Abstract:
A fim de conhecer os níveis atuais da contaminação por biocidas anti-incrustantes de 2ª
geração e preencher lacunas sobre o possível impacto dos biocidas de reforço de tintas
anti-incrustantes, a presente Tese teve como objetivo geral avaliar a efetiva relevância
ambiental dos principais biocidas anti-incrustantes nas zonas costeiras do Brasil.
Análises de butilestânicos (tributilestanho, dibutilestanho, monobutilestanho), biocidas
de reforço (diuron, Irgarol, clorotalonil, diclofluanida, DCOIT) e partículas de tintas
anti-incrustantes (PTAs) foram analisadas em sedimentos coletados ao longo de todo
Brasil. Embora, a contaminação tenha sido relacionada diretamente com as atividades
marítimas locais em um estuário de São Paulo (butilestânicos próximos à areas de
tráfego e estaleiros de barcos de pesca enquanto biocidas de reforço foram mais
evidentes em áreas de barcos de lazer), o mesmo não foi observado no restante das áreas
brasileiras. De forma geral, os butilestânicos apresentaram maiores concentrações em
áreas de estaleiros do que áreas próximas à portos, marinas ou de zonas de tráfego.
Adicionalmente, a contaminação desse grupo ocorreu preferencialmente pelos produtos
de degradação. Dentre os biocidas de reforço, DCOIT foi amplamente detectado ao
longo da costa do Brasil seguido pelo diuron sugerindo o uso atual de tintas antiincrustantes compostas por esses biocidas. Possivelmente, pelas baixas concentrações
encontradas e fontes difusas dos biocidas de reforço, não foi possível observar
diferenças de contaminação entre as principais atividades marítimas. Além disso, os
resultados mostraram um aporte secundário dos biocidas anti-incrustantes provenientes
das PTAs. Por fim, a Avaliação de Risco Ecológico para os biocidas de reforços nos
sedimentos de toda costa do Brasil mostrou que DCOIT, diuron, clorotalonil e
diclofluanida representam alto risco para biota em pelo menos um local estudado.
Assim, algumas regiões de São Paulo, Pernambuco e Santa Catarina devem ser melhor
investigadas quanto aos possíveis impactos ambientais. Portanto, o presente trabalho
fornece os primeiros subsídios para atualização e implementação de medidas
regulatórias para uso dos biocidas anti-incrustantes e consequentemente proteção dos
ecossistemas aquáticos costeiros.
In order to assess the current levels of butyltins and to fill data gaps about likely impacts
of booster biocides, the present Thesis had as the main objective evaluate the
environmental relevance of the main antifouling biocides in coastal areas of Brazil.
Analysis of butyltins (tributyltin, dibutyltin, monobutyltin), booster biocides (diuron,
Irgarol, chlorothalonil, dichlofluanid DCOIT), and antifouling paint particles (APPs)
were performed in sediments collected along to Brazilian coast. Although a
contamination profile has been related directly to local maritime activities in an estuary
on São Paulo (butyltins close to trafficking areas and fishing boat yards while booster
biocides were evident in recreational boat areas), a pattern similar was not observed in
the remaining Brazilian coastal areas. In general, butyltins showed higher
concentrations in shipyard areas than areas close to ports, marinas, or traffic areas.
Additionally, the contamination of this group takes place preferentially by degradation
products. Among the booster biocides, DCOIT was widely detected along the coast of
Brazil, followed by diuron, suggesting the current use of antifouling paints composed of
these biocides. Possibly, due to the low concentration and diffuse sources of booster
biocides, it was not possible to observe differences in contamination among the marine
activities. In addition, the results showed a secondary source of antifouling biocides
from APPs. Finally, the Ecological Risk Assessment for booster biocides in sediments
in the Brazil coastal area showed that DCOIT, diuron, chlorothalonil and diclofluanid
pose a high risk for biota in at least one studied site. Thus, some areas of São Paulo,
Pernambuco, and Santa Catarina must be better investigated for possible environmental
impacts. Therefore, the present work provides the first subsidies for updating and
implementing regulatory measures for the use of antifouling biocides and, consequently,
the protection of aquatic ecosystems.