Show simple item record

dc.contributor.advisor Gonçalves, Renata Braz
dc.contributor.author Caldeira, Renata Bom Reis
dc.date.accessioned 2022-05-25T22:55:29Z
dc.date.available 2022-05-25T22:55:29Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation CALDEIRA, Renata Bom Reis. Papel do bibliotecário escolar no uso nas tecnologias de informação e comunicação (TIC): uma análise a partir das publicações científicas brasileiras. 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Ciências Humanas e da Informação. Rio Grande, 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/10481
dc.description trabalho de conclusão de curso pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo teve como principal foco abordar o papel do bibliotecário escolar no uso das tecnologias de informação e comunicação através de uma análise a partir das publicações científicas brasileiras. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo geral compreender, a partir de publicações científicas brasileiras, o papel do bibliotecário escolar no uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Assim buscou-se dissertar sobre o papel do bibliotecário escolar no uso das TIC, identificar os potenciais usos das TIC como recurso informacional na biblioteca escolar e identificar as possíveis competências desenvolvidas ou aprimoradas através de atividades que fazem uso das TIC nas bibliotecas escolares. A partir de uma pesquisa bibliográfica de caráter descritivo com base em fontes secundárias e abordagem quali-quantitativa dos dados foram analisados 22 artigos científicos e três textos publicados em eventos no período de dezembro a março de 2021. Percebeu-se que as competências de organização e compartilhamento da informação podem ser potencializadas com a atuação do bibliotecário, fazendo com que os recursos tecnológicos se tornem ferramentas de aprendizagem à medida que são utilizados de forma correta e ética pelos educandos. O bibliotecário escolar tem o papel fundamental de facilitador do protagonismo do estudante, pois deve auxiliar seu usuário em ambientes tecnológicos e contribuir para o ensino-aprendizagem de maneira que o mesmo tenha habilidades e competências para saber identificar, interpretar e compreender o uso das tecnologias de informação e comunicação. Dessa forma, conclui-se que o bibliotecário escolar tem o papel de auxiliar seu usuário em ambientes tecnológicos; reforça-se a percepção que a análise dos impactos das tecnologias de informação e comunicação e a importância da utilização das TIC na biblioteca escolar emerge como uma área promissora para a pesquisa e para a Ciência da Informação. O bibliotecário terá a principal função de facilitar esse caminho, sendo ele em ambientes físicos ou em ambiente virtual. pt_BR
dc.description.abstract The present study had as its main focus to address the role of the school librarian in the use of information and communication technologies through an analysis based on Brazilian scientific publications. In this sense, the present research had as a general objective to understand, from Brazilian scientific publications, the role of the school librarian in the use of information and communication technologies (ICT). Thus, we sought to talk about the role of the school librarian in the use of ICT, to identify the potential uses of ICT as an information resource in the school library and to identify the possible skills developed or improved through activities that use ICT in school libraries. Based on a bibliographic search based on secondary sources and a quantitative and qualitative approach to the data, 22 scientific articles and three texts published in events from December to March 2021 were analyzed. information can be enhanced with the librarian's performance, making technological resources become learning tools as they are used correctly and ethically by students. It is concluded that the school librarian has the fundamental role of facilitating the student's role, as he must assist his user in technological environments, and contribute to teaching-learning in a way that he has skills and competences to know how to identify, interpret and understand the use of information and communication technologies. Thus, it is concluded that the school librarian has the role of assisting its user in technological environments; it reinforces the perception that the analysis of the impacts of information and communication technologies and the importance of using ICT in the school library emerges as a promising area for research and for Information Science. The librarian will have the main function of facilitating this path, be it in physical environments or in a virtual environment. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher . pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Bibliotecário escolar pt_BR
dc.subject Tecnologia de informação e comunicação pt_BR
dc.subject Competências informacionais pt_BR
dc.subject School librarian pt_BR
dc.subject Information and communication technology pt_BR
dc.subject Information literacy pt_BR
dc.title Papel do bibliotecário escolar no uso nas tecnologias de informação e comunicação (TIC): uma análise a partir das publicações científicas brasileiras pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia
  • Show simple item record