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dc.contributor.advisor Fernandes, Elisa Helena Leão
dc.contributor.advisor Muelbert, José Henrique
dc.contributor.author António, Maria Helena Paulo
dc.date.accessioned 2022-03-22T01:43:50Z
dc.date.available 2022-03-22T01:43:50Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation ANTÓNIO, Maria Helena Paulo. O efeito da morfologia dos molhes no transporte de ovos e larvas da corvina micropogonias furnieri no estuário da lagoa dos patos. 2020. 154 f. Tese (Doutorado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Instituto de Oceanografia, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2020. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/10465
dc.description.abstract Os Molhes da Barra do Rio Grande, na desembocadura do estuário da Lagoa dos Patos, sofreram recentemente modificações que aumentaram o seu comprimento, tornando-os simétricos, mais afunilados e convergentes. Estudos tem reportado que a construção ou modificação de infraestruturas costeiras afetam a dinâmica da região, que por conseguinte pode influenciar o transporte e distribuição de propriedades ou organismos no estuário. A corvina, Micropogonias furnieri, é um peixe com ovos e larvas planctônicos e ciclo de vida estuarino-dependente que têm importância econômica para a pesca regional. Nesta tese, eu estudo o efeito da mudança nos Molhes da Barra no transporte de ovos e larvas da corvina para o estuário da Lagoa dos Patos (ELP). O transporte foi simulado com o modelo hidrodinâmico TELEMAC-3D acoplado a um módulo de partículas passivas. Duas categorias de simulações foram feitas com características extremas de vazão e situações controladas de ventos. A primeira, meramente hidrodinâmica, considerou forçantes dinâmicas extremas de vazante características durante a ocorrência de eventos ENOS (El Niño Oscilação Sul), para análise das mudanças hidrodinâmicas ocorridas entre a antiga e a nova configuração dos Molhes da Barra. Posteriormente, foram realizadas simulações controladas com ventos SW, S e SE com 5 (cinco) dias de duração no mês de janeiro dos mesmos anos, acoplando partículas passivas à componente hidrodinâmica. Os resultados demonstraram que as modificações feitas nos Molhes da Barra reduziram a extensão da intrusão salina na nova configuração. De forma similar, mudanças na estrutura da estratificação lateral, bem como o seu tempo de ocorrência foi reduzido em cerca de um terço da antiga para a nova configuração dos Molhes da Barra. Um atraso no início da estratificação lateral foi observado em função do vento incidente, estabelecendo-se primeiro durante os ventos SW, seguido dos ventos S e posteriormente o vento SE. Este atraso foi sempre maior na nova configuração para os 3 ventos. Pequenas mudanças no ângulo de incidência bem como redução em cerca de 20% da intensidade das velocidades de corrente, tanto de enchente como de vazante, foram constatados, assim como uma centralização parcial do fluxo ao longo do canal de navegação. As mudanças hidrodinâmicas ocorridas refletiram sobre o transporte de ovos e larvas, constatando-se uma redução da abundância e extensão da incursão para o interior do estuário com a nova configuração dos Molhes da Barra. A redução também foi percebida na distância média percorrida pelas larvas ao final de cada dia de simulação. Os resultados do estudo são os primeiros a reportar as mudanças ocorridas no transporte de ovos e larvas da corvina após as recentes obras de modernização e servem de base para estudos posteriores associados a aspetos do ciclo de vida da espécie. Associados a outros estudos já feitos na região, estes resultados servem de base para a compreensão e tomada de medidas de gestão para contornar o cenário de declínio dos estoques pesqueiros no estuário e região costeira adjacente à Lagoa dos Patos pt_BR
dc.description.abstract The Molhes da Barra jetties, at the mouth of Patos Lagoon estuary, have recently undergone modifications that have increased their length, making them symmetrical, more tapered and convergent. Studies have reported that construction or modification of coastal structures affects the dynamics of regional circulation, which can therefore influence the transport and distribution of properties and organisms in the estuary. The croaker, Micropogonias furnieri, is an estuarine dependent fish with planktonic eggs and larvae, which has economic importance for regional fisheries. In this thesis, I study the influence of the changes in the Molhes da Barra jetties on the transport of croaker eggs and larvae to the Patos Lagoon estuary (PLE). Transport was simulated using the TELEMAC-3D hydrodynamic model coupled to a passive particle module. Two categories of simulations were performed with extreme flow characteristics and controlled wind situations. The first, purely hydrodynamic, considered extreme run-off conditions characteristic of periods of ENSO events, to analyze the differences between the old and the new configuration of the Molhes da Barra jetties. Subsequently, controlled simulations with SW, S and SE winds lasting 5 (five) days in January of the same years were carried out, coupling passive particles to the hydrodynamic component. Results showed that the modifications made to the Molhes da Barra jetties reduced the extent of saline intrusion in the new configuration. Similarly, changes in the structure of the lateral stratification, as well as on its time of occurrence, were reduced by about one third in the new configuration of the jetties. A delay in the beginning of lateral stratification was observed due to the incident wind, establishing itself first during the SW winds, followed by the S winds and then the SE wind. This delay was more evident in the new configuration. Slight changes in the angle of incidence as well as a reduction of about 20% in the intensity of the current speeds of both flood and ebb flows and a partial centralization of the flow along the navigation channel were observed. The hydrodynamic changes influenced the transport of eggs and larvae, with a reduction in the abundance and extension of the incursion into the estuary with the new configuration of the jetties. The reduction was also noticeable in the average distance traveled by the larvae at the end of each day. Results of this study are the first to report the changes in the transport of eggs and larvae of the croaker after the recent modernization works and serve as a basis for further studies associated with respect to the species' life cycle. Associated with other regional studies, these results can be used as a basis for understanding and taking management measures to circumvent the scenario of declining fishing stocks in the estuary and coastal region adjacent to Patos Lagoon pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Estruturas Costeiras pt_BR
dc.subject Lagoa dos Patos pt_BR
dc.subject ENSO pt_BR
dc.subject Modelagem Numérica pt_BR
dc.subject TELEMAC-3D pt_BR
dc.subject Ovos e larvas de corvina. pt_BR
dc.subject Coastal structures pt_BR
dc.subject Patos Lagoon pt_BR
dc.subject Numerical modelling pt_BR
dc.subject Croaker eggs and larvae pt_BR
dc.title O efeito da morfologia dos molhes no transporte de ovos e larvas da corvina micropogonias furnieri no estuário da lagoa dos patos pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR


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  • IO - Doutorado em Oceanografia Física, Química e Geológica - (Teses)
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