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dc.contributor.author Barlem, Edison Luiz Devos
dc.contributor.author Silva, Bárbara Tarouco da
dc.contributor.author Fonseca, Adriana Dora da
dc.contributor.author Gomes, Vera Lúcia de Oliveira
dc.date.accessioned 2011-10-27T19:26:05Z
dc.date.available 2011-10-27T19:26:05Z
dc.date.issued 2006
dc.identifier.citation BARLEM, Edison Luiz Devos et al. Programas Televisivos Infantis na inculcação de habitus precursores da consciência ambiental e eqüidade de gênero. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 17, p. 392-406, jul./dez. 2006. Disponível em: <http://www.remea.furg.br/edicoes/vol17/art29v17a24.pdf>. Acesso em: 27 out. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 1517-1256
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1136
dc.description.abstract Trata-se de estudo exploratório, descritivo de abordagem qualitativa, com objetivo de analisar o conteúdo das mensagens contidas nos programas infantis, transmitidos pela televisão e sua possível influência na formação da consciência ambiental e da eqüidade de gênero. Selecionou-se três emissoras de televisão, identificadas por A, B e C, com programação aberta e de grande influência nacional. As gravações foram feitas em fitas VHS, durante quatro dias, em semanas alternadas. Escolheu-se o turno da manhã, pois neste período se concentram o maior número de programas destinados às crianças. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, emergindo três momentos distintos: animação de auditório; comerciais e desenhos animados. Para cada um procurou-se apreender as dimensões educacional, verbal e visual, atentando-se para a postura dos personagens. Verificou-se que os conteúdos veiculados pelos programas analisados estimulavam à violência, o consumismo e a indiferença pelo meio ambiente. Discutir a qualidade dos conteúdos que, através dos programas infantis vêm sendo inculcados nas crianças, deve ser atitude usual entre familiares e educadores, pois questões de educação ambiental e eqüidade de gênero estão relacionadas entre si, são veiculadas pela mídia e interferem na formação da personalidade das crianças. pt_BR
dc.description.abstract It is exploratory study, descriptive, qualitative approach, in order to analyze the content of the messages contained in children's programs, broadcast on television and their possible influence on the formation of environmental awareness and equity of gender. To that end, there were three selected television broadcasters, identified by A, B and C, with open programming and great influence nationally. The recordings were made in VHS tapes. Chosen is the part of the morning, for four days every other week, because during this period the focus of many programs aimed at children. The data were subjected to analysis of content, emerging three distinct moments: animation, auditorium; Trade; Cartoons. For each tried to understand the dimensions educational, verbal and visual, looking for the attitude of the characters. It was found that the contents served by the programs analyzed whipping violence, consumerism and indifference to the environment. Discuss on the quality of content that through the programs children are being taught in children, should be usual attitude among families and educators, as issues of environmental education and gender identity are linked with each other and with the content media, through participation the latest in the continuing training of the personality of children. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.subject Equidade de Gênero pt_BR
dc.subject Televisão pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Child
dc.subject Equity of Gender
dc.subject Television
dc.subject Environmental Education
dc.title Programas televisivos infantis na inculcação de habitus precursores da consciência ambiental e eqüidade de gênero pt_BR
dc.type article pt_BR


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