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dc.contributor.author Shintaku, Milton
dc.contributor.author Brito, Ronnie Fagundes de
dc.contributor.author Ferreira Junior, Rui Seabra
dc.contributor.author Barraviera, Benedito
dc.date.accessioned 2022-07-05T16:38:58Z
dc.date.available 2022-07-05T16:38:58Z
dc.date.issued 2020-12-31
dc.identifier.citation SHINTAKU, M.; FAGUNDES DE BRITO, R.; SEABRA FERREIRA JR., R.; BARRAVIERA, B. Avaliação aberta pelos pares no âmbito da ciência aberta: revisão e reflexão. BIBLOS, [S. l.], v. 34, n. 1, p. 161–175, 2020. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11189. Acesso em: 4 jul. 2022. pt_BR
dc.identifier.issn 2236-7594
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/10509
dc.description Artigo de periódico. pt_BR
dc.description.abstract As Ciências mudam e evoluem constantemente seus processos. Dentre eles, destaca-se o movimento de abertura, o qual se distingue em face da pressão maciça da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A Ciência Aberta tem se mostrado a mais impactante por englobar várias iniciativas, sendo a Avaliação Aberta pelos Pares o maior desafio. O presente estudo teve por objetivos levantar e analisar a literatura disponível sobre a Avaliação Aberta pelos Pares a fim de identificar conceitos e tendências e apoiar os editores na discussão sobre essa nova modalidade proposta. A avaliação aberta pelos pares ainda se apresenta como um desafio para todos os envolvidos na editoração científica. Apesar das vantagens teóricas, a avaliação duplo-cega reina absoluta, ainda se questionando se tanto o avaliado quanto o avaliador devem se conhecer. A abertura das ciências é um processo aparentemente irreversível, embora esteja enfrentando muita resistência pelos produtores do conhecimento científico. A implantação da avaliação aberta permitirá, em futuro breve, o acompanhamento e a avaliação deste processo, o que culminará com procedimentos transparentes e fornecerá novos subsídios tanto para os editores quanto para os avaliadores/avaliados. pt_BR
dc.description.abstract Sciences constantly change e evolve their processes. Among them, the open access movement stands out, facing the pressure of Information and Communication Technology (ICT). Open Science has proved to be the most impactful as it encompasses several initiatives, with Open Peer Review being the biggest challenge. This paper aims to survey and analyze the available literature on Open Peer Review, in order to identify concepts and trends and support the editors in the discussion about this proposed new modality. Open Peer Assessment still presents itself as a challenge for scientific publishing. Despite the theoretical advantages, double-blind evaluation is still absolute, even when questioning whether both the appraisers and the appraiser should know each other. The Open Science movement is irreversible, although it is facing resistance by the producers of scientific knowledge. The implementation of Open Peer Review will allow the monitoring and evaluation of this process, which will culminate in transparent procedures and provide new subsidies for both editors and reviewer. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Ciência Aberta pt_BR
dc.subject Fluxo editorial pt_BR
dc.subject Avaliação pelos pares pt_BR
dc.subject Avaliação aberta pt_BR
dc.subject Periódicos científicos pt_BR
dc.subject Open Scienci pt_BR
dc.subject Publishing editors' cycle pt_BR
dc.subject Peer Review pt_BR
dc.subject Journals pt_BR
dc.title Avaliação aberta pelos pares no âmbito da ciência aberta: revisão e reflexão. pt_BR
dc.title.alternative Open evaluation by people in the framework of open science: review and reflection. pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi https://doi.org/10.14295/biblos.v34i1.11189 pt_BR


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