Suscetibilidade e vulnerabilidade ambiental a vazamentos de óleo em áreas ambientalmente sensíveis

Monteiro, Caroline

Abstract:

 
Modelos numéricos têm sido utilizados na simulação do comportamento e do transporte de vazamentos de óleo em ambientes marinhos. Considerando que as cargas poluidoras destes acidentes geralmente concentram-se em áreas urbanizadas e economicamente ativas, é provável que algumas das regiões com alta sensibilidade ambiental não apresentem necessariamente as maiores vulnerabilidades por não serem as mais propensas ao contato com o óleo. Esta suposição foi testada partindo das estimativas das probabilidades de revestimento por óleo obtidas de simulações de vazamentos hipotéticos. Assim, para avaliar a hipótese em estudo, uma região foi definida nos limites da Plataforma Continental do Sul do Brasil, inserida na Bacia Sedimentar de Pelotas. Esta região possui um conjunto diverso de elementos ambientais com diferentes níveis de sensibilidade ao óleo, além de também ser marcada por conflitos decorrentes dos usos e interesses múltiplos dos recursos naturais. Na área também ocorrem vazamentos de óleo esporádicos e de pequenas proporções, provocados por falhas técnicas e erros humanos em unidades operacionais do sistema petrolífero e hidroviário local. A estimativa da vulnerabilidade ambiental deu-se com a integração de fatores diversos como os níveis de sensibilidade ao óleo, variável estática e que traduz as características do meio frente às ameaças geradas pelos vazamentos. Também foram integradas informações de natureza dinâmica como o tempo de chegada na costa, concentrações de óleo em superfície e taxas de evaporação. Logo, esta a quantificação da vulnerabilidade ambiental mostrou-se consistente com os pressupostos da vulnerabilidade física, obtida do produto entre a suscetibilidade e a intensidade destes acidentes, além dos níveis de sensibilidade ao óleo correspondentes aos diferentes compartimentos ambientais. Os resultados das simulações numéricas do comportamento, do transporte e destino de 17.382 vazamentos de óleo hipotéticos mostraram-se importantes no delineamento das poligonais de suscetibilidades, e posteriormente nas estimativas das probabilidades ao revestimento por óleo. Por fim, a estimativa da vulnerabilidade pautada na integração de informações dinâmicas e estáticas permitiu o cômputo de áreas críticas. Em vista disso, os resultados podem colaborar com o monitoramento das áreas prioritárias às ações de remediação e contenção da carga poluidora dos vazamentos marinhos de óleo
 
Numerical models have been used in the simulation of the behaviour and transport of oil spills in marine environments. Considering that the polluting shipments of these accidents usually focus around urban and economically active areas, it is likely that some regions with high environmental sensibility do not necessarily present the highest vulnerabilities for not being the regions with more likely to have contact with oil. This hypothesis was tested based on the probability estimates of oil covering obtained from the simulation of hypothetical spills. Thus, to test the hypothesis at hand, a region was defined in the limits of the Southern Brazilian Shelf, in the Sedimentary Basin of Pelotas. This region has a diverse set of environmental elements with different levels of sensitivity to oil, besides being marked by conflicts arising from the usage and multiple interests in the natural resources. In this area there are also eventual small-scale oil spills, caused by technical failures and human error in the operational units of the local waterway and oil system. Therefore, the environmental vulnerability estimate was performed by the integration of several factors, such as the oil sensitivity levels, a static variable which translates the environmental characteristics when faced with threats from oil spills. Dynamic data were also integrated, such as the oil arrival time at the coast line, oil concentration on the sea surface, and evaporation rates. This quantification of the environmental vulnerability proved itself consistent with the physical vulnerability assumptions, obtained from the susceptibility and the intensity of these accidents, besides the oil sensibility levels which characterise different environmental sectors. The results of the numerical simulations of the transport and destination of the 17.382 hypothetical oil spills showed themselves important when outlining the susceptibility polygons, and then in the estimate of the oil covering probabilities. Finally, the vulnerability estimate based on the integration of dynamical and static information allowed the computation of critical areas. In view of this, the results can collaborate with the monitoring of priority areas for the remediation actions and oil spill pollution restraint
 

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  • IO - Doutorado em Oceanografia Física, Química e Geológica - (Teses)