dc.contributor.author |
Cunha, Mauro André Barbosa |
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dc.contributor.author |
Tavares, Adilson Melcheque |
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dc.contributor.author |
Gomes, Sebastião Cícero Pinheiro |
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dc.date.accessioned |
2011-10-05T17:27:19Z |
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dc.date.available |
2011-10-05T17:27:19Z |
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dc.date.issued |
2010 |
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dc.identifier.citation |
CUNHA, M. A. B.; TAVARES, A. M.; GOMES, S. C. P.. In: SOUTHERN CONFERENCE ON COMPUTATIONAL MODELING, 4., 2010, Rio Grande, RS. Anais eletrônicos… Rio Grande, 2010. v. 1. p. 1-6. Disponível em: <http://www.lti.pcs.usp.br/robotics/grva/publicacoes/outras/cba2004-cd-rom/cba2004/pdf/594.pdf>. Acesso em: 02 out. 2011. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1078 |
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dc.description.abstract |
Este artigo descreve os modelos cinemático e dinâmico de veículos subaquáticos incluindo os efeitos das correntes oceânicas. Apresenta ainda o desenvolvimento de um controlador automático de posição utilizando
a técnica de linearização por realimentação. Este controle em posição é necessário sempre que se deseja levar o veículo para determinada posição e lá mantê-lo durante a realização de alguma tarefa. Após um desenvolvimento teórico, um exemplo é apresentado, tendo-se como referência um veículo subaquático cujos parâmetros do
modelo são conhecidos. Resultados de simulações ilustram a estabilidade e o desempenho em malha fechada considerando-se incertezas paramétricas e ainda, uma perturbação externa oriunda de uma corrente oceânica. Apesar da complexidade da dinâmica do veículo, o sistema de controle desenvolvido apresentou um bom desempenho, de uma forma geral. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
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dc.subject |
Veículos subaquáticos |
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dc.subject |
Modelagem |
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dc.subject |
Controle de posição |
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dc.subject |
Linearização por realimentação |
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dc.title |
Controle de veículos subaquáticos sub-atuados utilizando linearização por realimentação. |
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dc.type |
conferenceObject |
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