Show simple item record

dc.contributor.author Oliveira, Debora Santos de
dc.contributor.author Souza, Elisabete Gonçalves de
dc.date.accessioned 2022-07-17T18:09:01Z
dc.date.available 2022-07-17T18:09:01Z
dc.date.issued 2021-07-27
dc.identifier.citation OLIVEIRA, D. S. de; SOUZA, E. G. de. Biblioteca escolar no contexto das reformas liberais do final do século XIX e início do século XX: análises a partir do conceito de regime de informação. BIBLOS, [S. l.], v. 35, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/12107. Acesso em: 6 jul. 2022. pt_BR
dc.identifier.issn 2236-7594
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/10531
dc.description Artigo de periódico. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo traz dados históricos sobre a biblioteca escolar no Brasil, com destaque para sua inserção nas reformas educacionais ocorridas no país em meados dos séculos XIX e XX. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratória, pois estabelece o levantamento bibliográfico como caminho principal para investigação, com análises sob o ponto de vista do conceito de regime de informação. O estudo enfatiza as problemáticas relacionadas à biblioteca escolar e à educação nos anos de 1920-30, período em que a biblioteca escolar é mencionada pela primeira vez nas políticas públicas para a educação; destaca a criação do Instituto Nacional do Livro (INL) e do Instituo Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), instituições estratégicas para o fomento de políticas alinhadas com projeto urbano-industrial em curso. Conclui que o novo regime de informação, conduzido pelo governo Vargas, espraiou-se pelo campo educacional com o apoio dos escola novistas, ressignificando as funções da escola e de sua biblioteca. pt_BR
dc.description.abstract This article presents historical data about the school library in Brazil, with emphasis on its inclusion in the educational reforms that took place in the country in the middle of the 19th and 20th centuries. This is an exploratory research, as it establishes the bibliographic survey as the main path for investigation, with analysis from the point of view of the concept of information regime. The study emphasizes the issues related to the school library and education in the 1920s and 30s, a period when the school library is mentioned for the first time in public education policies. The study also highlights the creation of the National Book Institute (INL) and the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) strategic institutions for the promotion of policies aligned with the on going urban-industrial project. It concludes that the new information regime, conducted by the Vargas government, spread across the educational field with the support of the escolanovistas, giving new meaning to the functions of the school and its library. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject História da biblioteca escolar no Brasil pt_BR
dc.subject Educação e biblioteca no Brasil pt_BR
dc.subject Escola nova pt_BR
dc.subject Regime de informação pt_BR
dc.subject History of the school library in Brazil pt_BR
dc.subject Education and library in Brazil pt_BR
dc.subject Information regime pt_BR
dc.title Biblioteca escolar no contexto das reformas liberais do final do século XIX e início do século XX: análises a partir do conceito de regime de informação. pt_BR
dc.title.alternative School library in the context of liberal reforms of the end of the 19th century and early 20th century: analysis from the information regime concept. pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi https://doi.org/10.14295/biblos.v35i1.12107 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record