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dc.contributor.author Vilela, Rafaela
dc.date.accessioned 2022-07-17T18:05:58Z
dc.date.available 2022-07-17T18:05:58Z
dc.date.issued 2021-07-27
dc.identifier.citation VILELA, R. Bibliotecas públicas infantis: histórias de ontem e hoje. BIBLOS, [S. l.], v. 35, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/12094. Acesso em: 6 jul. 2022. pt_BR
dc.identifier.issn 2236-7594
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/10527
dc.description Artigo de periódico. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado e busca discutir a biblioteca pública para infância. Em diálogo com o contexto político nacional, lança-se luz e foco para dois projetos de livro e leitura: a Biblioteca Infantil do Distrito Federal e a Biblioteca Parque da Rocinha. O primeiro projeto foi idealizado e fundado por Cecília Meireles, em 1934,e configura-se como a primeira biblioteca pública infantil do Brasil. O segundo projeto, inaugurado em 2012, nasce como um centro cultural que privilegia a leitura em diferentes suportes. Espaços que surgem em diferentes contextos históricos, mas que se destacam pela concepção inovadora de biblioteca ao possibilitarem o encontro com a palavra escrita, o teatro, a mídia audiovisual e eletrônica. Equipamentos culturais desejados, mas nem sempre acessíveis às classes populares. pt_BR
dc.description.abstract This article presents part of the results of a master's research and seeks to discuss the public library for children. In dialogue with the national political context, light and focus are shed on two book and reading projects: the Children's Library of the Federal District and the Parque da Rocinha Library. The first project was conceived and founded by Cecília Meireles in 1934 and is the firstpublic children's library in Brazil. The second project, opened in 2012, was born as a cultural center that favors reading in different media. Spaces that emerge in different historical contexts, but that stand out for the innovative conception of the library when allowing the encounter with the written word, the theater, the audiovisual and electronic media. Desired cultural facilities, but not always accessible to the popular classes. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Biblioteca Pública pt_BR
dc.subject Infância pt_BR
dc.subject Livro e leitura pt_BR
dc.subject Public Library pt_BR
dc.subject Childhood pt_BR
dc.subject Book and Reading pt_BR
dc.title Bibliotecas públicas infantis: histórias de ontem e hoje. pt_BR
dc.title.alternative Children's public libraries: stories of yesterday and today. pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi https://doi.org/10.14295/biblos.v35i1.12094 pt_BR


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