Abstract:
Diante das mudanças no processo de comunicação científica, provocadas pela internet,a ampliação do acesso ao conhecimento científico vem sendo mais demandada pela sociedade,embora esse processo ainda se restrinja a comunidades específicas. Assim,propõe-se identificar o uso de redes sociais e de recursos imagéticos na comunicação científica e adotados por periódicos científicos da área de Ciência da Informação com intuito de apresentar dados sobre o atendimento dessa nova demanda. Foi realizado um estudo documental em websites de 14 periódicos científicos da Ciência da Informação. Constatou-se ouso de redes sociais como estratégia de divulgação científica, embora possa se destacar que os periódicos poderiam utilizar mais recursos midiáticos e imagéticos para aumentar a visibilidade das pesquisas divulgadas.
In view of the changes in the scientific communication process caused by the internet, the expansion of access to scientific knowledge has been more demanded by society, although this process is still restricted to specific communities. Thus, it is proposed to identify the use of social networks and image resources in scientific communication and adopted by scientific journals in the area of Information Science in order to present data on meeting this new demand. A documentary study was carried out on the websites of 14 scientific journals in Information Science. The use of social networks as a strategy for scientific dissemination was found, although it can be highlighted that the journals could use more media and imagery resources to increase the visibility of the published research.