dc.contributor.author |
Moraes, Maritza Costa |
|
dc.contributor.author |
Laurino, Débora Pereira |
|
dc.contributor.author |
Machado, Celiane Costa |
|
dc.date.accessioned |
2011-10-15T01:02:23Z |
|
dc.date.available |
2011-10-15T01:02:23Z |
|
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.identifier.citation |
MORAES, M. C.; LAURINO, D. P.; MACHADO, C. C.. Tecnologias da informação e comunicação: a robótica possibilitando a aprendizagem das ciências em sala de aula. In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN LA DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 8., 2009, Barcelona. Anais eletrônicos... Barcelona, 2009. Disponível em: <http://ensciencias.uab.es/congreso09/numeroextra/art-1410-1414.pdf>. Acesso em: 08 out. 2011. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
0212-4521 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1100 |
|
dc.description.abstract |
Esse artigo analisa o uso da robótica educacional e sua contribuição para o conhecimento da ciência, identificando as aprendizagens possíveis em sala de aula. Na pesquisa utiliza-se uma adaptação do
método clinico piagetiano por este possibilitar a verificação de como o sujeito pensa, percebe e age. Como base teórica do trabalho utilizou-se as idéias de Piaget, Papert, Maturana e Lévy, assim, desenvolveu-se, a partir da concepção construtivista, dois experimentos com 28 alunos de uma 7ª série do ensino fundamental. Pode-se verificar que a interação entre sujeitos no trabalho em equipe, com os objetos
Lego-Logo e com o computador possibilitou a socialização do conhecimento e o desenvolvimento do pensamento lógico-dedutivo. Constatou-se que a robótica associada ao currículo escolar auxilia a
compreensão dos conteúdos científicos e tecnológicos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.title |
Tecnologias da informação e comunicação: a robótica possibilitando a aprendizagem das ciências em sala de aula |
pt_BR |
dc.type |
conferenceObject |
pt_BR |