Show simple item record

dc.contributor.author Mackedanz, Luiz Fernando
dc.contributor.author Araújo, Rafaele Rodrigues de
dc.contributor.author Silva, Grasiele Ruiz
dc.contributor.author Santana, Rúbia da Costa
dc.date.accessioned 2011-10-15T00:59:40Z
dc.date.available 2011-10-15T00:59:40Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation MACKEDANZ, L. F. et al. Fonte de energia renovável: uma oficina visando a conscientização ambiental. In: SIMPOSIO DE ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA: PRÁTICAS DOCENTES INOVADORAS, 2010, Santa Maria. Anais eletrônicos... Santa Maria, 2010. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/xii/sys/resumos/T0219-1.pdf>. Acesso em: 10 out. 2011. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1099
dc.description.abstract Neste trabalho apresentamos um estudo sobre uma proposta de abordagem no ensino de Física, através dos temas estruturadores que se encontram nas Orientações Complementares Educacionais aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias do Ensino Médio. Estes temas visam um trabalho contextualizado, focado no desenvolvimento de competências e habilidades, e usando como base do processo de ensino e aprendizagem a própria vivência do estudante. Neste estudo discutimos sobre a proposta realizada no estado do Rio Grande do Sul, com o caderno Lições do Rio Grande, material elaborado em 2009 pela Secretaria Estadual de Educação e implantado nas escolas públicas estaduais no início do ano letivo de 2010, no qual seu embasamento parte dos pressupostos apresentados no PCN+. Para verificar estas abordagens, apresentamos opiniões coletadas junto aos professores das escolas públicas da cidade do Rio Grande/RS sobre estas estratégias de ensino e aprendizagem. Estes relatos foram desenvolvidos através de entrevistas estruturadas envolvendo a utilização dos PCN e do caderno Lições do Rio Grande nas escolas da cidade. Nestes relatos as principais ideias norteadoras para a análise desses materiais foram questões sobre compreensão, utilização, críticas e sugestões a respeito desta abordagem. Tendo como enfoque o conteúdo de Termodinâmica algumas unidades temáticas foram desenvolvidas e aplicadas por graduandos do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, na época atuantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) em escolas públicas, participantes do projeto, deste município a fim de verificar a aplicação deste método de ensino e aprendizagem. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Temas estruturadores pt_BR
dc.subject Unidades temáticas pt_BR
dc.subject Contextualização pt_BR
dc.title Temas estruturadores em sala de aula: O desafio da contextualização no ensino de física pt_BR
dc.title.alternative Structuring issues in the classroom: The challenge of context in teaching physics pt_BR
dc.type conferenceObject pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IMEF - Trabalhos apresentados em eventos
  • Show simple item record