Show simple item record

dc.contributor.author Hubner, Marcos Leandro Freitas
dc.contributor.author Silva, Jose Fernando Modesto
dc.contributor.author Atti, Alessandra
dc.date.accessioned 2022-07-17T18:14:09Z
dc.date.available 2022-07-17T18:14:09Z
dc.date.issued 2021-07-27
dc.identifier.citation HUBNER, M. L. F.; SILVA, J. F. M.; ATTI, A. Origens do ensino de biblioteconomia no Brasil.BIBLOS, [S. l.], v. 35, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/12105. Acesso em: 8 jul. 2022. pt_BR
dc.identifier.issn 2236-7594
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/10536
dc.description Artigo de periódico. pt_BR
dc.description.abstract O artigo tem por objetivo apresentar acontecimentos que marcaram o início do ensino de Biblioteconomia na França e nos Estados Unidos, com experiências relevantes que inspiraram as escolas no Brasil. Retrata a trajetória histórica da École des Chartes, criada na França, em 1821, com a missão de formar futuros curadores patrimoniais, especialmente para bibliotecas, sem, entretanto, constituir-se em curso de Biblioteconomia. O artigo foi elaborado a partir de revisão bibliográfica em publicações científicas que abordam a história do ensino de Biblioteconomia. A gênese da Biblioteconomia moderna, entretanto, remete ao início do século XIX, na Alemanha, em que, em 1886, surgiu o primeiro curso superior de Biblioteconomia, na Universidade de Göttingen. As práticas biblioteconômicas norte-americanas foram significativamente influenciadas pela experiência alemã. Em 1887, por iniciativa de Melvin Dewey, ocorreu a criação da primeira escola de Biblioteconomia, nos Estados Unidos, na Columbia College, e contava com uma forte tendência técnico-vocacional. Após essa iniciativa pioneira, novas escolas foram criadas nos Estados Unidos, entretanto sem um padrão de qualidade definido. Isso obrigou a elaboração de um documento da ALA, com recomendações mínimas, para os cursos de Biblioteconomia. Em 1928, ocorreu a criação da Graduate Library School, em Chicago, estabelecendo um novo padrão para a formação dos bibliotecários naquele país. No Brasil, o ensino de Biblioteconomia desenvolveu-se a partir da fusão de diferentes influências oriundas desses países, culminando no cenário atual do país em relação à formação de bibliotecários e bibliotecárias. pt_BR
dc.description.abstract The article aims to present events that marked the beginning of theLibrarianship teaching in France and the United States, with relevant experiences which inspired the schools in Brazil. It approaches the history of the École des Chartes, created inf France in 1821, with the mission of create new patrimonial curators, especially for Libraries, without, how ever to result in a Librarianship course.The article was elaborated from a bibliographic review in scientific publications that approach the history of the teaching of Librarianship.The origin of modern librarianship, however, goes back to the beginning of the XIX century in Germany, where, in 1886, there was the first academical course of Librarianship in the University of Göttingen. The North American librarianship practices were deeply influenced by the German experience. In 1887, as a Melvin Dewey initiative, there was the creation of the first Librarianship school in the United States, at Columbia University, with a strong technovocacional tendency. after the pioneering iniative, new schools were created at the United States, but not with a definite quality. That forced the constitutition of an ALA documente with the minimal recommendations required for the courses of the librarianshio. In 1928 there was the creation of the Graduate Library School in Chigago establishing a new pattern for the graduation of the librariansin that country. In Brazil, the Librarianship teaching developed from the fusion of different influences from the countries cited above, resulting on our current national scenery in relation to the graduation of new librarians. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Ensino de Biblioteconomia pt_BR
dc.subject École des Chartes pt_BR
dc.subject Library Schools pt_BR
dc.subject Formação do Bibliotecário pt_BR
dc.subject Escolas de Biblioteconomia pt_BR
dc.subject Education for librarianship pt_BR
dc.subject Librarian training pt_BR
dc.subject Schools of Librarianship pt_BR
dc.title Origens do ensino de biblioteconomia no Brasil. pt_BR
dc.title.alternative The origins of librarianship teaching in Brazil. pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi https://doi.org/10.14295/biblos.v35i1.12105 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record