dc.contributor.author |
Rodrigues, Sheyla Costa |
|
dc.contributor.author |
Maraschin, Cleci |
|
dc.contributor.author |
Laurino, Débora Pereira |
|
dc.date.accessioned |
2011-10-11T17:46:28Z |
|
dc.date.available |
2011-10-11T17:46:28Z |
|
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.identifier.citation |
RODRIGUES, S. C. ; MARASCHIN, C. ; LAURINO, D. P.. Rede de conversação, formação de professores e tecnologias digitais. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 30, p. 235-244, janeiro/junho 2008. Disponível em: <http://www.ufpel.edu.br/fae/caduc/downloads/n30/14.pdf>. Acesso em: 07 out. 2011. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2178-079X |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1090 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho tem por objetivo discutir a formação de professores numa rede de conversação sustentada pelas tecnologias da informação e comunicação. Compreender a formação de professores em rede possibilita pensar com o outro e, comparando, expondo e escutando assumir uma outra postura que seja a melhor, naquele momento, ao permitir que crenças, saberes e significados sejam confrontados de forma autoral evidenciando que não há apenas uma simples obediência ao coletivo, mas uma significação. Assim, os recursos tecnológicos podem ser ferramentas importantes para o desenvolvimento de redes de conversação que possibilitem aos professores o engajamento em trabalhos cooperativos, permitindo a atualização de conhecimentos, a socialização de experiências e aprendizagem. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This paper aims at discussing teacher education in a conversation network supported by information and communication technologies. Understanding teacher education in a network allows thinking with
others and having a different attitude by comparing, sharing, and listening so that beliefs, knowledge and meanings can be faced in an authorial way; it will lead to signification, rather than to mere obedience to the collective. Therefore, technological resources may be important tools for the
development of conversation networks which can trigger teachers’ commitment to cooperative work, knowledge updating, experience sharing and learning. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Rede de conversação |
pt_BR |
dc.subject |
Ambiente virtual |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher education |
pt_BR |
dc.subject |
Conversation network |
pt_BR |
dc.subject |
Virtual environment |
pt_BR |
dc.subject |
Technologies |
pt_BR |
dc.title |
Rede de conversação, formação de professores e tecnologias digitais |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Conversation networks, teacher education and digital technologies |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |