Abstract:
O presente artigo propõe a utilização da Análise de Componentes Principais como
metodologia quantitativa para auxiliar o processo de auto-avaliação das instituições de ensino superior. Esta metodologia foi aplicada na auto-avaliação da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em 2005, utilizando como instrumento de coleta
de dados dois questionários de 39 questões, aplicados a estudantes e professores de
graduação, contendo uma escala contínua de zero a dez. Os resultados para os estudantes
mostraram a existência de sete componentes principais, onde a principal componente
é o aspecto humano dos professores. Os resultados dos professores mostraram a existência de quatro componentes, sendo a principal aquela relacionada aos estudantes. A metodologia utilizada mostrou-se eficiente para alcançar os objetivos traçados pelos
gestores da Instituição.
The present article proposes the use of the Main Components Analysis as quantitative
methodology to aid the process of self-evaluation in higher education institutions.
This methodology was applied in the self-evaluation of the Fundação Universidade
Federal do Rio Grande (FURG), in 2005, using as data collecting instrument two questionnaires with 39 questions, applied to undergraduate students and teachers, containing a continuous scale of zero to ten. The results for the students showed the
existence of seven principal components, where the main component is the teachers’
human aspect. The teachers’ results showed the existence of four components, being
the main one related to the students. The methodology used was shown efficient to
reach the objectives drawn by the administrators of the Institution.