dc.contributor.author |
Mackedanz, Luiz Fernando |
|
dc.contributor.author |
Araújo, Rafaele Rodrigues de |
|
dc.contributor.author |
Silva, Grasiele Ruiz |
|
dc.contributor.author |
Santana, Rúbia da Costa |
|
dc.date.accessioned |
2011-10-15T00:59:40Z |
|
dc.date.available |
2011-10-15T00:59:40Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.citation |
MACKEDANZ, L. F. et al. Fonte de energia renovável: uma oficina visando a conscientização ambiental. In: SIMPOSIO DE ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA: PRÁTICAS DOCENTES INOVADORAS, 2010, Santa Maria. Anais eletrônicos... Santa Maria, 2010. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/xii/sys/resumos/T0219-1.pdf>. Acesso em: 10 out. 2011. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1099 |
|
dc.description.abstract |
Neste trabalho apresentamos um estudo sobre uma proposta de abordagem no ensino de Física, através dos temas estruturadores que se encontram nas Orientações Complementares Educacionais aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias do Ensino Médio. Estes temas visam um trabalho contextualizado, focado no desenvolvimento de
competências e habilidades, e usando como base do processo de ensino e aprendizagem a própria vivência do estudante. Neste estudo discutimos sobre a proposta realizada no estado do Rio Grande do Sul, com o caderno Lições do Rio Grande, material elaborado em 2009 pela Secretaria Estadual de Educação e
implantado nas escolas públicas estaduais no início do ano letivo de 2010, no qual
seu embasamento parte dos pressupostos apresentados no PCN+. Para verificar
estas abordagens, apresentamos opiniões coletadas junto aos professores das
escolas públicas da cidade do Rio Grande/RS sobre estas estratégias de ensino e
aprendizagem. Estes relatos foram desenvolvidos através de entrevistas
estruturadas envolvendo a utilização dos PCN e do caderno Lições do Rio Grande
nas escolas da cidade. Nestes relatos as principais ideias norteadoras para a análise
desses materiais foram questões sobre compreensão, utilização, críticas e
sugestões a respeito desta abordagem. Tendo como enfoque o conteúdo de Termodinâmica algumas unidades temáticas foram desenvolvidas e aplicadas por graduandos do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, na época atuantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) em escolas públicas, participantes do projeto, deste município a fim de verificar a aplicação deste método de ensino e aprendizagem. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Temas estruturadores |
pt_BR |
dc.subject |
Unidades temáticas |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualização |
pt_BR |
dc.title |
Temas estruturadores em sala de aula: O desafio da contextualização no ensino de física |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Structuring issues in the classroom: The challenge of context in teaching physics |
pt_BR |
dc.type |
conferenceObject |
pt_BR |