dc.contributor.author |
Pinto, Suzi Samá |
|
dc.contributor.author |
Laurino, Débora Pereira |
|
dc.date.accessioned |
2011-09-29T01:25:58Z |
|
dc.date.available |
2011-09-29T01:25:58Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.citation |
PINTO, S. S.; LAURINO, D. P.. Aprender com o fazer: reestruturação das disciplinas de estatística na modalidade a distância, a partir da autoavaliação. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2010, Ponta Grossa. Anais eletrônicos... Ponta Grossa: II SINECT, 2010. Disponível em: <http://www.pg.utfpr.edu.br/sinect/anais2010/artigos/TIC_Ens-Apren_C&T/art226.pdf>. Acesso em: 28 set. 2011. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2178-6135 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1044 |
|
dc.description.abstract |
Este artigo tem como objetivo investigar em que medida a avaliação contribuiu para a reestruturação das disciplinas de estatística, oferecidas na modalidade a distância. Um instrumento de avaliação, que incluía questões abertas, foi disponibilizado aos estudantes, ao final da primeira disciplina de Estatística. Com base na apreciação no que diz respeito às contribuições provenientes desse exercício avaliativo por parte do estudante, foi possível realizar adaptações e mudanças na organização e estrutura da próxima disciplina. Ao término desta, uma nova avaliação foi proposta e, posteriormente, vislumbrada, a fim de evidenciar o impacto das mudanças implantadas. A análise textual discursiva foi utilizada na apreciação das manifestações dos estudantes. Através da avaliação, o professor tem possibilidade de repensar sua proposta educacional, à luz das contribuições dos estudantes e da avaliação que estes realizam sobre o seu fazer. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This article aims to investigate to what extent the evaluation contributed to the restructuring of the disciplines of statistics, offered in distance learning modality. An assessment tool, that included open questions, was made available to students, at the end of the first discipline of Statistics. Based on that assessment with regard to contributions from this evaluation exercise by the student, it was possible to perform adaptations and changes in the organization and structure of the next discipline. At the end of this one, a new assessment was proposed and, subsequently, seen, in order to highlight the impact of changes implemented. The discoursive textual analysis was used in assessment of student demonstrations. By the evaluation, the teacher has the possibility to rethink its educational proposal, in the light of the students' contributions and of the evaluation that they carry out about its practice. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de estatística |
pt_BR |
dc.subject |
Educação a distância |
pt_BR |
dc.subject |
Autoavaliação |
pt_BR |
dc.subject |
Statistics’ teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Distance education |
pt_BR |
dc.subject |
Self-evaluation |
pt_BR |
dc.title |
Aprender com o fazer: reestruturação das disciplinas de estatística na modalidade a distância, a partir da autoavaliação |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Learn with to do: restructuring the disciplines of statistics in distance learning modality from self-evaluation |
pt_BR |
dc.type |
conferenceObject |
pt_BR |