Abstract:
Esse artigo analisa o uso da robótica educacional e sua contribuição para o
conhecimento da ciência, identificando as aprendizagens possíveis em sala de aula. Na
pesquisa utiliza-se uma adaptação do método clínico piagetiano por este possibilitar a
verificação de como o sujeito pensa, percebe e age. A partir da concepção construtivista,
foram realizados dois experimentos com 28 alunos de uma 7ª série do ensino
fundamental. Pode-se verificar que os experimentos realizados em sala de aula
apresentaram-se como uma ferramenta potencializadora das aprendizagens permitindose
fazer a interação entre sujeitos no trabalho em equipe, possibilitando a socialização
do conhecimento e o desenvolvimento do pensamento lógico-dedutivo. Além disso,
constatou-se que a robótica associada ao currículo escolar auxilia a compreensão dos
conteúdos científicos e tecnológicos.
This paper analysis the using of educational robotics and its contribution to the
knowledge in science, identifying the possible learning in classroom. In research it can
be used an adaption of the piagetiano clinical method, since it makes possible the
verification of how the person think, realize and acts. Considering the building
conception, it were carried out two experiments with 28 students from 7th “série” of
fundamental education. It could be verified that the experiments carried out in the
classroom shows themselves such a tool enhanced for learning, permitting the
interaction among people at work in equip, making possible the socializing of
knowledge and the development of logical deductive thought. Moreover, it could be
observed that the robotics, in association with the school curriculum, helps the
comprehension of scientific and technological content.