Percepções da equipe de enfermagem acerca da importância da presença do familiar/acompanhante no hospital

Sousa, Lenice Dutra de; Gomes, Giovana Calcagno; Santos, Cristiano Pinto dos

Abstract:

 
O estudo teve por objetivo identificar a percepção da equipe de enfermagem de unidade de pediatria acerca da importância da permanência do familiar/acompanhante junto à criança hospitalizada. Trata-se de estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas com cinco enfermeiras, três técnicas de enfermagem e duas auxiliares de enfermagem, no segundo semestre de 2006, na unidade de pediatria de um hospital universitário, do Estado do Rio Grande do Sul. Mediante o método hermenêutico-dialético, foi possível apreender que a equipe de enfermagem reconhece a importância da permanência do familiar/acompanhante junto à criança hospitalizada e seu papel como cuidador desse cliente. Conclui-se que a equipe de enfermagem percebe o familiar/acompanhante como alguém que favorece o estabelecimento de um clima emocional desejável para a criança e colabora no desenvolvimento do trabalho da equipe de enfermagem na realização dos cuidados.
 
This study aimed at investigating the perception the nursing team at the Paediatrics Ward has of the relative/companion’s permanence with the hospitalised child. It is an exploratory and descriptive study, with qualitative approach. Data were collected through semi structured interviews, with five nurses, three nursing technicians, and two nursing assistants in the second semester of 2006, at the paediatrics ward at a university hospital, in the state Rio Grande do Sul, Brazil. The use of the dialectic-hermeneutic method showed that the nursing team acknowledges the importance of the relative/companion’s stay with the child during its hospitalisation as well as their role as caregivers at the hospital. Conclusions show that the nursing team identifies the relative/companion as the provider of a desirable emotional atmosphere to the child and as the facilitator of the nursing team’s care giving job.
 
El estudio tuvo por objetivo identificar la percepción del equipo de enfermería de unidad de pediatría acerca de la importancia de la permanencia del familiar/acompañante cerca del niño hospitalizado. Se trata de estudio exploratorio y descriptivo, con enfoque cualitativo. Los datos fueron colectados a través de entrevistas semiestructuradas con cinco enfermeras, tres técnicas de enfermería y dos auxiliares de enfermería, en el segundo semestre de 2006, en la unidad de pediatría de un hospital universitario, del Estado de Rio Grande do Sul, Brasil. Através del método hermenéutico-dialéctico, fue posible entender que el equipo de enfermería reconoce la importancia de la permanencia del familiar/acompañante con el niño durante su hospitalización y su papel como cuidador de ese cliente. Se concluyó que el equipo de enfermería percibe el familiar/acompañante como alguien que favorece el establecimiento de un clima emocional deseable para el niño y ayuda en el desarrollo del trabajo del equipo de enfermería y en la realización de los cuidados.
 

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