Show simple item record

dc.contributor.author Molon, Susana Inês
dc.date.accessioned 2011-10-25T19:51:15Z
dc.date.available 2011-10-25T19:51:15Z
dc.date.issued 2008
dc.identifier.citation MOLON, Susana Inês . Questões metodológicas de pesquisa na abordagem sócio-histórica. Informática na Educação: teoria e prática, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 56-68, jan./jun. 2008. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/7132>. Acesso em: 25 out. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 1516-084X
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1128
dc.description.abstract Neste texto analiso a pesquisa na abordagem sócio-histórica e apresento os seus fundamentos teóricometodológicos na apropriação e construção do conhecimento e na constituição do ser pesquisador na relação com os sujeitos pesquisados e com a realidade. Abordo o método como uma questão central do processo de investigação e como elo epistemológico entre o objeto, o problema, o referencial teórico, os procedimentos metodológicos e as análises e reflexões. Apresento algumas possibilidades de análise, como o método da análise em unidades, em que a unidade de análise é a produção de sentidos, a análise do subtexto, cuja finalidade é a base afetivo-volitiva, e a análise microgenética e o paradigma indiciário, que buscam os vestígios, resíduos e fragmentos como documentos psicológicos. Para fi nalizar, enfatizo as possibilidades de fazer pesquisa utilizando alguns recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação(TIC), tais como câmeras digitais e fi lmadoras (videografi a). Esses recursos qualifi cam e potencializam as contribuições da abordagem sócio-histórica para a pesquisa qualitativa. pt_BR
dc.description.abstract In this paper,I have analyzed research socio-historical approach and have presented its theoretical- methodological principles in the take-over and the construction of knowledge and in the researcher’s constitution in his/her relation with the subjects and reality. I have approached the method as a central issue in the investigation process and as an epistemological bond among the object, the problem,the theoretical references, the methodological procedures, the analyses, and the reflections. I have presented possible analyses, such as the method of unit analysis,which the unit is the sense production, the subtext analysis, whose aim is the affective-volitive basis, and the microgenetic analysis and the indiciary paradigm that look for vestiges,residues, and fragments as psychological records. Finally, I have emphasized the possibilities of doing research with the use of Information and Communications Technology (ICT) resources, such as digital and video cameras (videography)which qualify and strengthen the contributions made by the socio-historical approach towards qualitative research. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Questões metodológicas pt_BR
dc.subject Pesquisa qualitativa pt_BR
dc.subject Abordagem sócio-histórica pt_BR
dc.subject Método de análise pt_BR
dc.subject Methodological issues pt_BR
dc.subject Qualitative research pt_BR
dc.subject Socio-historical approach pt_BR
dc.subject Analysis method pt_BR
dc.title Questões metodológicas de pesquisa na abordagem sócio-histórica pt_BR
dc.title.alternative Research methodological issues in the socio-historical approach pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record