Ciência da informação e bibliometria: mapeamento da produção científica em periódicos brasileiros na temática educação a distância.

Costa, Maria Elizabeth de Oliveira da; Oliveira, Dalgiza Andrade

Abstract:

 
A produção científica de uma área de conhecimento ou sobre uma temática específica écondiçãosinequa nonpara fortalecer e ampliar os resultados das pesquisas desenvolvidas.Da mesma forma que produzir é importante, também é preciso adotar estratégias para mediressa produção, considerando diferentes aspectos e variáveis, incumbência atribuída ao campoda Ciência da Informação, por meio de técnicas bibliométricas. Mesmo que os estudosbibliométricos sejam importantes, muitas temáticas recentes carecem de pesquisasquequantifiquem os aspectos inerentes à sua produção científica, como acontece com a Educaçãoa Distância. Portanto, questiona-se com que frequência esse tema tem sido abordado naliteratura nacional, na área da educação, no decorrer dos tempos.Este estudo objetivaapresentar uma análise quantitativa da produção científica, em Educação a Distância,no Brasil, publicada em artigos científicos, nos periódicos nacionais da área de Educação. Paratanto:a)apresenta os fundamentos teóricos e conceituais da Ciência da Informação ede suasrelações com a Bibliometria ecom alguns fundamentos históricos da Educação a Distância;b) identifica os periódicos classificados nos estratos A1, A2 e B1;e, por fim, c) analisa adistribuição das publicações, considerando a evolução temporal dos artigos, a frequência,pornúmero de revista, e o número de artigos, considerando o Qualis Periódicos.Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como descritiva, com procedimentos depesquisa bibliográfica e documental e utiliza técnicas bibliométricas. Os resultados indicaramuma amostra de 206 artigos, distribuídos entre 95 periódicos.Percebeu-se uma tendência decrescimento da produção científica sobre Educação a Distância, com acentuada elevação noperíodo de 2006 a 2011. Esse crescimento está relacionado à criação das políticas públicas edos planos governamentais, em prol dessa modalidade de educação, no Brasil. Portanto,concluiu-se que os fatos históricos e os investimentos relativos à Educação a Distância sãofatores que interferiram na produção científica sobre esse tema, na área da Educação.
 
The scientific production of an area of knowledge or a specific theme is a sine qua non condition to strengthen and broaden the results of the researches developed. In the same way that production is important, it is also necessary to adopt strategies to measure this production,considering different aspects and variables, an assignment attributed to the field of InformationScience, through bibliometric techniques.Even though bibliometric studies are important, manyrecent themes lack studies that quantify the aspects inherent to the scientific production of thetheme, as with Distance Education. Therefore, it is questioned how often this theme has beenapproached in the literature, over time. This study aims to present a quantitative analysis of thescientific production in Distance Education in Brazil, published in scientific articles in thenational periodicals of Education. For that, it presents the theoretical and conceptual foundations of Information Science and its relations with Bibliometrics and some historicalfoundations of Distance Education; identifies the journals classified in strata A1, A2 and B1;and, finally, analyzes the distribution of publications, considering the temporal evolution of thearticles, the frequency of articles by journal number and the number of articles, consideringQualis Periodicals. Methodologically, the research is characterized as descriptive, withbibliographic and documentary research procedures and uses bibliometric techniques. Theresults indicated a sample of 206 articles, distributed among 95 journals. It was noticed a trendof growth of the scientific production on Distance Education, with a great increase in the periodfrom 2006 to 2011. This growth is related to the creation of public policies and governmental plans in favor of this modality of education in Brazil. Therefore, it was concluded that the historical facts and the investments related to Distance Education are factors that interfered in the scientific production on this subject in the area of Education.
 

Description:

Artigo de periódico.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Artigos publicados em periódicos