Abstract:
Este trabalho mostra os resultados da investigação sobre a inserção das
mulheres na ciência, a partir da produção científicada Universidade Federal do
Rio Grande - FURG, disponível na base de dados Web of Science. A partir da
análise das autorias de trabalhos cujos autores informaram vínculo com a
FURG, verificou-se a proporção a quantidade de homens e mulheres. O limite
temporal foi de 10 anos (2011 até 2020). Na revisão de literatura foram
abordados temas sobre o surgimento do conceito de gênero, a educação das
mulheres no Brasil e a inserção das mulheres no campo acadêmico. O total de
artigos analisados foi 2.979 e os resultados mostram crescimento no número
de publicações ao longo do período. A partir de 2016 a quantidade de mulheres
ultrapassou a dos homens nas autorias dos artigos analisados. Sabe-se que no
Brasil a igualdade acadêmica encontrada neste trabalho difere de outros
âmbitos, tais como a média salarial das mulheres em relação aos homens,
assim como na inserção política e cargos de liderança. Estudos como este
podem servir de subsídio para discussões sobre o tema além de servir de
exemplo para que as novas gerações reconheçam os espaços acadêmicos
como possibilidade de crescimento e inserção na sociedade.
This work shows the results of the investigation on the insertion of women in
science, based on the scientific production of the Federal University of Rio
Grande - FURG, available in the Web of Science database. From the analysis
of the authorship of works whose authors reported a link with FURG, the
proportion of the number of men and women was verified. The time limit was 10
years (2011 to 2020). In the literature review, themes were addressed about the
emergence of the concept of gender, the education of women in Brazil and the
insertion of women in the academic field. The total number of articles analyzed
was 2,979 and the results show an increase in the number of publications over
the period. As of 2016, the number of women surpassed that of men in the
authorship of the analyzed articles. It is known that in Brazil the academic
equality found in this work differs from other areas, such as the average salary
of women in relation to men, as well as in political insertion and leadership
positions. Studies like this can serve as a basis for discussions on the topic, in
addition to serving as an example for new generations to recognize academic
spaces as a possibility for growth and insertion in society.