áreas críticas. Em vista disso,
os resultados podem colaborar com o monitoramento das áreas prioritárias às ações de
remediação e contenção da carga poluidora dos vazamentos marinhos de óleo
Numerical models have been used in the simulation of the behaviour and transport of
oil spills in marine environments. Considering that the polluting shipments of these
accidents usually focus around urban and economically active areas, it is likely that
some regions with high environmental sensibility do not necessarily present the highest
vulnerabilities for not being the regions with more likely to have contact with oil. This
hypothesis was tested based on the probability estimates of oil covering obtained from
the simulation of hypothetical spills. Thus, to test the hypothesis at hand, a region
was defined in the limits of the Southern Brazilian Shelf, in the Sedimentary Basin of
Pelotas. This region has a diverse set of environmental elements with different levels of
sensitivity to oil, besides being marked by conflicts arising from the usage and multiple
interests in the natural resources. In this area there are also eventual small-scale oil
spills, caused by technical failures and human error in the operational units of the local
waterway and oil system. Therefore, the environmental vulnerability estimate was
performed by the integration of several factors, such as the oil sensitivity levels, a static
variable which translates the environmental characteristics when faced with threats from
oil spills. Dynamic data were also integrated, such as the oil arrival time at the coast
line, oil concentration on the sea surface, and evaporation rates. This quantification of
the environmental vulnerability proved itself consistent with the physical vulnerability
assumptions, obtained from the susceptibility and the intensity of these accidents, besides
the oil sensibility levels which characterise different environmental sectors. The results
of the numerical simulations of the transport and destination of the 17.382 hypothetical
oil spills showed themselves important when outlining the susceptibility polygons, and
then in the estimate of the oil covering probabilities. Finally, the vulnerability estimate
based on the integration of dynamical and static information allowed the computation of
critical areas. In view of this, the results can collaborate with the monitoring of priority
areas for the remediation actions and oil spill pollution restraint