dc.contributor.author |
Araújo, Rafaele Rodrigues de |
|
dc.contributor.author |
Mackedanz, Luiz Fernando |
|
dc.contributor.author |
Santana, Rúbia da Costa |
|
dc.contributor.author |
Silva, Grasiele Ruiz |
|
dc.date.accessioned |
2011-10-15T00:55:37Z |
|
dc.date.available |
2011-10-15T00:55:37Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.citation |
ARAUJO, R. R. et al. Termodinâmica através da inserção de temas estruturadores e das tecnologias digitais. In: SIMPOSIO DE ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA: PRÁTICAS DOCENTES INOVADORES , 2010, Santa Maria. Anais eletrônicos... Santa Maria, 2010. Disponível em:<http://www.pg.utfpr.edu.br/sinect/anais2010/artigos/Ens_Fis/art89.pdf>. Acesso em: 13 out. 2011. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1098 |
|
dc.description.abstract |
A maioria das pesquisas no ensino de Física, que visam propor mudanças na forma com que o ensino é baseado busca a integração dos conhecimentos físicos com o cotidiano do estudante. Sendo assim, o presente artigo tem como finalidade apresentar o desenvolvimento de uma Unidade Didática (UD) semestral de Termodinâmica para futura implementação no Ensino Médio. A busca pela contextualização e o ensino por competências e habilidades no ensino de Física vem sendo tratados nas Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) através da abordagem dos temas estruturadores. Neste sentido, este trabalho relata sobre a construção de uma Unidade Didática, apoiada nestes parâmetros, levando em consideração o conhecimento prévio e visando principalmente a aprendizagem significativa do conhecimento físico pelos estudantes. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Unidade didática |
pt_BR |
dc.subject |
Temas estruturadores |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem significativa |
pt_BR |
dc.title |
Termodinâmica através de temas estruturadores: um processo de construção do conhecimento físico |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Thermodynamics through of structuring issues: a process of construction of the physical knowledge |
pt_BR |
dc.type |
conferenceObject |
pt_BR |