Show simple item record

dc.contributor.author Prestes, Michely
dc.contributor.author Cappelletto, Eliane
dc.date.accessioned 2011-09-26T15:46:21Z
dc.date.available 2011-09-26T15:46:21Z
dc.date.issued 2008
dc.identifier.citation PRESTES, Michely; CAPPELLETTO, Eliane. Aprendizagem significativa no ensino de física das radiações: contribuições da educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 20, p. 180-194, 2008. Disponível em: <http://www.remea.furg.br/edicoes/vol20/art13v20.pdf>. Acesso em: 24 set. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 1517-1256
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1034
dc.description.abstract O presente artigo relata uma análise preliminar de uma investigação das idéias dos alunos, do 3° ano do ensino médio, de uma escola pública estadual, do município de Rio Grande, sobre a radiação, no ensino da disciplina de Física. Argumenta-se com base nesta análise, que um dos caminhos eficazes para tornar a aprendizagem significativa e motivadora, com o objetivo de superar as idéias iniciais e de conhecer a realidade social, é com o desenvolvimento de uma unidade de aprendizagem (UA) com o tema radiação. Numa perspectiva de educação ambiental problematizadora, busca-se sistematizar e contextualizar os conceitos científicos, abordados na UA, focando os benefícios e prejuízos das aplicações das radiações no cotidiano, de maneira a contribuir com a formação de cidadãos mais críticos. pt_BR
dc.description.abstract This paper reports a preliminary analises of the investigation of some ideas from the students, of the third year of a public secundary school from Rio Grande about radiation in the teaching of physics. We argument taking as base this analysis that one of the most efficient ways to become the learning more meaningful and motivating, with the objective of overcoming the earlier ideas and knowing the social reality, is with the development of a learning unit with the issue of radiation. On the environment education problematizing perspective we want to systematize and contextualize the scientific issues, that are accessible on the learning unit, focussing on the benefit and damage of the application of radiation on the society daily life, in order to contribute with the formation of more critical citizens. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Radiações pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Meaningful learning pt_BR
dc.subject Radiation pt_BR
dc.title Aprendizagem significativa no ensino de física das radiações: contribuições da educação ambiental pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IMEF - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record