dc.contributor.author |
Oliveira, Debora Santos de |
|
dc.contributor.author |
Souza, Elisabete Gonçalves de |
|
dc.date.accessioned |
2022-07-17T18:09:01Z |
|
dc.date.available |
2022-07-17T18:09:01Z |
|
dc.date.issued |
2021-07-27 |
|
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, D. S. de; SOUZA, E. G. de. Biblioteca escolar no contexto das reformas liberais do final do século XIX e início do século XX: análises a partir do conceito de regime de informação. BIBLOS, [S. l.], v. 35, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/12107. Acesso em: 6 jul. 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2236-7594 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/10531 |
|
dc.description |
Artigo de periódico. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo traz dados históricos sobre a biblioteca escolar no Brasil, com destaque para sua inserção nas reformas educacionais ocorridas no país em meados dos séculos XIX e XX. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratória, pois estabelece o levantamento bibliográfico como caminho principal para investigação, com análises sob o ponto de vista do conceito de regime de informação. O estudo enfatiza as problemáticas relacionadas à biblioteca escolar e à educação nos anos de 1920-30, período em que a biblioteca escolar é mencionada pela primeira vez nas políticas públicas para a educação; destaca a criação do Instituto Nacional do Livro (INL) e do Instituo Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), instituições estratégicas para o fomento de políticas alinhadas com projeto urbano-industrial em curso. Conclui que o novo regime de informação, conduzido pelo governo Vargas, espraiou-se pelo campo educacional com o apoio dos escola novistas, ressignificando as funções da escola e de sua biblioteca. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This article presents historical data about the school library in Brazil, with emphasis on its inclusion in the educational reforms that took place in the country in the middle of the 19th and 20th centuries. This is an exploratory research, as it establishes the bibliographic survey as the main path for investigation, with analysis from the point of view of the concept of information regime. The study emphasizes the issues related to the school library and education in the 1920s and 30s, a period when the school library is mentioned for the first time in public education policies. The study also highlights the creation of the National Book Institute (INL) and the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) strategic institutions for the promotion of policies aligned with the on going urban-industrial project. It concludes that the new information regime, conducted by the Vargas government, spread across the educational field with the support of the escolanovistas, giving new meaning to the functions of the school and its library. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
História da biblioteca escolar no Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Educação e biblioteca no Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Escola nova |
pt_BR |
dc.subject |
Regime de informação |
pt_BR |
dc.subject |
History of the school library in Brazil |
pt_BR |
dc.subject |
Education and library in Brazil |
pt_BR |
dc.subject |
Information regime |
pt_BR |
dc.title |
Biblioteca escolar no contexto das reformas liberais do final do século XIX e início do século XX: análises a partir do conceito de regime de informação. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
School library in the context of liberal reforms of the end of the 19th century and early 20th century: analysis from the information regime concept. |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
https://doi.org/10.14295/biblos.v35i1.12107 |
pt_BR |