dc.contributor.author |
Silva, Bárbara Tarouco da |
|
dc.contributor.author |
Barlem, Edison Luiz Devos |
|
dc.contributor.author |
Lunardi, Valéria Lerch |
|
dc.contributor.author |
Santos, Silvana Sidney Costa |
|
dc.date.accessioned |
2011-10-27T20:22:09Z |
|
dc.date.available |
2011-10-27T20:22:09Z |
|
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Bárbara Tarouco da et al. Educação permanente: instrumento de trabalho do enfermeiro na Instituição de Longa Permanência. Ciência, Cuidado & Saúde, v. 7,n. 2, abr./ jun. 2008. Disponível em: <http://static.recantodasletras.com.br/arquivos/1554293.pdf>. Acesso em: 27 out. 2011. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
1677-3861 |
|
dc.identifier.issn |
1984-7513 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1140 |
|
dc.description.abstract |
A questão educacional na enfermagem é ampla, podendo referir-se à educação formal em cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, ou à educação em saúde voltada aos treinamentos em serviço. Ante a problemática do envelhecimento populacional, as características da sociedade moderna e o uso crescente de Instituições de Longa Permanência (ILPs) como residência dos idosos, a proposta deste texto reflexivo é enfatizar a relevância e necessidade da educação permanente para os trabalhadores que atuam em ILPs como uma estratégia fundamental para a transformação da realidade. Para tanto, inicialmente enfoca-se a educação permanente e sua interface com a educação problematizadora e libertadora de Freire, abordando-se a seguir algumas estratégias de educação permanente nestas instituições, em especial, os círculos de cultura pautados na dialogicidade. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em Saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Asilo |
pt_BR |
dc.title |
Educação permanente: instrumento de trabalho do enfermeiro na instituição de longa permanência |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
10.4025/cienccuidsaude.v7i2.5015 |
pt_BR |