dc.contributor.author |
Silveira, Daniel da Silva |
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dc.contributor.author |
Novello, Tanise Paula |
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dc.contributor.author |
Laurino, Débora Pereira |
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dc.date.accessioned |
2011-10-11T16:56:01Z |
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dc.date.available |
2011-10-11T16:56:01Z |
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dc.date.issued |
2011 |
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dc.identifier.citation |
SILVEIRA, D. S.; NOVELLO, T. P.; LAURINO, D. P.. O uso de materiais concretos no ensino da matemática nas primeiras etapas de escolarização. Revista Jr de Iniciação Científica em Ciências Exatas e Engenharia, v.2, n.2, p. 19-22, 2011. Disponível em: <http://c3.furg.br/arquivos/download/silveira_novello_laurino.pdf>. Acesso em: 06 out. 2011. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2236-0093 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1085 |
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dc.description.abstract |
O presente trabalho visa discutir os resultados de um projeto que esta sendo desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG)em parceria com a Escola Municipal João de Deus Collares de São José do Norte/RS. O projeto envolveu nove pesquisadores da FURG e trinta e quatro professores das séries iniciais que atuam na escola. No decorrer do artigo é apresentada a proposta do projeto evidenciando a metodologia empregada nas oficinas propostas, articulada a utilização de material concreto para o ensino de conceitos matemáticos. A seguir, é realizada uma análise prévia das concepções dos professores sobre o ensino de Matemática nos anos iniciais, realizada a partir do relato desses durante as oficinas. Com base nesses relatos iniciais pretende-se conhecer as percepções e dificuldades dos professores acerca do ensino da Matemática e com isso, repensar as oficinas subsequentes. O intuito é oferecer subsídios para que esses professores definam caminhos que vislumbrem novas práticas pedagógicas em sala de aula para qualificar o ensino de Matemática e organizar situações que provoquem a curiosidade e busca de soluções; tornar a aprendizagem significativa; e possibilitar a utilização do conhecimento científico em situações do cotidiano. Por fim, é feita uma retomada do trabalho que está sendo realizado, na intenção de contribuir na qualificação dos docentes pela apropriação de estratégias pedagógicas para utilização de material concreto; tornar a Matemática significativa pela sua contextualização em situações do cotidiano; aumentar os índices do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); estreitar os laços da universidade com a rede pública de ensino e possibilitar a formação acadêmica complementar dos licenciandos envolvidos no projeto. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
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dc.subject |
Formação continuada |
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dc.subject |
Matemática |
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dc.subject |
Material concreto |
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dc.subject |
Professores |
pt_BR |
dc.title |
O uso de materiais concretos no ensino da matemática nas primeiras etapas de escolarização |
pt_BR |
dc.type |
article |
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