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dc.contributor.author Cunha, Mauro André Barbosa
dc.contributor.author Tavares, Adilson Melcheque
dc.contributor.author Gomes, Sebastião Cícero Pinheiro
dc.date.accessioned 2011-10-05T17:27:19Z
dc.date.available 2011-10-05T17:27:19Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation CUNHA, M. A. B.; TAVARES, A. M.; GOMES, S. C. P.. In: SOUTHERN CONFERENCE ON COMPUTATIONAL MODELING, 4., 2010, Rio Grande, RS. Anais eletrônicos… Rio Grande, 2010. v. 1. p. 1-6. Disponível em: <http://www.lti.pcs.usp.br/robotics/grva/publicacoes/outras/cba2004-cd-rom/cba2004/pdf/594.pdf>. Acesso em: 02 out. 2011. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1078
dc.description.abstract Este artigo descreve os modelos cinemático e dinâmico de veículos subaquáticos incluindo os efeitos das correntes oceânicas. Apresenta ainda o desenvolvimento de um controlador automático de posição utilizando a técnica de linearização por realimentação. Este controle em posição é necessário sempre que se deseja levar o veículo para determinada posição e lá mantê-lo durante a realização de alguma tarefa. Após um desenvolvimento teórico, um exemplo é apresentado, tendo-se como referência um veículo subaquático cujos parâmetros do modelo são conhecidos. Resultados de simulações ilustram a estabilidade e o desempenho em malha fechada considerando-se incertezas paramétricas e ainda, uma perturbação externa oriunda de uma corrente oceânica. Apesar da complexidade da dinâmica do veículo, o sistema de controle desenvolvido apresentou um bom desempenho, de uma forma geral. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Veículos subaquáticos pt_BR
dc.subject Modelagem pt_BR
dc.subject Controle de posição pt_BR
dc.subject Linearização por realimentação pt_BR
dc.title Controle de veículos subaquáticos sub-atuados utilizando linearização por realimentação. pt_BR
dc.type conferenceObject pt_BR


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